Como ligar em série, fontes de tensão e amperagem diferentes?

Se eu ligar em série, fontes de tensão e amperagem diferentes, a tensão e amperagem final será a soma de cada fonte? Se não for o q faço para encontrar os novos valores?

Como ligar em série, fontes de tensão e amperagem diferentes?

Se eu ligar em série, fontes de tensão e amperagem diferentes, a tensão e amperagem final será a soma de cada fonte? Se não for o q faço para encontrar os novos valores?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

5 Respostas

Particular - há 6 anos

R: Isso mesmo, deve-se somar e ter uma folga de pelo menos 20% devido a variação de tensão;

A disposição;

Marcio Carneiro
Elétrica Carneiro (São Paulo Zona Oeste, São Paulo) Elétrica Carneiro - há 6 anos

Olá!

Ligando duas fontes CC em série, a tensão final será a soma das duas fontes.

A corrente deverá ser limitada pela menor.

Por exemplo, se você tiver uma fonte 12V 2A e outra 9V 3A, poderá ligar na saída da associação uma carga 21V porém limitada a 2A.

Responder
Renato Cunha
Renac Serviços (São Paulo Zona Norte, São Paulo) Renac Serviços - há 6 anos

Caro Estevao. Via de regra seria como se ligasse duas baterias automotivas. Falando a grosso modo, em série seria positivo de uma com o negativo da outra e as duas pontas restantes liga-se o equipamento a ser alimentado. Nesse caso, a amperagem permanece, porém a voltagem é somada. Em paralelo, ou seja, junta-se os 2 positivos (1 de cada fonte) mais os 2 negativos (1 de cada fonte) e liga-se o equipamento a ser alimentado. Nesse caso, a voltagem permanece a mesma, porém a amperagem será a soma das 2 fontes. Espero ter ajudado. abraços.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região