Como instalar o chuveiro?

Olá, sou praticamente leigo na área, mas preciso resolver um problema no chuveiro. Aqui, no forro, tem a dupla de fios que sai do relógio e deve ser de 220 e, neles, há uma derivação cuja bitola não sei (Laranja). essa derivação faz emenda com duas duplas de fios, ou seja, para ligar dois chuveiros, como na imagem. As duas duplas, são 4mm. Como um esquenta pouco e o outro esquenta demais parecendo que vai explodir, gostaria de saber se posso trocar esse fio em Laranja por fio de 6mm, emendando nos fios de 4mm? Ou então se devo colocar uma derivação pra cada chuveiro e não mais emenda-los numa derivação só? Minha maior dúvida é se posso emendar um cabo de 6mm num de 4mm (lembrando que os chuveiros aqui dizem que o indicado é bitola 4mm). Aguardo respostas.

Como instalar o chuveiro?

Olá, sou praticamente leigo na área, mas preciso resolver um problema no chuveiro. Aqui, no forro, tem a dupla de fios que sai do relógio e deve ser de 220 e, neles, há uma derivação cuja bitola não sei (Laranja). essa derivação faz emenda com duas duplas de fios, ou seja, para ligar dois chuveiros, como na imagem. As duas duplas, são 4mm. Como um esquenta pouco e o outro esquenta demais parecendo que vai explodir, gostaria de saber se posso trocar esse fio em Laranja por fio de 6mm, emendando nos fios de 4mm? Ou então se devo colocar uma derivação pra cada chuveiro e não mais emenda-los numa derivação só? Minha maior dúvida é se posso emendar um cabo de 6mm num de 4mm (lembrando que os chuveiros aqui dizem que o indicado é bitola 4mm). Aguardo respostas.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

15 Respostas

Respostas úteis 14
Moacir Soares
Moacir Inst. Elétricas (Carapicuíba, São Paulo) Moacir Inst. Elétricas - há 6 anos

Caro amigo, atendi um cliente com o problema parecido. E quando expliquei a forma correta, ele ficou agradecido por não ter tido problemas maiores visto que os fios eram de medidas não adequadas para o qual foi empregado. Lembro como os demais responderam, que todo "TUE" (tomada de uso específico) deve ser ligado com dispositivo de segurança independente. Ou seja, cada chuveiro, conforme você colocou, deve ter o seu disjuntor. ok? A disposição.

Responder
Ademar de Oliveira
Eletricista (Mogi das Cruzes, São Paulo) Eletricista - há 6 anos

Chuveiro de 6800 watts, bitola de cabo 4mm², disjuntor de 32A,

Chuveiro de 7500 Watts bitola de cabo 6mm² disjuntor de 40A,

Lembrando para cada chuveiro devera ter circuito separado para não dar uma sobrecarga entre os dois chuveiros.

Ao fazer a derivação fazer bem feita e recomendo em estanhar as emendas e isolar bem e verificar o aterramento para evitar acidente.

ELETRO-10 ,

Responder
Carlos Roberto de  Aquino Carvalho

Olá como vai !

Creio que atentou se a melhor resposta que no meu o ponto de vista seria para contratar um qualificado no assunto porém lembrando que por mais leigo que seja não tente improvisação pode lhe causar sério danos já aproveite este profissional e faz uma preventiva pede lhe que se atente as emendas

Grato por informar a você

Responder
José Paschoal
Paschoal Reformas e Instalações (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Paschoal Reformas e Instalações - há 6 anos

Luiz fico honrado em responder sua questão!

Contrate um eletricista profissional para fazer este serviço!

Gaste um pouco fazendo da maneira correta e com um profissional, o retorno é certo!

Elétrica é coisa séria!!!

Responder
Manoel de Oliveira Neto

Caro amigo,para tua seguranca,contrate um profissional e peca-lhe que instale os chuveiros em circuitos totalmente independentes;e ai voce estara fazendo uma economia legal com total seguranca..nada de tentar resolver por conta se nao domina a materia:lembre-se que eletricidade e fogo

Responder
José Angelo
Cerioni Engenharia E Serviços (São Vicente, São Paulo) Cerioni Engenharia E Serviços - há 6 anos

Luis, chuveiros devem ser sempre ligados em circuitos separados, nunca junto com qualquer outro equipamento, muito menos com outro chuveiro, portanto deve ser verificada a bitola dos fios de sua rede de entrada (fios pretos em seu desenho), aqueles que ligam o disjuntor geral, e da caixa de disjuntores levar 2 circuitos separados, uma para cada chuveiro, sendo que a ligação de um deles, se passar por um disjuntor de pelo menos 30 A pode ser ligada no fio laranja e o outro em uma fiação nova, também em disjuntor de 30 A e fio 6 mm². Quanto a ligar fio 6 num 4, pode ser feita sim, desde que o 6 mm² esteja antes do e de 4 mm². Mas para ligar chuveiros o mínimo recomendado é de 6 mm².

Responder
Ana Átman
Particular - há 6 anos

Amigo, veja no site do fabricante ou no Manual de Instruções de cada chuveiro qual é a bitola de fio e a respectiva Amperagem de cada disjuntor. Vc deve fazer redes isoladas pra cada chuveiro, desde o quadro de distribuição geral do seu imóvel.

Particular - há 6 anos

R: Tudo depende da rede de alimentação... o ideal para chuveiro é fio de 10 mm... dependendo da distancia.... Não indicamos uma rede para dois chuveiros... para cada deverá ter um conjunto de dijuntor e fiação independente...

A disposição;

Luiz
Particular - há 6 anos

Olá pessoal, obrigado pelas respostas. Esqueci de mencionar que NÃO usamos os chuveiros ao mesmo tempo, sempre um de cada vez. E também que, a residência é muito antiga, conduítes duros de meia polegada, então é impossível refazer toda a fiação e colocar um disjuntor a mais como vocês indicaram, por isso é usado desta forma. Mas de qualquer forma chamarei um profissional então. Muito obrigado pela ajuda e esclarecimento à todos!

Marcelino Azevedo de Jesus

Nunca pode-se garantir que ambos nunca serão usados ao mesmo tempo. Sua casa precisa de reforma nas instalações urgente, usando circuitos independentes para cada chuveiro a partir de um quadro. Sugiro, já que foi mencionado uso de forro, que parte dos fios passem por ele já que os conduítes já estão carregados.

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região