Qual a bitola necessária para um circuito de 120a?

Em um circuito de banheiro com 6 chuveiros, preciso fazer um QDC apenas para eles, nos meus cálculos com 6 chuveiros de 6800w deu um total de 120a, pela capacidade máxima de corrente por bitola de fios, seria um de 50mm, é necessário usar esse fio mesmo?

Qual a bitola necessária para um circuito de 120a?

Em um circuito de banheiro com 6 chuveiros, preciso fazer um QDC apenas para eles, nos meus cálculos com 6 chuveiros de 6800w deu um total de 120a, pela capacidade máxima de corrente por bitola de fios, seria um de 50mm, é necessário usar esse fio mesmo?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

9 Respostas

Adriano Rossi
Rossi Soluções Elétricas (Santo André, São Paulo) Rossi Soluções Elétricas - há 1 año

Sua pergunta envolve alguns detalhes que não foi informado, como a distância que esse cabo vão percorrer para alimentar o QDC do circuito dos chuveiros.

Outra questão é se o local é um vestiário onde ao final, os usuários utilizam os chuveiros ao mesmo tempo, pois isso implica diretamente no fator de demanda.

Outra questão é referente a instalação dessa edificação se suporta esse acréscimo de carga? pois para uma indústria 120A conforme seus cálculos, normalmente é aceitável, porém para uma reforma de academia, será necessário avaliar uma possível troca do padrão de entrada e solicitar o acréscimo de carga.

Agora se o sistema for alimentado por trifásico, a corrente suportada pelos condutores é diferente se for mono ou bifásico por exemplo.

Tendo em mente essas questões na NBR5410 2014 na tabela 33 demonstra os tipos de locais onde os cabos serão instalados e na Tabela 28 determina a corrente máxima para caba bitola dos cabos.

Usarei um exemplo: se a corrente for 120A 220v bifásico ou mono instalado na alvenaria (tipo de instalação:7 B1) por eletroduto de seção circular com até 40% da taxa de ocupação, onde a distancia do cabo seja 10 mts, a Corrente suportada para o cabo de 50mm² é de 151A, já para trifásico na condição anterior é de 134A.

Resumindo, a resposta para sua pergunta não é só se serve, mas precisa de uma avaliação técnica com competência em dimensionamento. Caso necessite, podemos agendar

Adriano

Rossi Soluções Elétricas

Responder
Jose Elenilson Da Silva
Expande Serviços (Guarulhos, São Paulo) Expande Serviços - há 1 año

Bom dia sou o Elenilson as entrada do relogio tem que ser de acordo pela distancia e as potencia dos chuveiros e no que ainda mais circuito vai ser ligado nunca utilizar bitola do total sempre utilizar a bitola a mais pode ser 70mm ou 95mm depedendo no que vai ser distribuido no local para o futuro não ter problema.

Responder
Josué Eletricista Zem
Josué Eletricista (Piracicaba, São Paulo) Josué Eletricista - há 1 año

Olá.

Primeiramente tem que ver o padrão de energia qual cabo que está na entrada de energia se o medidor é bifasico ou trifásico , distância do medidor até o quadro para que possa ser feito a distribuição correta e assim saber qual cabo vai ser usado no circuito

Responder
Jusenaldo Mauricio Silva
Instalações e Manutenções Predial-Comercial-Industrial (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Instalações e Manutenções Predial-Comercial-Industrial - há 1 año

bom dia, depende da distancia do quadro de distribuição e da potencia dos chuveiros a serem estados ,então ,podemos calcular a bitola dos cabos e amperagem

Responder
Roberto Silva
Particular - há 1 año

Sim , tem por que cliente pode usa 6 chuveiros mesmo tempo.

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região