Como escolher o cabo de rede?

Boa noite , quero instalar 2 chuveiros e dois equipamentos de ar condicionado na minha residência, minha casa tem aproximadamente 70 mt2 , de serviço nos fundos e alguns eletrodomésticos eletrônicos , qual cabo indicado para rede ? O fio da rede que vem da rua se não me engano é 10mm , pensei em colocar 16 mm , mas não sei se posso pois no medidor o fio já é bitola 10 , não tenho intenção de aumentar mais nada , até porque não há mais espaço , então seriam 2 chuveiros e equipamentos de ar condicionado com 12.000 BTUS , tenho bastante equipamentos , câmeras , aquário alarme , internet entre outros , o 10 suportaria tudo , tomadas todas 4 mm , lâmpadas 2,5 e chuveiros 6 .

Como escolher o cabo de rede?

Boa noite , quero instalar 2 chuveiros e dois equipamentos de ar condicionado na minha residência, minha casa tem aproximadamente 70 mt2 , de serviço nos fundos e alguns eletrodomésticos eletrônicos , qual cabo indicado para rede ? O fio da rede que vem da rua se não me engano é 10mm , pensei em colocar 16 mm , mas não sei se posso pois no medidor o fio já é bitola 10 , não tenho intenção de aumentar mais nada , até porque não há mais espaço , então seriam 2 chuveiros e equipamentos de ar condicionado com 12.000 BTUS , tenho bastante equipamentos , câmeras , aquário alarme , internet entre outros , o 10 suportaria tudo , tomadas todas 4 mm , lâmpadas 2,5 e chuveiros 6 .

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

12 Respostas

Leonardo Camilo
Leonardo Técnico Em Eletrotécnica (Belford Roxo, Rio de Janeiro) Leonardo Técnico Em Eletrotécnica - há 5 meses

Para responder à sua pergunta, precisamos considerar alguns fatores:

A potência dos chuveiros e dos ar condicionados.

A potência dos outros equipamentos que você tem na casa.

A bitola do fio que vem da rua.

A potência dos chuveiros é de 7,5 kW cada um, totalizando 15 kW. A potência dos ar condicionados é de 3,5 kW cada um, totalizando 7 kW. A potência dos outros equipamentos é desconhecida, mas podemos estimar que seja de 2 kW.

Portanto, a potência total dos equipamentos é de 24 kW.

A bitola do fio que vem da rua é de 10 mm. Essa bitola é suficiente para suportar uma corrente elétrica de até 50 A.

Para calcular a corrente elétrica que será demandada pelos equipamentos, podemos usar a seguinte fórmula:

I = P / U

Onde:

I é a corrente elétrica (em A)

P é a potência (em W)

U é a tensão (em V)

No caso dos chuveiros, temos:

I = 7,5 kW / 220 V = 34 A

No caso dos ar condicionados, temos:

I = 3,5 kW / 220 V = 16 A

No caso dos outros equipamentos, temos:

I = 2 kW / 220 V = 9 A

A soma das correntes elétricas é de:

34 A + 16 A + 9 A = 59 A

Como a bitola do fio que vem da rua é de 10 mm, que suporta uma corrente elétrica de até 50 A, é possível instalar os chuveiros e os ar condicionados, sem a necessidade de trocar o fio.

No entanto, é importante ressaltar que a bitola do fio que vem da rua é a bitola mínima necessária. Para garantir a segurança da instalação, é recomendável instalar um fio com bitola superior, de 16 mm, que suporta uma corrente elétrica de até 80 A.

Com um fio de 16 mm, você terá mais margem de segurança, caso você decida instalar mais equipamentos no futuro.

Portanto, a minha recomendação é que você instale um fio de 16 mm. Isso garantirá a segurança da instalação e permitirá que você instale mais equipamentos no futuro, se necessário.

Aqui estão algumas dicas para realizar a instalação dos chuveiros e dos ar condicionados:

Contrate um eletricista qualificado para realizar a instalação.

Siga todas as normas de segurança elétrica.

Use materiais de qualidade.

Espero ter ajudado!

Responder
José Alberto Siqueira Siqueira
José Alberto Siqueira (Cotia, São Paulo) José Alberto Siqueira - há 6 meses

E preciso uma pericia no local para e faser um levantamento da potencia instalada para instalar o cabo ideal.mas um cabo fe 25mm ,seria o mais indicado para a entrada pois trabalharia com folga uma vez que nao temos as potencia dos chuveiro.

Responder
Marcos Silva
VOLPERGY ELECTRIC ADVISORY (Rio de Janeiro Zona Oeste, Rio de Janeiro) VOLPERGY ELECTRIC ADVISORY - há 6 meses

De fato, conforme já mencionados pelos colegas, o correto é chamar um profissional QUALIFICADO para realizar uma visita técnica a fim de analisar in loco o estado da infra existente e realizar as devidas medições com as cargas em funcionamento, verificar a potência dos equipamentos, medir a distancia entre o percurso entre o padrão de entrada até as cargas (vê se há queda de tensão) e outros. Aí sim, depois de levantar estas informações, partir para o dimensionamento: dos condutores elétricos (fios), dos disjuntores, DR e DPS.

Responder
João Santos
JonesClimAr Ar condicionado e Elétrica (São Paulo Zona Oeste, São Paulo) JonesClimAr Ar condicionado e Elétrica - há 6 meses

Olá, Fernando!

Nesse mar eu nado no modo borboleta, um pouco de descontração pra um assunto bem sério onde o erro ou errado tem dois caminhos básicos, fatalidade ou um excedente em sua conta mensal. Conforme sua descrição percebi superdimencionamento na infraestrutura elétrica,

Estando Na região metropolitana de São Paulo me convide para uma visita técnica, e a priori não se prenda em valores, mas no fator qualidade de vida, segurança patrimonial e, desperdício por falta de uma avaliação profissional.

Estou no aguardo de Seu convite para juntos normalizar suas dúvidas, e por final lhes deixar o conforto merecido sob um ambiente climatizado...e seguro!

Abraço,

No aguardo de Seu contato,

Sou João Santos, e trabalho na empresa JonesClimAr Ar Condicionado e Elétrica.

4 fotos
Responder
Antonio Aparecido
Antonio Eletricista Residencial/predial (Betim, Minas Gerais) Antonio Eletricista Residencial/predial - há 6 meses

Bom dia,o correto e vc pedir uma visita de um profissional de confiança,pois tem que fazer o levantamento completo de toda carga, assim tem com fazer todo dimensionamento, estamos a disposição, obrigado

Responder
Marco Aurelio Do Couto couto

Tem que ter um circuito para cada chuveiro e para cada ar-condicionado se não dá queda de energia

Responder
Fabricio Silva Libdy

Teria que mudar para 16.0m™ pois ele está alimentando a carga , e pela distância com certeza com o cabo de 10.0m™ vai derrubar o disjuntor, pois a carga que ele está aumentando dependendo da potência do chuveiro e de mais ou menos 50A ou mais

O ideal seria fazer uma visita pra saber se o cabo de 16 também seria suficiente

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região