Como fazer Alteração de tomada de 110v para 220v?

Bom dia,

Mudei recentemente em um apartamento onde uma tomada da área de serviço está na cor vermelha (a única do AP), logo, imaginei que como todo o apartamento é 110v (exceto o chuveiro), uma única tomada na cor vermelha representaria tensão diferente do padrão, provavelmente 220v.

Na falta de um voltímetro, fiz um teste para verificar isso, liguei uma lâmpada 110v nela, e a lâmpada ligou normalmente, não queimou, logo concluo que mesmo com a cor diferente, a tomada é 110v.

IMAGINO que provavelmente tenha sido feito alteração pelo morador que residiu antes de mim de 220v para 110v, ressaltando, imagino que tenha sido isso, mas não tenho como confirmar essa informação, mas gostaria de usar essa tomada em 220v, abri ela e possui duas saídas com 3 fios cada, seria possível eu alterar a ligação para resultar em 220v nessa tomada? Anexo algumas fotos.

Desde já agradeço a ajuda dos amigos.

Como fazer Alteração de tomada de 110v para 220v?

Bom dia,

Mudei recentemente em um apartamento onde uma tomada da área de serviço está na cor vermelha (a única do AP), logo, imaginei que como todo o apartamento é 110v (exceto o chuveiro), uma única tomada na cor vermelha representaria tensão diferente do padrão, provavelmente 220v.

Na falta de um voltímetro, fiz um teste para verificar isso, liguei uma lâmpada 110v nela, e a lâmpada ligou normalmente, não queimou, logo concluo que mesmo com a cor diferente, a tomada é 110v.

IMAGINO que provavelmente tenha sido feito alteração pelo morador que residiu antes de mim de 220v para 110v, ressaltando, imagino que tenha sido isso, mas não tenho como confirmar essa informação, mas gostaria de usar essa tomada em 220v, abri ela e possui duas saídas com 3 fios cada, seria possível eu alterar a ligação para resultar em 220v nessa tomada? Anexo algumas fotos.

Desde já agradeço a ajuda dos amigos.

5 fotos
Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

12 Respostas

Marcelo Oliveira
Particular - há 4 anos

Pela foto vejo que os fios estão no padrão de cores recomendada pela ABNT.

O verde é o Terra, o azul é o Neutro e o vermelho é o Fase.

Para transformar esta tomada em 220V você terá que passar um novo par de fios desa caixa até o quadro de distribuição pois não é recomendado usar o fio fase que já existe aí pois não se pode compartilhar um fio em dois circuitos (um 110V e outro 220V).

① Desconecte desta tomada os fio fase (vermelho) e neutro (azul) e isole-os com fita isolante.

② Ligue um par de fios (amarelo por exemplo) nas extremidades dessa tomada (mantenha o fio verde conectado no polo central) e leve este par de fios até o quadro de força.

③ Conecte os fios amarelos num disjuntor bipolar exclusivo para este circuito e conecte o disjuntor nos barramentos fase do quadro de distribuição. (No quadro de distribuição há três barramentos: duas fases e um neutro. Solicite auxílio para fazer a ligação no quadro de distribuição).

Sempre desligue o disjuntor (ou chave) geral ao mexer na fiação.

Ana Marida de Aluguel
Particular - há 4 anos

Abner, não são 2 entradas de 3 fios cada. Isso é uma caixa de passagem, os 3 fios chegam ali, fazem uma derivação (desvio) pra tomada e continuam pelo outro conduíte até a próxima tomada. Resumindo, nesse ponto e independente da cor da tomada, vc tem 1 Fase, 1 Neutro e 1 Terra disponíveis. Pra vc ter 220v., vc teria que puxar um 4º cabo lá do quadro de disjuntores e conectar nessa tomada. Mas não faça nada disso sozinho, eletricidade não se resolve num jogo de tentativas, isso mata! Se vc não tem nem uma chave teste, além de não entender de elétrica, isso não é pra vc agora. Portanto, saia já daí!

Antonio Aparecido
Antonio Eletricista Residencial/predial (Betim, Minas Gerais) Antonio Eletricista Residencial/predial - há 4 anos

Boa tarde,com certeza e melhor contratar um profissional do ramo,para executar um serviço seguro,grato

Responder
Marcelo Ferreira Almeida
Engenheiro Civil (Guarulhos, São Paulo) Engenheiro Civil - há 4 anos

Deverá alterar o fio neutro para outra fase do quadro de distribuição.

Responder
Abner Luan
Particular - há 4 anos

Boa tarde, primeiramente obrigado pela resposta.

Vendo que tem dois canduites cada um com 03 fios, imagino que cada canduite tem 01 fio com fase, posso ligar um fio com fase de cada canduite para resultar 220v?

Carlos dos Santos Araujo

Bom dia Abner, isso só poderia se os circuitos for em fase independentes, não tem como ter a certeza, para você mudar a tensão para 220v o mais correto seria você vir com outro fio fase do quadro, como não se sabe se o neutro do circuito está separado não tente colocar ele na outra fase pois se estiverem todos em fechamento você fechará um curto na sua residência pois toda a instalação passará para 220v

Marcelo Oliveira
Particular - há 4 anos

Não pode Abner, o fase nos dois conduítes são o mesmo fase e é necessários duas fases diferentes.

Particular - há 4 anos

R: Deve alterar no circuito o neutro para uma fase, mas todo o circuito alimentado mudara para 220V

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região