Como instalar uma motobomba?

Comprei uma motobomba submersível de 340w 5A 220v. No manual de instruções diz que devo usar (para instal. a distancia menor de 180m, que é o meu caso) fio de 1.5mm. Porém na loja de materiais o vendedor me garantiu que o fio esquenta e que devo usar cabo triplex de 10mm (2x1x10+10mm2 PE) Me pareceu um exagero! vou ligar no gerador (Branco 6.5kva) Devo seguir o manual? Ou por estar ligado ao gerador tenho que usar mais grosso? Será que fui enganada?! Obg!!

Como instalar uma motobomba?

Comprei uma motobomba submersível de 340w 5A 220v. No manual de instruções diz que devo usar (para instal. a distancia menor de 180m, que é o meu caso) fio de 1.5mm. Porém na loja de materiais o vendedor me garantiu que o fio esquenta e que devo usar cabo triplex de 10mm (2x1x10+10mm2 PE) Me pareceu um exagero! vou ligar no gerador (Branco 6.5kva) Devo seguir o manual? Ou por estar ligado ao gerador tenho que usar mais grosso? Será que fui enganada?! Obg!!

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

15 Respostas

Sandei
Particular - há 6 anos

CABO 6 MM - DISJUNTOR 32A

Jose Luis Oliveira Alves

conforme a NBR 5410/97 (NB-3) a distancia observada de fato requer um cabo, para essa amperagem descrita, 10mm², porem não ficou claro a forma de instalação e nem se essa corrente é a de pico, pois pela potencia descrita a corrente nominal estaria em torno de 1,5 a 2A com a voltagem apresentada o que mudaria totalmente o conceito na escolha do cabo.Aconselho a senhora contratar um técnico para colher informações e apresentar a melhor forma e a devida bitola para instalação correta.abraços

Responder
Particular - há 6 anos

R: Se for até 5 m, utilize de 2,5 mm2, mas se for realmente a medida de 180 m, siga as orientações do vendedor...

A disposição;

Marcelino Azevedo de Jesus

A primeira coisa que me chamou a atenção é que para uma corrente de 5 A e tensão de 220v monofásica a potência é 1100w e não 340w.

Considerando que a corrente seja de 5 A a 180 m, o ideal seria um cabo triplex de 4mm (2x1x10+4mm2 PE) caso a instalação seja externa aparente(sem conduite ou enterrada, neste caso o cabo possui dupla isolação, o que é fundamental para a sua segurança e durabilidade do cabo) com um disjuntor para proteção do fio e da bomba, pois a perda de energia seria mínima(o que para vc que usa gerador é muito importante) sem exageros que implicariam em custo maior.

Responder
Carlos Vasques
Instel Instalações Elétricas (Rio de Janeiro Zona Norte, Rio de Janeiro) Instel Instalações Elétricas - há 6 anos

Bom dia.

A princípio deve-se seguir o manual do equipamento. O fabricante não teria interesse em prestar informações falsas. Com certeza foram realuzidos os cálculos de queda de tensão/perdas e de funcionamento da motobomba em diversas distâncias.

Eu diria que o mais importante é um sistema de proteção adequado, composto de disjuntor bipolar ou fusíveis, contator e relé térmico. Geralmente esta proteção completa é utilizada na instalação de máquinas trifásucas, mas é possível adaptá-la em ligações de máquinasono e bifásicas, como é o presente caso.

Como medida de segurança e também não estar definida a forma de instalação da fiação, eu optaria por instalar fios 2,5mm2, por atender a NBR-5410, também por ter maior resitencia mecânica, além de reduzir as perdas.

Agiria assim.

Responder
Alisson Da Paz Gomes
Chiali Manutenção E Instalações Elétricas (Mairiporã, São Paulo) Chiali Manutenção E Instalações Elétricas - há 6 anos

Considerando a potência informada e a tensão aplicada dentro da distancia que foi indicada um cabo de 2,5mm seria suficiente e com perda de no máximo 2% da tensão. E é a bitola mínima indica pela norma pela nbr5410 para tomadas de uso geral

Responder
David Camargo
David Manutenção Elétrica (Cotia, São Paulo) David Manutenção Elétrica - há 6 anos

Bom dia Mery Ellem, fiz uns calculos ha respeito da sua bomba e distancia que vai ser instalada pela bomba em si o cabo de 1,5 seria o ideal porque é uma bomba de amperagem baixa 5 amperes o cabo 1,5 guenta tranquilo, o fato da distancia que implicaria um pouco, o ideial seria colocar um cabo de 4mm, por garantia e colocar uma proteção para a bomba, sem problemas, vai tee um bom funcionamento e uma boa vida util para seu equipamento.

Responder
Carlos
Eletricidade (Macaé, Rio de Janeiro) Eletricidade - há 6 anos

até vinte metros use 2,5....1,5 tambem da mas dependendo da distancia em caso de problemas como travamento da bomba a resposta do disjuntor seja ineficiente pois a distancia do fio 1,5 ira enganar o disjuntor

Responder
Marcelo
M&m Eletricidades Em Geral (Niterói, Rio de Janeiro) M&m Eletricidades Em Geral - há 6 anos

Primeiro, para uma corrente de 5 A e tensão de 220v monofásica a potência é 1100w o que difere da potência de 340w. O outro passo é verificar se a bomba é trifásica pois o nível de corrente muda. Quanto ao nível de queda de tensão tem que saber se o cabo esta enterrado ou ao ar livre e colocar uma margem de porcentagem de 4% sobre a perda.

Apartir destas informações podemos dimensionar corretamente de acordo com a norma técnica.

Wellington Elias Santos
Wes. Pintura Imobiliaria E Instalaçoes Eletricas. (São Gonçalo, Rio de Janeiro) Wes. Pintura Imobiliaria E Instalaçoes Eletricas. - há 6 anos

Bom dia o cabo de1,5 que o manual indicou realmente é fraco. Ainda mais que tem uma distancia consideravel. Essa distancia tambem pede um aumento da bitola do cabo mas nao precisa ser 10. Pode ser um cabo de 6mm que voce vai ficar tranquila. Nao esqueça de instalar um disjunto para protecao da sua bomba e de seu cabo. Boa sorte.

Responder
Adilson Rodrigues Silva
Particular - há 6 anos

Realmente para 180m o fio 1,5mm2 irá produzir uma queda de tensão muito alta. O ideal seria você contratar um técnico, para calcular essa perda e definir o melhor o condutor para o seu caso. A solução do vendedor também é um exagero.

Agora se comprar o condutor superdimencionado for mais barato que contratar um técnico, então opte no máximo, pelo 6mm2.

Davi Rodrigues
Cdc: Comercio E Construções (Belford Roxo, Rio de Janeiro) Cdc: Comercio E Construções - há 6 anos

Se a distancia em questão é 180 metros sim, siga a orientação do vendedor; se a distancia e um metro e oitenta siga a orientação do manual.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região