Como escolher o disjuntor?

Tenho forno elétrico de 2000w e uso fio de 6mm dj 32 ap usei hj por mas ou menos 2 hs e deligou o dj que fica no contador sendo que o do quadro c32 nap desarmou gostaria de saber se esse dj e ideal para o uso desse forno pois quando fui olhar no quadro o fio neutro estava muito quente dai fiquei preocupado gostaria dessa ajuda

Como escolher o disjuntor?

Tenho forno elétrico de 2000w e uso fio de 6mm dj 32 ap usei hj por mas ou menos 2 hs e deligou o dj que fica no contador sendo que o do quadro c32 nap desarmou gostaria de saber se esse dj e ideal para o uso desse forno pois quando fui olhar no quadro o fio neutro estava muito quente dai fiquei preocupado gostaria dessa ajuda

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

8 Respostas

CINAQUI E CONTI SEGURANÇA ELETRÔNICA

Bom dia Alex, conforme mencionado, você possui um micro ondas de 2.000W / 110V e usa um Disjuntor de 32a, com uma bitola de fio de 6mm., isso que entendi no que escreveu assim se isso tiver correto, vamos lá.

1. Se dividirmos a Potência / Voltagem = (2.000 / 110) terá uma corrente de 18,18Amperes de consumo. ou seja, um Disjuntor de 25A já resolveria.

2. Disse que a bitola do fio é 6mm conforme a tabela que lhe enviei em anexo esse fio é recomendado para até uma corrente de 36A, sendo que o consumo do seu Micro-ondas é aproximadamente 19ª então ele seria ótimo para esse equipamento.

Assim sendo, algum item não bate.

1. A bitola do fio não é 6mm

2. Existem mais coisas ligadas no mesmo Disjuntor (Eletrônicos).

Sobre o fio esquentar o disjuntor pode estar saturado e não desarmando quando o fio esquenta, pois entenda que um disjuntor e como se fosse um fusível ele existe para romper a energia e não deixar que espalhe para outros itens da rede.

Com isso aconselho que analise esses 2 itens para resolver seu problema

Responder
Adriano Souza
Construart (Guarulhos, São Paulo) Construart - há 1 año

Bom é o seguinte existe

Responder
Adriano Souza
Construart (Guarulhos, São Paulo) Construart - há 1 año

Bom meu caro , você não especificou se o forno é 110v ou 220v, porém a instalação para aparelhos elétricos que possuem resistência que exigem muito da corrente elétrica ,devem ter um cuidado e preparo diferenciado, quando a segurança e o seu bom funcionamento.

No quadro original coloque um disjuntor bipolar de 50 amperes, e com os fios de 6 mm leve até a tomada 20A , faça a conexão com o cabo de alimentação do forno e teste por um período. Forno elétrico, microondas, torneira elétrica, torneira elétrica, aquecedores, secadores de cabelo, ferro de passar roupas, chuveiros cada vez mais estão sendo usados e é preciso um cuidado e uma atenção especial a instalação elétrica , cabos adequados, componentes certificados originais e de boa qualidade, vâo garantir a segurança, o funcionamento e a durabilidade . Boa sorte grande abraço.

Alex
Particular - há 1 año

Ola bom dia desculpa pela faltade informação a rede aqui e 110v esse dj de 50 ap seria no lugar do geral que atual e de 40 ou no lugar do que vai para o forno que atual e 32?

Outra situação o cabo que esquentou muito foi o neutro que tmb e de 6mm porem ele estar distribuindo pra casa toda nao estar direto para o forno

Rafael  Sousa Santos
R&L Sistemas e Refrigeração (São Paulo Zona Leste, São Paulo) R&L Sistemas e Refrigeração - há 1 año

Olá, bom dia! Cara colega e essencial que seja feita uma revisão nos componentes em questão, por exemplo: tomada onde o forno está ligado, verificar apertos e emendas caso tenha, e o manual do forno para verificar disjuntor correto, lembrando que o cabo de alimentação do forno deve ser único e exclusivamente de uso do forno!

Responder
SOS ENERGIA  ELÉTRICA  EIRELI

Bom dia!Tudo bem?

Para esse forno em questão...o disjuntor é até um exagero, poderia instalar até mesmo um de 20A...

Será preciso ser feito uma revisão na instalação desse forno...de preferência dê uma atenção melhor em todas às condições.

Poder ser a causa do seu problema,já que os condutores são de 6mm.

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região