Qual bitola usar para rede elétrica para alimentar residências?

Qual bitola é correta para puxar uma rede elétrica que será a alimentação para 3 casas? Podem ser usados os fios de alumínio?

Qual bitola usar para rede elétrica para alimentar residências?

Qual bitola é correta para puxar uma rede elétrica que será a alimentação para 3 casas? Podem ser usados os fios de alumínio?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

14 Respostas

Fabio
Labri Engenharia (Cotia, São Paulo) Labri Engenharia - há 2 anos

Olá Maurício,

Recomendo que você solicite a um eletricista que analise a instalação.

O dimensionamento de cabos e proteção leva em considerações uma série de fatores.

Apenas um profissional é capaz de avaliar isso e apontar a solução alia custo x benefício e segurança.

Responder
Anderson Miranda
Idigital Empreiteira & Construção (Cotia, São Paulo) Idigital Empreiteira & Construção - há 2 anos

Boa tarde !

Muitos "profissionais" informando bitolas de cabos nas respostas, porém ninguém com preocupação ou interesse no Projeto Elétrico !

Sabendo que são 3 residências, qual o Padrão de alimentação ... Relógio único, Dedicados ?

Qual metragem para primeira e ultima residência Padrão x QDC ... ?

Informações que devem constar em um Projeto Elétrico, seguinto e estando dentro da Norma !

O verdadeiro profissional de elétrica, trabalha e cobra o valor certo e justo, ofertando um serviço completo de qualidade e mais ...

Ele se destaca do Zé Faísca habituado com cabo 10mm para Padrão, 2,5 para tomada, 6mm para chuveiro !

Já passou da hora da categoria não trabalhar da forma correta, nem cobrar o real valor do nosso trabalho.

Não pode nem está certo sair dimensionando cabeamento dessa forma !

Responder
Paulo santos calado

Olá,

Você quer uma ideia de Bitola de fio usar para alimentar 3 Residência?

O ideal seria saber o padrão das Residências.

É Alto padrão, Médio padrão, ou Baixo padrão?

Digo isso porquê uma casa de Alto padrão usa Cabo de 25mm na Entrada,

E uma Casa de Baixo padrão usa Cabo de 10mm na entrada de Luz.

Mais uma coisa eu sei, nunca se usa um circuito único para alimentar 3 Residências, é fora das normas.

Pra Alimentar 3 Residências você de usar 12 fios , sendo 9 de 10,0 mm e 3 de 4,0 mm que conresponde só Fio Terra.

Responder
Marcos Lopes de Almeida
Eletricista Instalador Técnico Eletrotécnico (Arujá, São Paulo) Eletricista Instalador Técnico Eletrotécnico - há 2 anos

Para uma residência é cabo 16mm no mínimo, más para 3 casas é no mínimo cabo 25mm

Responder
Imperio Solar Soluções em Energia Solar

Bom, a pergunta esta um pouco subjetiva, veja só "Residencia" é um termo muito genérico, idealmente você deveria ter um breve estudo de cargas. Uma única residência pode ter 2 chuveiros, maquina de lavar roupa e louças, geladeira, freezer, fogão a indução, ar-condicionado, etc.

São itens que por si só já impactam monstruosamente o consumo de uma residência e consequentemente o tamanho de bitolas e afins. Sugerimos um breve estudo, conforme já mencionado e seguir a norma NBR5410.

Espero ter ajudado pois, não há uma resposta "pronta" para isso.

Responder
MAURO NOVAES
Novaes.re (Santos, São Paulo) Novaes.re - há 2 anos

Como são três casas usa fio 16 mm.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região