Qual fio utilizar na instalação do chuveiro?

Boa Noite! Com um disjuntor de 63A bipolar para o chuveiro o fio não teria que ser de uma bitola maior? Grato pela atenção.

Qual fio utilizar na instalação do chuveiro?

Boa Noite! Com um disjuntor de 63A bipolar para o chuveiro o fio não teria que ser de uma bitola maior? Grato pela atenção.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

12 Respostas

Marcos Medeiros Gonçalves
Particular - há 6 anos

Boa Noite!

Que potencia tem esse chuveiro, quantos watts?

Se o disjuntor é bipolar, isso quer dizer que ele funciona a 220 V.

Me parece que 63 A, é muita coisa pra um chuveiro 220 V.

Tenho um chuveiro de 7600 W, que funciona a 220 V.

7600W/220V = 34,545454 A = 35A

Fio seção 4 mm - máxima Amperagem 32 A - bitola 10

Fio seção 6mm - máxima Amperagem 41 A - bitola 8

Usamos 6 mm, claro. O 4 mm não é suficiente.

André Santos
Serviços Elétricos E Automação Industrial (Rio das Ostras, Rio de Janeiro) Serviços Elétricos E Automação Industrial - há 6 anos

Olá Sebastião!

Sendo o chuveiro de 5.500W e a tensão 220Vac utilize cabo 4mm² e disjuntor de 25A. Caso a distancia seja acima de 50m utilizar cabo de 6mm² e disjuntor de 32A.

Espero ter ajudado.

Grande abraço.

Responder
Eliel Ramos Pereira
Eletricidade E Aumento De Carga Técnico Credenciado Light (Rio de Janeiro Zona Norte, Rio de Janeiro) Eletricidade E Aumento De Carga Técnico Credenciado Light - há 6 anos

Para disjuntor bipolar de 63A o cabo e 16,0mm² pois o mesmo suporta ate 68A. Obs: Ver se seu relógio a carga e 70A cabo 25,0mm², pois se não for, tera que pedir Aumento de Carga, ou reduzir a potência do chuveiro...Valeu...

Responder
Eletro Star Rio silvano
Instaladora Eltrica,camêmera, Automaçāo Portoe,l (Rio de Janeiro Zona Oeste, Rio de Janeiro) Instaladora Eltrica,camêmera, Automaçāo Portoe,l - há 6 anos

boa tarde, você tá pro culpado com o cabo,o correto e você analisar o que o manual do chuveiro ta mandando vc fazer .(saite do fabricante)

se não acaba protegendo o cabo e o quadro mais o aparelho, não esqueça do aterramento

Responder
Flávio Ferreira Braga

De acordo com a tabela de cabos Pirelli a bitola do cabo para disjuntor 63 é de

25mm2

Responder
José Ivan Da Silva Cruz

Olá fio para chuveiro elétrico 4mm2, 220v disjuntor para chuveiro 25 a 30 amperes tem k verificar a distância do quadro de distribuição, OBs todo chuveiro tem k ter seu disjuntor próprio, o aterramento e obrigatório para qualquer instalação de chuveiro e tomadas de uso geral.

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região