Como fazer instalação elétrica?

Olá, vou fazer uma instalação independente nos fundos. Monofásico fase/neutro.

Vou usar um conector perfurador no fase e no neutro de 10mm, no poste.

As saídas desses conectores vou puxar com cabos de 10mm até um quadro abaixo no poste onde vou colocar 2 disjuntores , um para a fase de 32, e um mesmo para o neutro.

Farei a redução dos cabos e puxarei desses disjuntores do poste, com um cabo de 6mm para a fase e outro igual para o neutro até o quadro da casa dos fundos onde terá um disjuntor de 32 para a fase, que fará a distribuição dos circuitos de tomadas e iluminação, e aqui diminuindo o neutro com um disjuntor de 20 para distribuir os circuitos com cabos de 2,5mm.

Posso conectar direto um cabo de 2,5mm no de 10mm no padrão do poste? está certo essa redução do neutro pelos disjuntores? Não corro o risco de desarmar o disjuntor do neutro e não desarmar o fase e dar algum problema? ou devo usar um disjuntor bifásico para o neutro e fase juntos?

Como fazer instalação elétrica?

Olá, vou fazer uma instalação independente nos fundos. Monofásico fase/neutro.

Vou usar um conector perfurador no fase e no neutro de 10mm, no poste.

As saídas desses conectores vou puxar com cabos de 10mm até um quadro abaixo no poste onde vou colocar 2 disjuntores , um para a fase de 32, e um mesmo para o neutro.

Farei a redução dos cabos e puxarei desses disjuntores do poste, com um cabo de 6mm para a fase e outro igual para o neutro até o quadro da casa dos fundos onde terá um disjuntor de 32 para a fase, que fará a distribuição dos circuitos de tomadas e iluminação, e aqui diminuindo o neutro com um disjuntor de 20 para distribuir os circuitos com cabos de 2,5mm.

Posso conectar direto um cabo de 2,5mm no de 10mm no padrão do poste? está certo essa redução do neutro pelos disjuntores? Não corro o risco de desarmar o disjuntor do neutro e não desarmar o fase e dar algum problema? ou devo usar um disjuntor bifásico para o neutro e fase juntos?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

8 Respostas

Fabio
Labri Engenharia (Cotia, São Paulo) Labri Engenharia - há 2 anos

Olá Leandro,

Recomendo que você solicite a análise das suas instalações por um eletricista, ele terá condições de avaliar e dimensionar as necessidades e os meios para atender sua obra.

O dimensionamento de uma instalação elétrica leva em conta vários fatores, para assegurar a sua eficiência, longevidade e principalmente a segurança.

Os apontamentos que você fez ao descrever a sua pergunta estão fora dos conceitos de segurança, se os fizer, corre um sério risco de colocar em perigo a vida das pessoas que moram nesta casa.

Espero ter ajudado.

Responder
Antonio Aparecido
Antonio Eletricista Residencial/predial (Betim, Minas Gerais) Antonio Eletricista Residencial/predial - há 2 anos

Bom dia amigo,o neutro nao passa pelo disjuntor.Vc tem que levar os cabos de 10mm,ate a chegada do dusjuntor do seu quadro,depois fazer as distribuiçoe,um disjuntor com cabo de 10mm para o chuveiro,um disjuntor com cabo de 4mm para as tomadas,um disjuntor com cabo de 2,5mm para iluminaçao,o correto e vc contratar um profissional do remo,estamos a sua disposiçao

Responder
Billy Anderson
Bsp Soluções (São Bernardo do Campo, São Paulo) Bsp Soluções - há 2 anos

Olá Leandro tudo bem?

Os amigos de profissão já esclareceram algumas dúvidas que você tinha, eu sugiro a contratação de um profissional para que possa ser dimensionado de uma maneira correta e segura, eletricidade mata, lembre-se da segurança da sua família e a sua, agora se você é uma pessoa que gosta faça um curso, não é demorado e o seu conhecimento ninguém tira.

Responder
Particular - há 2 anos

R: Veja tutoriais de diagramas no tube, tem bem explicados

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Walter Carvalho
Walter C Elétrica (Carapicuíba, São Paulo) Walter C Elétrica - há 2 anos

Não se utiliza disjuntor para o neutro. O ideal é vc chegar com os cabos de 10mm dos disjuntores do poste até o quadro interno. Use um barramento de neutro no quadro e deste barramento vc pega os cabos de 2,5mm. Lembrando que deve ser feito o dimensionamento dos cabos de acordo com as cargas do local e consequentemente também dos disjuntores. Portanto recomendo que você contrate um profissional para avaliar e solucionar as questões apresentadas.

Responder
Josafá Alves

Olá.

O neutro nunca passa por disjuntor. Você pode até fazer a conexão diretamente no cabo, mas recomendo que contrate um eletricista para realizar o serviço, pois a emenda no cabo, se mal feita, irá esquentar e consequentemente poderá levar a curto na instalação. O profissional irá lhe dar melhores opções, inclusive de dimensionamento para sua residência.

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região