Capacidade elétrica do meu apartamento

Ola! Possuo uma geladeira de 470 litros + um microondas + um fogão elétrico na minha cozinha! Além dos que especifiquei, posso colocar mais um freezer horizontal de 488 litros? Moro em apartamento. Grato.

Capacidade elétrica do meu apartamento

Ola! Possuo uma geladeira de 470 litros + um microondas + um fogão elétrico na minha cozinha! Além dos que especifiquei, posso colocar mais um freezer horizontal de 488 litros? Moro em apartamento. Grato.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

21 Respostas

Respostas úteis 9
Anderson Tavares
Eletrica Predial Anderson Tavares (Belo Horizonte, Minas Gerais) Eletrica Predial Anderson Tavares - há 9 anos

Ola Sr° Leandro Helou, olha só oque voce precisa nos informar é a potência de cada aparelho (Medido em Watts) e a tensão da sua casa (Medido em Volts) para ser feito um calculo da carga que vai dar, nisso voce confere o seu disjuntor e tambem a aua fiação. Qualquer duvida estou a disposição

Responder
Gilson Garcino de Oliveria
Ggo Instalações Elétricas (Birigüi, São Paulo) Ggo Instalações Elétricas - há 9 anos

Olá. O indicado seria certificar se o circuito correspondente é adequado para esta carga, ou seja, se o circuito suporta esta quantidade de aparelhos.

Isto deve ser realizado por um profissional da área elétrica que lhe dará esta resposta.

Caso o o circuito não suporte esta carga, pode-se fazer um circuito específico para isso.

Certifique de contratar um profissional, pois eletricidade está relacionado com a segurança de seu lar.

Espero te ajudado.

Responder
Marcos  Bezerra
i9lci - inove lCi - Seu lar, Comércio e Indústria em Boas Mãos (São Paulo Zona Sul, São Paulo) i9lci - inove lCi - Seu lar, Comércio e Indústria em Boas Mãos - há 9 anos

O ideal é contratar um profissional habilitado, no seu caso um eletricista para que o mesmo avalie sua rede elétrica e identifique se é possível ou não atender a sua necessidade. Assim sabendo da capacidade da sua rede poderá acrescer mais eletrodomésticos de acordo com a orientação do profissional contratado para avaliação.

Att. Marcos Bezerra - i9lci - inove Seu Lar, Comércio e Indústria em Boas Mãos.

Responder
Carlos Eduardo
Lojas Colonial (São José dos Campos, São Paulo) Lojas Colonial - há 9 anos

Olá leandro, bom dia!

Com base em suas informações todos estes equipamentos devem ter alimentações exclusivas denominadas t.U.E (tomada de uso especifico) com fiação e material obedecendo o cálculo correto da corrente do mesmo. Não arrisque usando a "sorte" da famosa solução mágica "se o disjuntor não desarmar" todo equipamento de proteção pode falhar e se isso acontecer certamente o acidente que isso poderá te causar pode ser incalculável em muitas das vezes. Um equipamento deve ser testado periodicamente obedecendo todos os processos de segurança e em local apropriado. Você certamente ira concordar com o que ireI dizer, pois bem, o cinto de segurança de um carro so queremos ve-lo agindo em prol de nossa segurança se o acidente ocorrer, assim podemos considerar o caso do disjuntor que so irá agir previamente protegendo um possivel aquecimento dos condutores que se não parar de conduzir corrente imediatamente irá se derreter completamente e o resultado disso com o contato de material combustivel será fogo. Resumindo contrate um eletricista certificado e peça a ele que projete circuitos separados para os seus equipamentos, e claro aproveite e já peça uma revisão geral. Cautela e planejamento e igual a sucesso lembre-se disso. E um prazer compartilhar com todos minhas experiências. Um forte abraço e boa sorte!

Responder
Tiago Agnelo da Silva
Tiago Agnelo Engenheiro Eletricista (Marília, São Paulo) Tiago Agnelo Engenheiro Eletricista - há 9 anos

Caso seja um prédio novo, solicite uma cópia do projeto elétrico do seu apartamento e chame um eletricista de sua confiança para que possa fazer uma análise da instalação. Se precisar de uma ajuda, estarei a disposição.

Responder
Mateus Alencar Martins
Engenheiro Mateus (Sertãozinho, São Paulo) Engenheiro Mateus - há 9 anos

Bom dia!! como nosso amigo Domingos citou, caso o apartamento não seja antigo, ou se você nunca teve problemas em disjuntor ficar desarmando, vale a tentativa, pois nem sempre uma instalação nova está bem dimensionada... e caso a tentativa falhe (disjuntor comece a desarmar), é necessário a instalação de um novo circuito de uso específico, pois se o disjuntor está caindo a fiação utilizada quase sempre não suportará um disjuntor com capacidade maior. Lembrando que para manutenção elétrica há necessidade de se contratar um profissional qualificado e habilitado e responsável com segurança para se executar a tarefa. Mateus

Responder
Domingos Cássio de Lima Rosa
KR Instalações e Manutenção Elétrica (Osasco, São Paulo) KR Instalações e Manutenção Elétrica - há 9 anos

Ola sr leandro bom dia; seria interessante fazer uma analise mais detalhada da sua instalaçao. Toda instalaçao eletrica precisa de uma revisao a cada 10 anos. Segundo orientaçoes da abnt. Um eletrodomestico desse tem motor de 1hp se a sua instalaçao nao for muito antiga acredito eu que o sr nao tera nenhum problema. De qualquer maneira e recomendado um circuito exclusivo para este aparelho.

