Esse quadro está correto?

olá poderiam verificar se esse quadro está correto ? minha casa tem 5 comodos contando com banheiro, tem a fiação do banheiro de 6mm pra um chuveiro que eu comprei com 7800W e na minha lavanderia tem um ponto de 220V para eu fazer futuramente um ponto de tomada 220V para ligar um equipamento mais forte, "pra não ficar naquela porcaria de ficar ligando no banheiro entende rs ", num todo só de tomadas a casa tem 35 pontos incluindo com a 220V na lavanderia, de lampadas são 10 (2 no quarto, 2 na sala, 2 na cozinha, 1 no banheiro, 1 na lavanderia , 1 no corredor e 1 na garagem. Ai eu queria saber se está correto se tem algo a incrementar.. lá no relógio principal tem um djuntor bipolar de 80A

Esse quadro está correto?

olá poderiam verificar se esse quadro está correto ? minha casa tem 5 comodos contando com banheiro, tem a fiação do banheiro de 6mm pra um chuveiro que eu comprei com 7800W e na minha lavanderia tem um ponto de 220V para eu fazer futuramente um ponto de tomada 220V para ligar um equipamento mais forte, "pra não ficar naquela porcaria de ficar ligando no banheiro entende rs ", num todo só de tomadas a casa tem 35 pontos incluindo com a 220V na lavanderia, de lampadas são 10 (2 no quarto, 2 na sala, 2 na cozinha, 1 no banheiro, 1 na lavanderia , 1 no corredor e 1 na garagem. Ai eu queria saber se está correto se tem algo a incrementar.. lá no relógio principal tem um djuntor bipolar de 80A

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

31 Respostas

Alessandro Mattos
Ate Engenharia E Instalações Elétricas (São Paulo Zona Oeste, São Paulo) Ate Engenharia E Instalações Elétricas - há 4 anos

Fabio, seu quadro está incorreto, desde seu disjuntor de entrada de 80A, seu cabo alimentador (principal) está subdimensionado, o circuito do chuveiro é o único com dimensionamento correto, e todo o restante do quadro está fora dos padrões de segurança apontados na NBR5410.

Contrate um profissional, só assim você terá segurança na sua casa, lembre-se ai está sua família, seu maior bem.

Responder
Antonio Carlos Dias Da Silva Silva

Boa tarde!

a meu ver está totalmente em desacordo,vc diz tem um disjuntor bibolar de 80A talvez essa amperagem esteja acima o ideal é fazer um cálculo de potência prá daí decidir se mantém os 80A ou se é preciso baixar pra 63A ou até mesmo 50A prá residência deste porte é preciso dimensionar muito bem com vários circuitos,e da uma atenção especial ao aterramento pois é muito importante ter um bom atendimento, não sei qual é a amperagem do disjuntor do chuveiro, mais pela potência 7.800W o correto é usar um disjuntor bibolar curva (B) de 40A com relação a fiação que alimenta o chuveiro estou de acordo porém tem que ser um fio de ótima qualidade,por último vc precisa acrescentar (DR+DPS)

Responder
José Valderi Silva Dias

Olá Fábio, a NBR 5410 normatiza às instalações de baixa tensão recomenda um cálculo de dimensionamento baseado no tipo de edificaçãoe área construída para mencionar apenas alguns. Conforme a imagem do quadro é possível notar a pouca quantidade de circuitos o que não é bom, pois resulta numa proteção ineficiente, ou seja sua instalação não está de acordo com a Norma.

Fabio Vinicius
Particular - há 4 anos

eu queria incrementar mas deixar esses djuntores, popis tirar um desses pra não usar mais ai eu estaria jogando dinheiro fora.. qa colocar um dr um dps mas que coubesse nesse quadro ai..

Fabio Vinicius
Particular - há 4 anos

e essa barrinha de aterramento eu tenho é uma barra cheia de parafusos? se sim eu falei pro rapaz colocar o mesmo disse que não precisava que era só emendar o fio terra no neutro algo assim....

William  Alcantara
Doutor Residencia (São Paulo Zona Oeste, São Paulo) Doutor Residencia - há 4 anos

prezado bom dia,você precisa de dois cirquitos 220 só isso já elimina esse quadro; em relação aos cirquitos 110 é preciso fazer cálculos de potência,amperagem e dos fios de entrada para se fazer uma ótima distribuição de cirquitos pois são muitos pontos a serem alimentados e no seu caso o aterramento tbm requer cuidados especiais

att.: DOUTOR RESIDENCIA.

Responder
Adenilson costa de aguiar
Aca Elétrica Em Geral (Registro, São Paulo) Aca Elétrica Em Geral - há 4 anos

Bom dia Está errado porque os disj estão errado dúvida consulte um eletricista profissional, fatou Dr , Dps , barramento de Neutro e Barramento de Terra e se nao tem aterramento tem que fazer

Responder
Severino
Severino Elétrica em Geral (Guarulhos, São Paulo) Severino Elétrica em Geral - há 4 anos

Bom dia pelo que vc apresentou seu quadro distribuição só tem circuitos 220v se você tem 127v em casa está errado porque os disj estão errado dúvida consulte um eletricista profissional

Responder
Paulo Da Silva Sousa

Bom dia.Esse quadro ta fora de um padrao residencial,vc pode manter o dijuntor geral 80a,como sao 35toma divida em 2 circuito,com dijuntor de 20a,e dijunto 35a pra choveiro,a iluminaçao seria bom si vc dividir em 2 circuito com dijunto 16.e colocar um barramento de neutro (fio azul).fica um quadro simples e bem protegido sua casa,nao esqucer de verifica o aterramento.

