Benefícios piscinas de concreto armado x vinil

Quanto tempo de duração entre a piscina de concreto armado x piscina de vinil. Concreto armado começa apresentar problema de infiltração em média de qto tempo? Em contrapartida, a piscina de vinil, precisa fazer a troca do vinil em qto tempo?

Benefícios piscinas de concreto armado x vinil

Quanto tempo de duração entre a piscina de concreto armado x piscina de vinil. Concreto armado começa apresentar problema de infiltração em média de qto tempo? Em contrapartida, a piscina de vinil, precisa fazer a troca do vinil em qto tempo?

Piscina de Azulejo Revestida com Vinil_502096
Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

2 Respostas

Adilson  Rocha
Sustentar Construtora (Mogi das Cruzes, São Paulo) Sustentar Construtora - há 9 anos

Concreto x alvenaria

O concreto armado pode ser usado para a construção de piscinas de diversos tamanhos, mesmo em terrenos com solos de baixa resistência, grandes desníveis e lençol freático, enquanto a alvenaria estrutural não é recomendada para projetos com mais de 60 m2 (6 x 10 m, por exemplo) e volumes superiores a 90 m3.

a maior vantagem do concreto armado está na durabilidade, que pode chegar a 40 anos. “Esse sistema é constituído por uma estrutura monobloco de concreto com malha dupla de ferro no fundo e nas paredes, não sendo necessário o uso de pilares ou de cintas. Já no sistema de alvenaria são usadas malhas de ferro simples, brocas, pilares e vigas ou canaletas preenchidas com concreto. Essa estrutura pode facilmente fissurar (trincar) caso ocorra movimentação do terreno, reduzindo a durabilidade a 15 / 20 anos.”

O tempo de obra varia entre essas duas opções. A previsão para a construção de uma piscina de alvenaria é de 30 dias, enquanto a de concreto armado demora cerca de 50 dias para ficar pronta. Por outro lado, ambos os métodos têm ótimo resultado estético. Para o acabamento interno, geralmente são usados materiais mais nobres e sofisticados, como cerâmicas e pastilhas de vidro ou porcelana, em diversas cores e tamanhos. Pedras naturais também são uma opção.

“Construir uma piscina de concreto armado de 4 x 8 m e profundidade de 1,40 m custa cerca de R$ 32 mil. A de alvenaria, com as mesmas dimensões, é mais barata e sai, em média, por R$ 26 mil. Nesses valores estão incluídos mão de obra, material de alvenaria e hidráulico e equipamento de filtragem”

Com um processo construtivo prático e econômico, a piscina de vinil pode ser executada de acordo com o gosto do cliente. esse tipo de estrutura permite curvas, profundidades diferentes, ângulos ousados, prainhas e hidromassagem, entre outros artifícios.

Vinil

Essa opção também é rápida de ser instalada. A diferença fundamental entre uma piscina de vinil e uma de alvenaria é que na primeira, em vez de se fazer o acabamento com azulejo, aplica-se um revestimento especial: o vinil flexível. Assim, depois de feita a escavação, é construída uma estrutura com blocos de concreto de 15 cm e, a cada dois metros, são erguidas colunas de concreto armado para sustentação. Em seguida, aplica-se reboco liso nas paredes e o fundo é preparado com concreto leve.

Antes da instalação do revestimento vinílico, é colocado o perfil de PVC. Em seguida, o vinil é estendido com a pressão da própria água da piscina. “Esse processo simples não demora mais que um mês para ser concluído, se nada atrapalhar, como as chuvas”, garante Rodrigo Pinheiro, diretor comercial da Sibrape. Pinheiro também ressalta que essa opção pode atender a qualquer projeto, pois o vinil se encaixa nos mais variados formatos. “Ele é muito prático e, por ser liso e não ter rejuntes não, acumula algas nas paredes”, conclui.

No que se refere ao valor final da obra, os modelos de vinil e de fibra de vidro têm custos bem próximos, sendo o primeiro cerca de R$ 2 mil mais barato.

<

Fibra de vidro

Se a intenção é providenciar uma piscina no menor tempo possível, sem maiores preocupações com o apelo estético, os modelos de fibra de vidro são os mais indicados. Afinal, são pré-fabricados e vêm prontos para serem instalados. Em um prazo de 10 dias após a compra a piscina já pode ser utilizada.

A instalação consiste, basicamente, na construção do berço de alvenaria e no acabamento lateral. A escavação é feita de acordo com as medidas da piscina; após o nivelamento do fundo, faz-se uma concretagem com malha de ferro para sustentação. Em seguida, coloca-se o casco no fundo com trava nas paredes e executa-se a alvenaria em blocos de concreto ao redor da piscina.

Esse modelo possui baixo risco de rachaduras, infiltrações