Como aumentar a carga de 110 para 220?

Bom dia!

Vou trocar o padrao 110 para 220, a carga total 9000 volts.

A cemig aprova colocar no padrao 220 vols 2 fase e 1 neutro com bitola 10 mm.

Com disjuntor 50 A

Ou tenho que colocar fiaçao 16 mm com disjuntor 60 A.

Att.

Como aumentar a carga de 110 para 220?

Bom dia!

Vou trocar o padrao 110 para 220, a carga total 9000 volts.

A cemig aprova colocar no padrao 220 vols 2 fase e 1 neutro com bitola 10 mm.

Com disjuntor 50 A

Ou tenho que colocar fiaçao 16 mm com disjuntor 60 A.

Att.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

20 Respostas

Jorge
Particular - há 6 anos

Sempre o cabo 16´mm ira ser melhor, poderá ter mais carga, podendo usar ate disjuntores de 70 A, no padrão de entrada, e no quadro de distribuição interno seguir as recomendações necessárias para cada aparelho e demais equipamento e tomadas.

Cesar Pereira dos Santos
Mc Serviços De Instalações Elétrica, Hidráulica, Lógica E Pinturas (Hortolândia, São Paulo) Mc Serviços De Instalações Elétrica, Hidráulica, Lógica E Pinturas - há 6 anos

O ideal e 16mm com um djuntor de 63A ,para o chuveiro deve ser de 40aperes com cabo de 6mm ,para as tomadas de uso comum pode se usado 2,5mm djuntor de 20A,para iluminação 16A,cabo de 1,5mm, para as tomadas de uso intenso,Geladeira, microondas, ferro de passar entre outros sempre indico usar cabo 4mm e algumas tomadas de 20A com disjuntor da mesma potência 20A.

Responder

antonio joaguin
Ad Engenharia (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Ad Engenharia - há 6 anos

O ideal e 16mm com um djuntor de 60A ,para o chuveiro deve ser de 40aperes com cabo de 6mm ,para as tomadas de uso comum pode se usado 2,5mm djuntor de 20A,para iluminação 16A,cabo de 1,5mm

Responder
José Angelo
Cerioni Engenharia E Serviços (São Vicente, São Paulo) Cerioni Engenharia E Serviços - há 6 anos

Ricardo, o que você quer não é aumento de carga, mas sim mudança na tensão de fornecimento de energia para seu imóvel. É muito provável que seu padrão de entrada atual já tenha as 2 fases (110 + 110) e um Neutro, mas o correto neste seu caso é se dirigir a uma das lojas de atendimento da Cemig em sua cidade e verificar com eles esta existência. Aconselho a levar junto uma cópia de sua conta de luz.

Responder
Wereston Gonçalves
Tekton (Bauru, São Paulo) Tekton - há 6 anos

Bom dia amigo. Se vc for trabalhar usando todas as orientações das distribuidoras, vc ta morto. Use cabo 10mm na entrada, ate os disjuntores que vc coloca um bipolar de 60 a. Leva ate a cx de disjuntos com cabo de 6mm e vai para os chuveiros com cabo de 4mm. Se ele e 220v não tem problema. Ta n duvida? Observa a bitola do fio que vê de fabrica no chuveiro.

Responder
Gilberto Lopes eletrica lopes me

bom dia. vá ate a cemig. se orienta no Lig BT dela para ver qual o tipo de PADRÃO que ela esta aceitando para Bifasico. compre o tipo de caixa Homologado por ela. e... chame um profissional de sua confiança para trocar.

Responder
Leandro Franco
Levitech Serviços (Paulínia, São Paulo) Levitech Serviços - há 6 anos

Se você utilizar cabos com secção nominal de 10mm vc estará no limite, ocasionando aquecimento e também um gasto a mais na conta de energia devido ao efeito jaule, mesmo você tendo uma entrada 220v.

Recomendo utilizar cabos de 16mm, você poderá utilizar tranquilamente até 2 chuveiros e mais as cargas de sua residência.

Anderson Santos
Particular - há 6 anos

Padrão da rua para seu poste, segurança e bitola 16mm e dijuntor e 63a na marca DIN(opção) . Agora do seu poste pra dentro da sua residência tem que ver o q tem e fazer cálculos para condicionar a bitola e quadro de dijuntores de comandos...

Particular - há 6 anos

R: Para essa carga o de 10 mm resolveria... é o equivalente a dois chuveiros elétrico apenas....

A disposição;

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região