Como mudar minha tomada de 110v pra 220v?

Olá pessoal, é o seguinte eu estou precisando mudar minha tomada de 110v pra 220v pra usar um aparelho que comprei, este aparelho além de 220v ele tem 2000watts de potência fazendo as contas ele precisaria de uma tomada 10a, fio 2,5mm e um disjuntor bifásico 10a, só que eu acabei comprando uma tomada 20a, fio 4mm e disjuntor bifasico 20a, posso instalar mesmo assim ou teria algum problema no funcionamento do aparelho?

Como mudar minha tomada de 110v pra 220v?

Olá pessoal, é o seguinte eu estou precisando mudar minha tomada de 110v pra 220v pra usar um aparelho que comprei, este aparelho além de 220v ele tem 2000watts de potência fazendo as contas ele precisaria de uma tomada 10a, fio 2,5mm e um disjuntor bifásico 10a, só que eu acabei comprando uma tomada 20a, fio 4mm e disjuntor bifasico 20a, posso instalar mesmo assim ou teria algum problema no funcionamento do aparelho?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

7 Respostas

Raphael Henrique Rangel Pessanha

Vai funcionar bem sim, você só gastou muito sem necessidade, mas seu circuito irá funcionar corretamente, pq a corrente do fio é maior que a do disjuntor ( o fio de 4mm tem uma corrente de 28A, logo ele irá suportar esse circuito corcorretamente, o disjuntor sempre tem que ter a corrente inferior a corrente da bitola e como esse circuito tem uma potência alta, tem que ser independente. Abraços.

Responder
Edcarlos Santos
ES Engenharia e Consultoria (São Paulo Zona Norte, São Paulo) ES Engenharia e Consultoria - há 6 anos

Bom dia, divida a potência do aparelho pela tensão e vc acha a corrente em Ampére.. aí vc compra um disjuntor bifásico.. ex: se deu uma corrente de 18A compre um disjuntor de 20A. O circuito deve ser independente. Puxe dois cabos fase do barramento de fases e um terra do barramento de terra até a tomada e terá uma de 220v. Sugiro contratar um eletricista (eu) kkkkkkk. Espero ter ajudado

Responder
Dimas Azevedo
Reme Engenharia (Nova Serrana, Minas Gerais) Reme Engenharia - há 6 anos

Bom dia! Do material que você unico que você não pode usas é o disjuntor, pois ele ficará super dimensionado e não vai atuar quando tiver necessidade. Lembre-se que um aparelho de 2000 w precisa de um circuito independente, isto é vindo direto do quadro de distribuição até a tomada. Espero ter ajudado.

Responder
Givanildo  Teixeira
Particular - há 6 anos

Bom dia fica bem mais fácil chamar um profissional da área porque tem que ver bitola de fio quadro disjuntores e o que vai ser ligado um abraço

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região