Até quantos watts uma tomada tipicamente suporta?

Qual bitola, disjuntor, etc. eu preciso para conseguir alimentar um equipamento de até 2000W/h em cada tomada? Qual a forma segura de consumir uns 10000W/h no total da rede (ou seja, no exemplo, 5 tomadas seriam utilizadas)? Qual seria o orçamento, em média, por m²? Casa de dois andares. Os equipamentos ficariam funcionando 24 horas por dia.

Até quantos watts uma tomada tipicamente suporta?

Qual bitola, disjuntor, etc. eu preciso para conseguir alimentar um equipamento de até 2000W/h em cada tomada? Qual a forma segura de consumir uns 10000W/h no total da rede (ou seja, no exemplo, 5 tomadas seriam utilizadas)? Qual seria o orçamento, em média, por m²? Casa de dois andares. Os equipamentos ficariam funcionando 24 horas por dia.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

5 Respostas

Leonardo Alves Coelho
Lumiere Energia (Taguatinga, Distrito Federal) Lumiere Energia - há 6 anos

Acácio Florentino,

As tomadas são peças permanentemente energizadas e servem para ligações de equipamentos, principalmente eletrodomésticos.

Elas são padronizadas para as caixas de 5,0 X 10cm (2” X 4”) e podem ser de sobrepor ou de embutir nas paredes.

São caracterizadas por dois tipos:

TUG (Tomada de Uso Geral)

Destinada à ligação de mais de um equipamento (não simultaneamente) e cuja corrente de consumo não seja superior a 10 A (ampère). São tomadas para liquidificador, geladeira, ventilador, ferro elétrico, televisão, DVD, equipamento de som etc.

Para instalar tomadas com circuito monofásico de uso geral use fios de 2,5 mm2 e de preferência disjuntores de 10 A, pois as tomadas são fabricadas para suportar até esta amperagem. Ligue o N no polo esquerdo da tomada e o R no polo direito. O PE segue diretamente para o polo central.

TUE (Tomada de Uso Específico)

Usada para alimentar de modo exclusivo equipamento com corrente nominal superior a 10 A, como torneira elétrica, lavadora de louças, chuveiro, ar-condicionado, motor de portão automático, bomba de piscina etc.

Caso a tensão da sua casa seja 220V a corrente consumida pelo equipamento de 2000W é aproximadamente 9A, como será um equipamento de uso continuo recomendo usar a tomada de 20A com fiação de 4 mm².

Caso os equipamentos sejam todos ligados no mesmo circuito é preciso fazer os cálculos para dimensionar corretamente a fiação e o disjuntor para este circuito.

Responder
Juliano Vieira Pereira
Manutenção Preventiva De Residencia (Belo Horizonte, Minas Gerais) Manutenção Preventiva De Residencia - há 6 anos

Tipicamente depende de qual setor. Se no residencial, no máximo uma comum de 20 amperes, se industrial existem varias observando a especificação do aparelho que for instalado. Preço não existe colocar preço sem ver o projeto.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região