Como instalar o ar-condicionado?

No meu prédio tem uma norma que proíbe o aumento a carga elétrica máxima prevista para cada apartamento. Eu gostaria de instalar ar-condicionado respeitando esta norma.

O quadro de disjuntores tem um disjuntor geral trifásico de 63A (interruptor RDW tetrapolar 63A/30mA) com 4 disjuntores de 220V (1 de 36A e 3 de 16A) e 12 disjuntores de 110V (3 de 20A e demais são de 16A).

O projeto que o instalador apresentou trocar o disjuntor de 36A (220V) por um de 25A (220V) para alimentar o ar-condicionado, conforme a recomendação do fabricante. Segundo este técnico, a carga elétrica máxima estaria sendo respeitado, até ficaria menor do que era originalmente.

Gostaria de saber se o projeto do instalador está correto, que não haverá aumento de carga elétrica máxima e se realmente precisa trocar o disjuntor de 36A pelo de 25A.

Como instalar o ar-condicionado?

No meu prédio tem uma norma que proíbe o aumento a carga elétrica máxima prevista para cada apartamento. Eu gostaria de instalar ar-condicionado respeitando esta norma.

O quadro de disjuntores tem um disjuntor geral trifásico de 63A (interruptor RDW tetrapolar 63A/30mA) com 4 disjuntores de 220V (1 de 36A e 3 de 16A) e 12 disjuntores de 110V (3 de 20A e demais são de 16A).

O projeto que o instalador apresentou trocar o disjuntor de 36A (220V) por um de 25A (220V) para alimentar o ar-condicionado, conforme a recomendação do fabricante. Segundo este técnico, a carga elétrica máxima estaria sendo respeitado, até ficaria menor do que era originalmente.

Gostaria de saber se o projeto do instalador está correto, que não haverá aumento de carga elétrica máxima e se realmente precisa trocar o disjuntor de 36A pelo de 25A.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

4 Respostas

Particular - há 6 anos

R: Precisará se adequar ao AC que o dijuntor irá comportar;

A disposição;

Paulo Cesar Moreira Pererira
Castro Construções (São Luís, Maranhão) Castro Construções - há 6 anos

Bom dia.

Primeiramente tenho que ler com detalhamento a norma do condomínio sobre o relato.

Mas de antemão já lhe asseguro que a instalação é possível, pois acredito que não precisará ter um aumento de carga.

Posso lhe dar uma resposta mais concreta assim que analisar o caso.

Responder
Carlos Silva
I9energia (Porto Alegre, Rio Grande do Sul) I9energia - há 6 anos

Prezado Heitor boa tarde,

Primeiramente gostaríamos de agradecer a oportunidade de contribuir.

Sendo esse quadro de disjuntores interno é preciso calcular a carga instalada para confirmar o dimensionamento total e entre fases. Prudentemente os instaladores de Ar condicionado seguem a recomendação dos fabricantes entretanto é necessário verificar as condições da instalação elétrica assim como a qualidade da energia recebida.

Atenciosamente

Carlo Leandro

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região