Responder
Eng. Alvaro Clifford

A sua carga e seu comportamento deverá ser averiguada por profissional legalmente habilitado e qualificado afim de prover um estudo e uma resposta a sua pergunta em sua instalação. Não instale equipamentos elétricos sem consultar antes um eletricista. Não espere o disjuntor desarmar para saber se deu certo, pois neste caso se o mesmo não funcionar na hora devida sua iinstalação pode pegar fogo.

Responder
Robson  Martins Vitoriano
Consmavi Construções E Serviços (Campinas, São Paulo) Consmavi Construções E Serviços - há 9 anos

bom dia, todo equipamento vem com uma etiqueta de informações sobre voltagem amperagem,consumo etc..

você precisa somar todos os amperes dos equipamentos que serão ligados a rede elétrica,se o valor dos amperes ultrapassar o valor do fio ou do disjuntor,deverá ser trocados fio e se necessário disjuntor.

ex: o fio 2,5 equivale e 21 ampere, se a soma dos equipamentos ou de um equipamento ultrapassa esse valor, tem que trocar a sessão dos fios e colocar um disjuntor também compatível.

Responder
Jailson  Batista

Bom dia,

Você devera fazer é um estudo de demanda.

O que é estudo de demanda ? R: Faremos uma visita para avaliar todas as cargas do apartamento para determinar o quanto de equipamentos poderar ser instalado sem precisar de adequar nada, e faremos o calculo para saber qual a bitola de fios e cabos para atender todos os seus equipamentos, visando futuros equipamentos que lhe serão necessario.

Em caso de duvidas entre em contato.

Responder
Luis Fernando Trindade Cristia
Tc Sul Elétrica e Hidráulica (Curitiba, Paraná) Tc Sul Elétrica e Hidráulica - há 9 anos

Boa tarde sr. Leandro.

No seu caso o mais recomendável é fazer uma analise da carga instalada para verificar se este circuito ira comportar mais a carga deste equipamento ou se será necessário fazer um circuito exclusivo para o freezer.

Responder
Joao Evangelista Beranger de Souza

Caro Leandro,

O ideal é saber qual a corrente nominal de cada um dos aparelhos que voce mencionou e verificar como está a distribuição do circuitos que os atendem, para depois decidir quanto à melhor forma de adicionar mais um aparelho.

Responder
Sirnei Da Conceição Silva conceição

boa noite para o sr saber qual e a capacidade eletrica de seu apartamento e só verificar seu quadro de dijuntores e ver a bitola do seu fio,ou medir com multimetro para saber a corrente eletrica que o senho esta utilizando.

Responder
Marcello Seggiaro
Elétrica Segura (São Paulo Zona Oeste, São Paulo) Elétrica Segura - há 9 anos

Prezado Leandro, não há como avaliar com precisão a disponibilidade técnica do aporte suplementar de carga sugerido. Como já reportado em outros comentários, a contratação de um profissional nesse caso é indicada. Se assim o fizer, aproveite também para solicitar uma vistoria em toda sua infraestrutura elétrica, mesmo que ainda a mesma não tenha apresentado eventos de falta. A profilaxia é sempre bem vinda nesses casos. Att. Eng. Marcello; Elétrica Segura Ltda.

Responder
Sadraque Mendes Basilio
Manutenção E Instalação Elétrica (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Manutenção E Instalação Elétrica - há 9 anos

boa noite a senhora tem todo direito de colocar quantos equipamentos eletronicos e eletrodomestico quiser desde que sua instalação eletrica seja com cicuitos separados e indepedentes sendo assim eles tem um melhor desempenho em suas devidas funções...

Responder
Diego de Pauli  Castanho
Prime Instalações Elétricas (Curitiba, Paraná) Prime Instalações Elétricas - há 9 anos

O mais correto é verificar a bitola ou diametro do seu circuito elétrico e seu seu disjuntor e equivalente a esse circuito, em cada aparelho consta a corrente nominal, pode somar todas e verificar se ultrapassa seu disjuntor, no seu caso aconselho utilizar 220v uma fiação 4mm e um disjuntor de 32A.

Responder
Claudiney Vieira dos Santos
Eletek Instalações Eletrica (Cotia, São Paulo) Eletek Instalações Eletrica - há 9 anos

Ola Leandro Heloi a sua resposta é contratar um profissional para avaliar a eletricidade da sua cozinha de acordo com os aparelho que voce tenho na sua casa esta é a minha resposta o que voce apresentou foi a capacidade em volume da geladeira :

Responder
Dimas Mota Da Cunha Lopes
Dimas Mota Da Cunha Lopes (Brasília, Distrito Federal) Dimas Mota Da Cunha Lopes - há 9 anos

É necessário antes de tudo verificar o projeto elétrico realizado em sua moradia. Verifique com os manuais de seus aparelhos as recomendações sobre a instalação tais como: circuito e disjuntor exclusivo, seção mínima do condutor e necessidade de aterramento. De posse dessas informações pode-se partir para uma análise mais criteriosa.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região