O fator de potência das tugs só é aplicado para calcular a demanda eletrica?

Boa tarde,

O fator de potência das tugs só é aplicado para calcular a demanda eletrica?

Ao dimensionar os circuitos das tugs deve-se considerar as potências em VA, sem aplicar o fator de potência de 0,8?

Estou me interessando em eletrica residencial e tenho esta dúvida além de outras!

Desde já agradeço pela colaboração!

O fator de potência das tugs só é aplicado para calcular a demanda eletrica?

Boa tarde,

O fator de potência das tugs só é aplicado para calcular a demanda eletrica?

Ao dimensionar os circuitos das tugs deve-se considerar as potências em VA, sem aplicar o fator de potência de 0,8?

Estou me interessando em eletrica residencial e tenho esta dúvida além de outras!

Desde já agradeço pela colaboração!

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

3 Respostas

Joao igor macedo

O fator de demanda (Fd) é usado geralmente no dimensionamento de instalações elétricas, pela análise da simultaneidade de uso dos equipamentos. O fator de demanda é um índice adimensional que varia entre os valores 0 e 1.

O fator de demanda indica o quanto dos aparelhos existentes são usados ao mesmo tempo. Se o seu valor for próximo de 1, significa que o cliente consegue utilizar simultaneamente toda a potência instalada.

Responder
Ailton Ferreira da Silva
Particular - há 2 anos

A Engewise Engenharia tem a satisfação de ajudar na sua dúvida.

Em resumo o fator de potência é a razão entre a potência ativa e a potência reativa e sua utilização serve para garantir o uso eficiente da energia elétrica em um circuito em especial os circuitos que envolvem cargas indutivas e capacitivas geralmente utilizadas por motores em indústrias.

As concessionárias de energia elétrica recomendam que o fator de potência fique o mais próximo de 1 recomendando que fique entre 0,92 e 1 podendo ser corrigido conforme as especificações técnicas do equipamento constantes nas etiquetas desses equipamentos e o cálculo inadequado desse fator pode prejudicar todo o fornecimento de energia e por esse motivo resultar em multas.

Todavia, as concessionárias não costumam multar unidades consumidoras residenciais.

Para dimensionamento de circuitos elétricos residenciais é recomendado consultar um engenheiro eletricista ou eletricista competente.

Veja que fator de potência não se aplica a TUGS apenas.

Na internet existem várias boas explicações mais aprofundadas sobre o tema porém com teor mais técnico e sendo seu interesse na área vale a pena você pesquisar e aprofundar.

Ficamos a disposição para qualquer serviço referente a instalação elétrica em geral.

Particular - há 2 anos

A ScalaTécnica Estruturas Metálicas se sente honrada em lhe auxiliar.

R: exatamente, por questões de segurança

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região