Como escolher o disjuntor correto?

Qual disjuntor devo usar para 4 freezers: 2 são 220v e 2 são 110v. E quais os fios e tomadas indicados?

Como escolher o disjuntor correto?

Qual disjuntor devo usar para 4 freezers: 2 são 220v e 2 são 110v. E quais os fios e tomadas indicados?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

7 Respostas

Paulo santos calado

Olá, Freezer com motor Bifásico, tem uma corrente de 5,0 A, nesse caso você deve usar um Disjuntor Bipolar de 15A , e o Fio de 2,5 mm

O Freezer de 110V tem uma Corrente de 3,3A

Nesse caso você deve usar um Disjuntor Unipolar de 15A, e o Fio de 2,5 mm.

Obs: Não desperdice fios, usando fio de Bitola maior sem necessidade, o Fio tá a preço de Ouro, economize, use o Fio certo.

Usa se fio Gross só quando o equipamento e Resistivo, ou seja tem resistência de aquecimento, nesse caso quanto mais grosso o Fio melhor.

Responder
Alessandro Araujo Lima

A voltagem não interfere na escolha da amperagem dos disjuntores, mas a potência de cada equipamento.

A fiação pode ser 4mm² para ambos.

Os 220V precisam de disjuntor bipolar, e os 110V mono.

Dê preferência para disjuntores curva C, pois motores dão tranco forte.

Mas como já dito, precisaria saber a potência, em Whats de cada equipamento, para uma melhor definição.

Como já informado em outro comentário, tente entrar em contato com o fornecedor, caso não haja manual ou não seja possível verificar a potência, normalmente, na carcaça do motor.

Abraço.

Responder
Marcos Lopes de Almeida
Eletricista Instalador Técnico Eletrotécnico (Arujá, São Paulo) Eletricista Instalador Técnico Eletrotécnico - há 2 anos

A NBR5410 a norma de baixa tensão diz que circuitos específico tem que ter um disjuntor separado, então para o circuito 220v um disjuntor bipolar de 20A cabo 2,5mm, e o circuitos 127v um disjuntor unipolar de 20A com cabo de 2,5mm.

Responder
Carlos
Carlos (São Paulo Zona Centro, São Paulo) Carlos - há 2 anos

Pode usar cabo de 4mm ele vai suportar até 28A sem aquecer.

Deve usar um circuito para cada frizzer.

Os dados para selecionar disjuntor pode ver na placa dos frizzer, aplicar a lei de ohm e seleciona a capacidade do disjuntor.

Importante instalar a fiação de terra, se não tiver na casa ou estabelecimento consulta com profissional.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região