Como ligar uma bomba d'agua para duas casas?

Bomba d'agua para 1 caixa d'agua que serve duas casas, e tem que ser ligada pelas duas casas alternadamente

Exemplo : uma casa em baixo,outra em cima com moradores diferentes que tem que compartilhar a mesma caixa,bomba ,porém cada um com sua conta de luz.

Como ligar uma bomba d'agua para duas casas?

Bomba d'agua para 1 caixa d'agua que serve duas casas, e tem que ser ligada pelas duas casas alternadamente

Exemplo : uma casa em baixo,outra em cima com moradores diferentes que tem que compartilhar a mesma caixa,bomba ,porém cada um com sua conta de luz.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

7 Respostas

Marcelino Azevedo de Jesus

Boa noite sr Doug . A MAJTec Serviços tem o prazer de lhe ajudar respondendo seu questionamento.

Existem algumas alternativas.

- Caso a bomba seja monofásica e os senhores queiram acionar a bomba manualmente de seus apartamentos, basta ligar um disjuntor em casa apartamento e levar um fio de cada apartamento até a bomba, tomando o cuidado de garantir que a fase de ambos os apartamentos seja a mesma

- Caso a bomba seja bifasica e os senhores queiram acionar a bomba manualmente de seus apartamentos, basta ligar um disjuntor bipolar em casa apartamento e levar um par de fios de cada apartamento até a bomba, tomando o cuidado de garantir que a fase de ambos os apartamentos seja a mesma em ambos os bornes da ligação da bomba.

- Caso a bomba seja monofásica e os senhores queiram acionar a bomba manualmente no local, basta levar um fio de cada apartamento até a bomba e no local de acionamento ligar dois disjuntores(um para o fio do apt A e o outro doe B), tomando o cuidado de garantir que a fase de ambos os apartamentos seja a mesma.

- Caso a bomba seja bifásica e os senhores queiram acionar a bomba manualmente no local, basta levar um par de fios de cada apartamento até a bomba e no local de acionamento ligar dois disjuntores bipolares(um para o par de fios do apt A e o outro do de B), tomando o cuidado de garantir que a fase de ambos os apartamentos seja a mesma em ambos os bornes da ligação da bomba.

- Caso desejar a partida automática, deve-se criar um projeto com clp e contatores.

Responder
SR Engenharia Consultiva
Sr Engenharia Consultiva (Recife, Pernambuco) Sr Engenharia Consultiva - há 6 anos

Bom dia, Dolg.

Lendo a descrição:

"uma casa em baixo,outra em cima com moradores diferentes que tem que compartilhar a mesma caixa,bomba ,porém cada um com sua conta de luz."

Percebemos que a caixa d'água é única e não há o porque separar o acionamento da bomba, pois não será possível atribuir o funcionamento da bomba ao apartamento que está consumindo a água naquele momento.

Eu lhe daria as seguintes sugestões:

Para evitar manobras muito específicas e que não seriam de simples manutenção, seria essa:

# Instalar 2 caixas d´'agua, 1 para cada imóvel, cada um com sua própria bomba d'água; (Você gastaria uns R$ 600,00 -- EXEMPLO: caixa de 500 litros + bomba -- porém evitaria muita dor de cabeça)

Outras mais complexas:

# Instalar uma caixa única, 1 bomba , instalar um contador apenas para a bomba (ou instalar um dispositivo de medição no quadro de comando da bomba) e dividir o consumo pela proporção do consumo d'água;

# Instalar 2 caixas d'água, 1 bomba e um quadro de comando com acionamento individual por caixa d'água com o registro de consumo de energia por sistema acionado;

# Instalar 1 caixa d'água, 1 bomba e dividir o consumo no condomínio (que também pode causar muita dor de cabeça)

Enfim, lhe indico que cada unidade (casa/apartamento) tenha sua própria caixa e bomba (se forem poucas) ou que a conta de luz seja dividida para todos (no caso de muitos moradores).

Espero ter ajudado com as ideias!

Responder
Carlos
Eletricidade (Macaé, Rio de Janeiro) Eletricidade - há 6 anos

leva os dois fio das duas casas pra bomba,depois voce escolhe ou poe uma chave de 3 posiçoes ao lado da bomba,nesse o sistema seria manual voce sempre teria que ir a bomba para desvirar o sistema..ou poe automatica com duas contatoras intertravadas cada contatora alimentada por cada relogio de luz...sugiro chamar um eletricista da sua cidade..mas o serviço da pra fazer..

Responder
Particular - há 6 anos

R: Neste caso é complicado, por mais que se coloque uma chave para alterar a rede que a alimentará, dependerá de cada um ligar quando acabar... o ideal é fazer o consumo de apenas uma casa e dividir o custo da diferença de energia gasta entre os dois moradores...

A disposição;

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região