Qual bitola usar para fio de 200 metros?

ola pessoal,minha casa tem 200m de conduite (aqui chamam fios mestre) onde chega nas lampadas e descem tbem para as tomadas,a tensao é 110v,nesse comprimento todo,qual bitola usar,lembrando que para os chuveiros levarei fios separados,numa distancia de 10 metros,qual bitola usar para os chuveiros?

Qual bitola usar para fio de 200 metros?

ola pessoal,minha casa tem 200m de conduite (aqui chamam fios mestre) onde chega nas lampadas e descem tbem para as tomadas,a tensao é 110v,nesse comprimento todo,qual bitola usar,lembrando que para os chuveiros levarei fios separados,numa distancia de 10 metros,qual bitola usar para os chuveiros?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

4 Respostas

Elton
E.M.C Reformas e Refrigeração (Niterói, Rio de Janeiro) E.M.C Reformas e Refrigeração - há 1 año

Ola, o Ricardo batista respondeu correto ,porém deve primeiro fazer o cálculo no imóvel e depois da carga chegará na pontencia correta para cada cabo , exemplo com perda de 3%. 60A com essa distância cabo 120mm

Porém se vc usar 220v com 60A o cabo será de 70mm

Porém vc pode calcular uma amperagem mais baixa ,.

Tipo 40A cabo 95mm 110v

Ou 40A cabo 50mm no 220v

Eu aconselho a mudar fase da tenção para 220v sairá mas barato em tos os sentidos .

Responder
Marcelo Ferreira Almeida
Engenheiro Civil (Guarulhos, São Paulo) Engenheiro Civil - há 4 anos

Prezada Flávio,

O correto dimensionamento depende da carga de cada elemento.

A grosso modo (considerando as cargas minimas), pode-se utilizar 1,5mm para iluminação, 2,5mm para tomadas e 4,0mm para chuveiro.

Att. Eng Marcelo F.A.

Conte com a Remar Técnica l Arquitetura e Engenharia

Guarulhos/SP

Responder
Particular - há 4 anos

R: Dependerá da carga admissivel que precisará, mas se for uma residencia pequena, o cabo de alimentação deverá ser de 35 mm e o do chuveiro de 10mm

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região