Como fazer o aterramento?

Eu pretendo fazer um aterramento apenas no meu quarto não incluindo a casa inteira, sendo assim, o eletricista me disse que pode aterrar o fio na parede e puxar uma fiação normal, sem ser grossa. Isso tá correto? Não tenho para-raio

Como fazer o aterramento?

Eu pretendo fazer um aterramento apenas no meu quarto não incluindo a casa inteira, sendo assim, o eletricista me disse que pode aterrar o fio na parede e puxar uma fiação normal, sem ser grossa. Isso tá correto? Não tenho para-raio

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

10 Respostas

Respostas úteis 1
Marcelo Pereira
O Artifice Infraestrutura (Niterói, Rio de Janeiro) O Artifice Infraestrutura - há 10 meses

Bom dia Bruno.

As Normas NBR 5410 e 5419 contemplam detalhes sobre aterramento. Como não são didáticas, vou tentar complementar aqui as respostas e dicas dos colegas.

Criar uma malha de aterramento independente é possível, porém tem suas "reservas". O Neutro da concessionária é aterrado para que não exista potencial entre ele e a terra, e assim seja reduzido o risco de choque elétrico, porém, se uma malha de terra é criada e não vinculada ao Neutro (que está aterrado no PC do prédio ou no medidor da residência), pode-se gerar potenciais e riscos. Então, interligue a nova malha (preferencialmente com 03 hastes em "triângulo" ficandas no solo) ao ponto onde o Neutro geral de sua residência está conectado à terra.

Sobre usar a parede para conectar haste, isso não é recomendável. Além de não estar de acordo com as normas, uma parede de concreto e alvenaria externa não proporcionará baixa resistência para drenar potenciais para o solo, deixando a instalação e pessoas em risco.

Abraço,

MP

Responder
Fred Alexander Pádua
Fred Alexander Pádua (Ribeirão Preto, São Paulo) Fred Alexander Pádua - há 11 meses

Olá bom dia

Se você pretende fazer um aterramento somente para seu quarto, basta fazer instalação da haste ao lado de fora, e trazer a fiação pra dentro, o mais correto e fazer com que ela entre pelas costas de uma caixa de passagem, 4x2 ou 4x4 e conduzir a fiação pela tubulação até o ponto onde deseja instalar a tomada com aterramento

Responder
Marcelo Carvalho
Marcelo Reformas E Construção Civil (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Marcelo Reformas E Construção Civil - há 11 meses

Bom dia o comentário feito pelo Fred está correto,vc pode fazer o aterramento da haste do lado de fora da casa e passar um conduite de 3/4 na parede até as caixas de tomadas e interruptores que vc pretende usar neste quarto.

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região