Como passar cabos de alumínio?

Os cabos de alumínios quatriplex 16mm eles podem passar subterrâneos em eletrodutos com distancia de 70 metros sem dar aquecimento

Como passar cabos de alumínio?

Os cabos de alumínios quatriplex 16mm eles podem passar subterrâneos em eletrodutos com distancia de 70 metros sem dar aquecimento

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

24 Respostas

Respostas úteis 1
Valmir Paulino Gonçalves

ola boa noite não aconselho usar este tipo de cabo pois ele com certeza lhe dara problema no futuro,já de imediato terá perda de energia,aconselho que use um cabo com a bitola maior de cobre e de revestimento duplo,mas o correto seria chamar um profissional no local.

Responder
Bruno Gonçalves silva dos Satos

Verificar as Potencias em watts que irá utilizar dentro do imóvel,, fazer um calcúlo referente a bitola que sera utilizada , se for compatível ao calculo sem problemas ... Mas pela distancia e a natureza de instalação eu sugiro cabos com a bitola de cobre .. evitara a queda de tensão ocasionado pela distancia ok

Responder
Francisco Souza
Floridas Pinturas (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Floridas Pinturas - há 6 anos

bom dia depende do projeto que vai se feito sempre procura um bom profissional capacitado

Responder
Carlos Missio
Carlos Eletricista (São José do Rio Preto, São Paulo) Carlos Eletricista - há 6 anos

cabo triples, quadruplex, são apropriados para o tempo, isolação dele é resistente ao tempo, sol chuva.O neutro é nú, corrente circula por ele, (tensão alternada)Toda tubulação subterrânea , transpira , enche de água(suor) devido o calor, em torno de 70 graus,, cabo próprio para embutir é de cobre com isolação de 1 KV

Mateus Alencar Martins
Engenheiro Mateus (Sertãozinho, São Paulo) Engenheiro Mateus - há 6 anos

Bom dia!!

essa é uma instalação que envolve outras variáveis. Contrate um bom profissional para dimensionar corretamente este cabo de acordo com a carga e tensão que você irá utilizar, para que não ocorra aquecimento inesperado. E conforme dito acima por colegas , faça caixa de passagens ao longo do percurso.

Responder
Jair Gonçalves de Oliveira

claro que pode ser passado subterrâneo sim, desde que essa tubulação que ira passar esses cabos seja envelopado se for ter contato com a terra, tenha uma boa margem de folga em relação a espessura desse cabo e de preferência que tenha caixas de passagens nesse percurso.

e como já foi dito, manter também uma boa margem de folga em relação ao que o cabo aguenta e na corrente que será utilizada, garantido esse limite através de proteção ( disjuntores)no inicio e no fim do percurso .

Att. Jair da csuex instalações elétricas

Responder
Marcos
Point Cool (Osasco, São Paulo) Point Cool - há 6 anos

Você precisa verificar qual a carga que será solicitada na linha, só assim poderá definir a bitola do cabo sem estas informações fica difícil te responder se irá aquecer ou não.

Responder
Erasmo Bertolino
Reformas E Construções (Aguaí, São Paulo) Reformas E Construções - há 6 anos

Alem da distancia (comprimento em metros) e a bitola (diametro do fio) tera que considerar a carga (para que finalidade esta linha vai trabalhar) com estes valores em mãos é so aplicar a lei de ohm ai vc sabera se sua linha de fios vai ou não aquecer.

Responder
Alexandre de Medeiros Lemos

Sim, pelo que falou acima estão denergizados. Não entendi qual é sua dúvida.

Responder
Abdias Antonio dos Santos
Instalação E Manutenção Eletrica E Hidraulica (Guarulhos, São Paulo) Instalação E Manutenção Eletrica E Hidraulica - há 6 anos

Têm que fazer um cálculo de distância para que a perda tensão seja admissível e causa r aquecimento do cabo, quando há uma distância anormal se compensá com aumento da bitola di cabo, mas têm que ser calculado.

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região