Alterar tomadas somente de 220V para 110V

Estou me mudando de SP (110V) para Jundiaí onde tem somente 220V e, dada as fotos em anexo, gostaria de saber qual a forma mais fácil para alterar somente as tomadas para 110V (creio que este fio azul seja o neutro, então a conversão neutro-fase deve ser possível).

Alterar tomadas somente de 220V para 110V

Estou me mudando de SP (110V) para Jundiaí onde tem somente 220V e, dada as fotos em anexo, gostaria de saber qual a forma mais fácil para alterar somente as tomadas para 110V (creio que este fio azul seja o neutro, então a conversão neutro-fase deve ser possível).

13 fotos
Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

11 Respostas

Manoel Faustino Salamão faustino salamão
Particular - há 8 anos

boa noite pelo que conheço em jundiaí não e permitido fazer este tipo de alimentação porque a estação de energia não oferece o neutro mas só as duas fases mas tem jeito de transformar a alimentação em 110v e só procurar um bom eletricista eu morei em jundiaí todos que muda pra la passa por este problema

 Idelson Bezerra dos Santos

Olá Sr. Rafael

Primeiramente com um voltímetro e um teste de fase sertifique se realmente existe o neutro se sim é só subsistir por uma das fases emboto não seja totalmente correto pois o Sr. Vai ficar com uma fase desligada ou seja sua garga de energia vai figar somente em uma das fase p/ bom balanceamento é necessário um Proficional

IBS

Responder
Cosme Barbosa Sousa barbosa
Eletricacsm (Diadema, São Paulo) Eletricacsm - há 8 anos

olá sr. julio como vi no seu quadro de distribuição tem um idr e as cores dos fios estão padronizadas o certo seria chamar um profissional para avaliar e trocar uns dos fios da fase pelo um azul dessa maneira não ficaria fora da norma já que ia trocar o fio da fase pelo azul que é o neutro.

Responder
Mateus Alencar Martins
Engenheiro Mateus (Sertãozinho, São Paulo) Engenheiro Mateus - há 8 anos

O correto neste caso seria a substituição de um dos cabos das tomadas de preto para azul claro, mantendo a mesma bitola da fase (MÍNIMO 2,5mm² para tomadas), deixando tudo dentro da norma e fácil identificação para outras manutenções, instale uma barra neutro dentro do QD e derive estes cabos azuis para as tomadas, lembrando que o neutro não poderá passar por disjuntor, somente fase. Contrate um profissional qualificado, habilitado e de confiança para fazer tal serviço, é fácil, mas demanda capricho. Neste caso, só a teoria técnica funciona, mas pode dificultar muito em uma futura manutenção, por isso a escolha de um bom profissional técnico e caprichoso ajuda a não ter dor de cabeça mais pra frente.

Responder
Joaquim Merces de Moura
M2 - Soluções Em Eletrica, Manutenção E Automação (Campinas, São Paulo) M2 - Soluções Em Eletrica, Manutenção E Automação - há 8 anos

Julio se você fizer isso você ira dar curto em toda a sua casa... Vamos por parte, primeiro identifique qual seria o disjuntor responsável pela proteção das tomadas, segundo não queira substituir um circuito que foi feito pra neutro, já que as tomadas são 220 V significa que passa duas fases... identificando o circuito retire somente uma das fases do disjuntor já desligado e conecte no barramento onde o fio azul está conectado, caso tenha (note que falei identifique e veja se somente o circuito das tomadas ira se desligar, utilize um multímetro e faça a medição), note que seu neutro passando pelo DR... e pelo que vi pelas fotos, sai um cabo amarelo, que teoricamente é seu neutro, conecte diretamente na saída desse cabo amarelo... fazendo isso caso tenha algum curto fora o DR desligar ira desligar também o seu disjuntor bipolar C20... seria dessa forma... na teoria... na pratica peça orientação de alguém que entenda pra que não venha ocorrer prejuízos ou perda de garantia se o apartamento ainda tiver...

Responder
Euzebio Borba Filho
Ebf - Projeto E Instalação Eletrica (São Paulo Zona Oeste, São Paulo) Ebf - Projeto E Instalação Eletrica - há 8 anos

Boa Tarde Sr. Julio, a resposta correta é a do Marcos Bezerra, substituindo uma fase e ligando o mesmo cabo no barramento do neutro ja seria o suficiente, porem para normalizar sua instalação, é necessario substituir este cabo pela cor azul de mesma bitola da fase, ok ? porem contrate um tecnico de confiança para faze-lo.

Responder
Deoclides Oliveira Amaral e/ou Leandra
Aliados Assistência 24 Horas (Embu, São Paulo) Aliados Assistência 24 Horas - há 8 anos

Amigo bom dia, ao que me consta o fornecimento de energia no estado de São Paulo no caso Jundiaí, é no sistema Bifásico com fase+fase+neutro, portanto se os circuitos da residência onde vai morar estão em 220v e por pura opção de quem fez as instalações, pois você tem como padrão de entrada em seu imóvel 110v dissipados entre fase e neutro e 220v dissipado entre fase e fase.

Responder
Marcos  Bezerra
i9lci - inove lCi - Seu lar, Comércio e Indústria em Boas Mãos (São Paulo Zona Sul, São Paulo) i9lci - inove lCi - Seu lar, Comércio e Indústria em Boas Mãos - há 8 anos

Olá, Julio ... pela questão apresentada, seria somente a substituição de uma das fases que chega a tomada, temos 2 chegando automaticamente seria a substituição de uma fase para o neutro para que esta fosse transformada em 110 ... Mas contrate um técnico de sua confiança e peça uma avaliação que é o mais adequado.

Responder
Domingos Cássio de Lima Rosa
KR Instalações e Manutenção Elétrica (Osasco, São Paulo) KR Instalações e Manutenção Elétrica - há 8 anos

Olá seu Julio bom dia. o correto seria chamar um profissional para fazer uma avaliação mais profunda. Até pq nata-se apenas um condutor azul provavelmente de 16mm o que significa se tratar do condutor de entrada. Ou seja não aparece derivações de circuitos

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região