Autotransformador de energia

Boa tarde, minha rede elétrica é de 110v. Preciso ligar um transformador 15000va (220-110) a uma lavadora a vapor de 9000 watts (220v). Esse transformador pode ser ligado direto na tomada de 110v, ou preciso de algum esquema para proteger a rede? Agradeço a atenção.

Autotransformador de energia

Boa tarde, minha rede elétrica é de 110v. Preciso ligar um transformador 15000va (220-110) a uma lavadora a vapor de 9000 watts (220v). Esse transformador pode ser ligado direto na tomada de 110v, ou preciso de algum esquema para proteger a rede? Agradeço a atenção.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

11 Respostas

Respostas úteis 1
Mateus Alencar Martins
Engenheiro Mateus (Sertãozinho, São Paulo) Engenheiro Mateus - há 8 anos

Breno, bom dia!!

Uma breve explicação: por ter uma potência alta, você com certeza Não poderá simplesmente ligar esse trafo na tomada, ele a vazio não tem problema, mas quando você ligar a tua máquina e colocá-la em funcionamento, o disjuntor do circuito da tomada vai desarmar e caso não haja uma boa distribuição de cargas, ou não houver o quadro de distribuição como em instalações antigas haverá um sobreaquecimento nos cabos e muito provável um incêndio após um tempo, portanto o melhor a fazer é contratar um profissional para dimensionamento do cabo e disjuntor para ligação deste trafo. Por cima vai um circuito de 50A, com cabo de 10mm², mas isso deve ser feito por um profissional que analisou tua instalação de perto e viu as condições da mesma. Espero ter ajudao. Mateus -

Responder
Edgard Santos
Particular - há 8 anos

Breno, jamais utilize transformadores para ligar seus aparelhos eletrodomésticos. Eles irão funcionar sim, mas o ideal é chamar um eletricista para verificar e instalar tomadas na tensão desejada. A secção do fio, a segurança e o custo vão depender dos aparelhos e da distância entre as tomadas e a fonte de energia. Isso o profissional analiza no local.

Eng. Alvaro Clifford

O ideal é prover proteção a jusante e a montante do transformador, ou seja, antes e depois, com disjuntor termomagnético. Deve ser dimensionado o cabo correto e disjuntores corretos. Devido a carga de 9000W o circuito é de uso específico e portanto deve ser provido um circuito individual somente par esta máquina partindo do seu quadro elétrico geral. Se você estiver dispondo de um autotransformador, que creio ser o caso, ele pode ser invertido, ou seja, usado como elevador ou abaixador e está a contento para atingir a carga necessária de se demandar dele.

Responder
Everton Parreiras
Eletrica & Segurança Eletronica (Santa Luzia, Minas Gerais) Eletrica & Segurança Eletronica - há 8 anos

boa noite!

vc precisara de instalar uma rede individual,vinda do quadro de distribuição ,com um disjuntor de 50 ampr,e cabos de 10 mm, mas se sua rede de alimentação geral do q.d.c for inferior a 16 mm 70 amperes, sugiro a vc instalar um padrão bifásico 220v. everton parreiras

Responder
Antonio Alves da Silva ( Toninho)

eu analisei a sua pergunta e fiz um breve caculo, si a sua rede de entrada for cabo de 25 mm

e disjuntores de 100A pode sim poque a sua amperagem vai atingir 81 Amperes só a Lavadora

caso sua rede for inferior pode danificar e comprometer a sua rede

Responder
Claudiney Vieira dos Santos
Eletek Instalações Eletrica (Cotia, São Paulo) Eletek Instalações Eletrica - há 8 anos

Bom dia Bruno lima eu verifiquei a sua pergunta falando da mudança de tenção na sua instalacão com um traf não

vai ser possível improvimento colocar um traf você vai ter um super aquecimento na sua instalação e não vai resolver o problema da sua propriedade procura um profissional da sua confiança para fazer sua instalação

ou pedir a concessionaria para alterar o seu padrão de entrada.

Responder
Max Santos
A Somatec Instalações Técnicas Ltda. (São Paulo Zona Oeste, São Paulo) A Somatec Instalações Técnicas Ltda. - há 8 anos

Na verdade você precisa utilizar um transformador elevador pois você terá que aumentar a tensão de 110V p/ 220V. O ideal é primeiramente fazer um estudo de carga para saber se o disjuntor geral suportará a carga e principalmente os alimentadores de força. Ao invés de instalar um transformador elevador, leva um circuito independente para alimentador o ponto de uso específico, mas, antes faça um estudo de carga.

Responder
Arif
Particular - há 8 anos

Bom dia,

A sua maquina é de ma potencia alta, deve verificar a disponibilidade de carga instalada em sua casa, uma maquina com esta potencia recomenda que faça um circuito especifico para ela atendendo as normas de segurança e especificações do fabricante, não esquecendo do fio de proteção.

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região