Qual tomada usar para microondas de 16 amperes?

Pessoal, boa noite. Adquiri um microondas de 1250w de potência e 127v e que possui plugue de 16 Amperes. As tomadas de casa são de 10 Amperes, assim como a fiação (acredito eu) seja a mínima para suportar até 10 Amperes.

Se eu calcular a amperagem do microondas (1250 watts / 127 volts), vou encontrar 9,84 Amperes. Resumindo, eu tenho um equipamento de 9,84 Amperes com um plugue de 16 Amperes e uma tomada de 10 Amperes.

Neste caso, bastaria trocar a tomada para uma de 16 (se é que existe) ou de 20 Amperes?

Qual tomada usar para microondas de 16 amperes?

Pessoal, boa noite. Adquiri um microondas de 1250w de potência e 127v e que possui plugue de 16 Amperes. As tomadas de casa são de 10 Amperes, assim como a fiação (acredito eu) seja a mínima para suportar até 10 Amperes.

Se eu calcular a amperagem do microondas (1250 watts / 127 volts), vou encontrar 9,84 Amperes. Resumindo, eu tenho um equipamento de 9,84 Amperes com um plugue de 16 Amperes e uma tomada de 10 Amperes.

Neste caso, bastaria trocar a tomada para uma de 16 (se é que existe) ou de 20 Amperes?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

7 Respostas

Respostas úteis 2
Victor Navarro
Particular - há 4 anos

Como a Ana Marida explicou, reforço: Use tomada de 20A e verifique a fiação utilizada do disjuntor até a tomada (o normal é que seja 2,5mm² , então seria necessário aumentar a bitola). Todas estas informações você deve encontrar no manual do aparelho.

Esse cálculo que você fez (Potência / Voltagem), não resulta em corrente, sendo assim, siga o que consta no Manual. A potência de 1250 W, deverá ser a potência máxima nominal, e será nesta situação que estará passando a maior corrente possível, próxima aos 16A informados, provavelmente.

Sugiro que contrate um profissional habilitado para resolver tal problemática, e de preferência, mostre o que o Manual do aparelho indica.

Ana Marida de Aluguel
Particular - há 4 anos

Boa noite, Luan Batista. O que diz no Manual de Instruções? Bem, não existe tomada de 16A, então use uma maior, a de 20A, até pq na de 10A esse seu plug não entraria. Troque os cabos por outros de 4mm². Se no Manual estiver diferente, siga o Manual.

Pedro Colodi
Particular - há 4 anos

Não sou um especialista, apenas um estudioso e curioso e analiso o seguinte:

Fio 2,5 mm² resiste 21A sem aquecer. Tomada 10A. Plug 16A (Acredito que seja somente a indicação do seu limite, e seus pinos devam ser 10A). Exigência do forno < 10A. Se é esse o cenário, está tudo bem, não precisa fazer nada.

Particular - há 4 anos

R: use de 20A

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região