Responder
Ernaldo
Engenaldo Engenharia & Construção Eireli - EPP (São Caetano do Sul, São Paulo) Engenaldo Engenharia & Construção Eireli - EPP - há 4 anos

Fabio, bom dia.

Na sua casa tem pontos de tomadas ou iluminação 110 volts, se sim o seu quadro está totalmente errado, pois vc só tem nele disjuntores bipolares, o ideal seria ir até o local para analisar a quantos disjuntores e aperagem de cada um deles, e então o tamanho do quadro

Responder
Marcos Lopes de Almeida
Eletricista Instalador Técnico Eletrotécnico (Arujá, São Paulo) Eletricista Instalador Técnico Eletrotécnico - há 4 anos

Ele não está em acordo com a NBR 5410 que lê diz qual é o padrão mínimo para a instalação elétrica, está norma muitas pessoas falaram que e desnecessária, mas confie e nescessária.

Só um parâmetro para tomadas 127V um disjuntor unipolar para tomadas 220V disjuntor bipolar e além do que falta o DR para as áreas úmidas.

Responder
Claudemir alves alves
Particular - há 4 anos

Olá bom dia tudo meu amigo

Seu quadro está um pouco

Pequeno para tirar as suas dúvidas seria necessário

Fazer um calculo de consumo

Para os postos de fiação

Aí sim fazer a proteção com disjuntores corretos assim

Vc ficará seguros ok muito obrigado gratidão

Alberto Domingos dos Reis Santos

Olá bom dia realmente seu quadro interno de distribuição é pequeno e não compatível as condições de elétrica além de que vc tem que ter dinjuntor pra cada operação da casa um exemplo se vc tem um chuveiro disjuntor separado só para aquele chuveiro se tem dois tem que ter mais dois dijuntor sem separando a fiação do 220v do resto da casa pra mais segurança da estação quanto a bitola do fio sempre uso fio de 9mm ok abraços

Responder
Gilmar Silva Oliveira

a escalação do quadro não está correto os fios não estão identificados e sim tem que ter a tomada 220 indivíduos se que se

Responder
José Everton dos Santos

Cara esse quadro está muito pequeno pra uma instalação segura e confiante, e nessesario um djuntor individual pra cada circuito e lógico fazendo os cálculos do que vc vai estar utilizando meses circuitos , pois vc irá fazer a instalação correta da bitola do fio e do djuntor, pra ficar top além dessas opções que falei, colocar um DR, um Aterramento como manda a norma, e sinalização dos circuitos

Juarez Carlos Pereira
Eletricista Residencial (Diadema, São Paulo) Eletricista Residencial - há 4 anos

Bom dia

Para começar o correto de um quadro eléctrico e ter o disjuntor geral com a posição correta dos disjuntores com o pente na parte de cima não em baixo,e saber a carga em volts que vai usar os equipamentos para dividir a potencia dos disjuntores.

Responder
SANDRO FIEL DA SILVA
Sptech Engenharia E Manutenção (São Vicente, São Paulo) Sptech Engenharia E Manutenção - há 4 anos

Boa tarde,Fabio Vinicius conforme normas técnicas vigentes seu quadro de distribuição esta fora de padrão pois pelas informações passadas por você não foi calculado a distribuição de cargas e circuitos, o quadro não possui barramentos de neutro e aterramento, por boa pratica se pede para que a entrada do disjuntor seja por cima(linha), aconselho você requisitar um profissional qualificado para uma visita técnica assim se pode dar um posição melhor.

Responder
Emerson Paulo Costa
C. I . M. Conceito Instalação E Manutenção (Praia Grande, São Paulo) C. I . M. Conceito Instalação E Manutenção - há 4 anos

Parabéns Sandro, o único preocupado com normas técnicas.

É isso Vinicius, é necessário uma visita para avaliar a metragem quadrada de sua casa, quantidades de cômodos e pontos distribuídos em cada um deles e calcular a demanda para dimensionar corretamente os disjuntores, bem como a espessura da fiação de cada circuito. Instalar sistema anti surtos e DDR

Carlos Eduardo Lopes
Particular - há 4 anos

Quadro pequeno para tudo que você descreveu. Infelizmente não consegui dar um zoom na imagem, e com isso não consegui ver os valores dos disjuntores, mas a principio o quadro tem erros. Primeiro o chuveiro deveria ter um disjunto do tipo DR exclusivo para ele, no seu caso um de 35A. Isso sem falar que não tem um barramento do Neutro e outro do Terra. O ideal era um quadro maior com um disjuntor geral para todo o quadro e demais disjuntores alimentando cada circuito menor, ter como mencionei DR para chuveiro e tomadas em áreas molhadas, ter os barramentos de Neutro e terra e se possível espaço para colocar os DPS (Dispositivo protetor de surto).

Espero ter ajudado.

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região