Cabos desligados energizados dentro do eletroduto, o que pode ser?

Olá! Estou com um problema em um eletroduto na minha residência. Em anexo, deixo um esquema simples da ligação que estou fazendo. Tenho um eletroduto de 1/2" onde passam quatro cabos de 1.5mm.

Um destes cabos é energizado com 127v (*3), outro é o retorno do interruptor(*4) e os outros dois são cabos que não estão ligados a nada (* 1 e 2) pois ainda não terminei a instalação.

Eles não tem nenhuma emenda dentro do eletroduto. Porém, na caixa de passagem por onde eles saem, tem cinco outras saídas onde passam fios(maciços), mas nenhum pelo mesmo eletroduto destes quatro cabos, somente aparecem na caixa de passagem.

O fio energizado (*3) é ligado a um cabo de 6mm dentro da caixa de passagem.

O problema é o seguinte:

Ao conectar este cabo que virá direto da rede para o interruptor (*3), os outros cabos também ficam com tensão. No multímetro eles acusam variações entre 12v e 32v, mesmo não conectados a nada.

Isto pode ser indução? pela quantidade de cabos no eletroduto?

Cabos desligados energizados dentro do eletroduto, o que pode ser?

Olá! Estou com um problema em um eletroduto na minha residência. Em anexo, deixo um esquema simples da ligação que estou fazendo. Tenho um eletroduto de 1/2" onde passam quatro cabos de 1.5mm.

Um destes cabos é energizado com 127v (*3), outro é o retorno do interruptor(*4) e os outros dois são cabos que não estão ligados a nada (* 1 e 2) pois ainda não terminei a instalação.

Eles não tem nenhuma emenda dentro do eletroduto. Porém, na caixa de passagem por onde eles saem, tem cinco outras saídas onde passam fios(maciços), mas nenhum pelo mesmo eletroduto destes quatro cabos, somente aparecem na caixa de passagem.

O fio energizado (*3) é ligado a um cabo de 6mm dentro da caixa de passagem.

O problema é o seguinte:

Ao conectar este cabo que virá direto da rede para o interruptor (*3), os outros cabos também ficam com tensão. No multímetro eles acusam variações entre 12v e 32v, mesmo não conectados a nada.

Isto pode ser indução? pela quantidade de cabos no eletroduto?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

7 Respostas

Respostas úteis 4
Domingos Sávio de Oliveira
Sávio (Lorena, São Paulo) Sávio - há 2 meses

Bom dia, com base no comentário, a tubulação é muito fina pra muito cabo sendo assim estão imprensado,ou até mesmo ter rompido a isolação, e por isso está gerando uma indução, pra resolver tirar todos cabos fazer uma tubulação nova no mínimo 3/4 dependendo da quantidade de Cabo que vai passar , trabalhar com cores padrão da norma

NBR 5410

Responder
Thiago  TPL SERVIÇOS TÉCNICOS
Tpl Soluções Em Telecom (Campinas, São Paulo) Tpl Soluções Em Telecom - há 2 meses

Meu caro,com base nas informações fornecidas, provavelmente o encapsulamento dos cabos está prejudicado em algum ponto.

A melhor maneira é retirar os cabos da infraestrutura e verificar se há pontos de rompimento da capa.

Procure sempre utilizar cabos PP nas instalações com uso de infraestrutura galvanizada.

Consulte a NBR5410, sobre taxa de ocupação.

Responder
Antonio Aparecido
Antonio Eletricista Residencial/predial (Betim, Minas Gerais) Antonio Eletricista Residencial/predial - há 2 meses

Bom dia,o ideal e refazer todo o serviço, fazendo uma nova tubulação de 3/4,pois os cabos elétricos precisam pelo menos 10% de folga na tubulação,usar a face cabo de 2mm,o retorno pode ser de 1,5mm,usando um disjuntor de 16A, estamos a disposição, obrigado

Responder
Márcio de Assis Baptista

Boa noite, nesse caso com certeza tem algum cabo que está desencapado vazando corrente, como estão passando por um eletroduto mais fino pode ser que estejam prensados a ponto de passar a corrente para os outros cabos. O certo é remover todos e passar cabos novos, caso isso volte a ocorrer o que eu acho pouco provavel, essa tubulação tem alguma curva que está esfolando o cabo....nesse caso que eu considero mais dificil é necessário passar uma nova tubulação.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região