Chuveiro 200 em rede 110

Olá, é possível instalar chuveiro 220 e uma rede 110 trocando o resistor?

Chuveiro 200 em rede 110

Olá, é possível instalar chuveiro 220 e uma rede 110 trocando o resistor?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

4 Respostas

Mateus Alencar Martins
Engenheiro Mateus (Sertãozinho, São Paulo) Engenheiro Mateus - há 7 anos

Verifique a bitola dos cabos do seu chuveiro, pois o chuveiro 220V exige menos corrente da rede, já o 127V exige um valor maior de corrente. Muitos fabricantes dimensionam os cabos no exato valor da necessiade, ou seja, se o cabo do seu chuveiro for mais fino do que o mínimo necessário para ativar a carga (resistor) que ele necessita em 127V, poderá ter problemas logo logo.

Responder
Felipe Ghezzani
Ghezzani Pinturas, Pequenos Transportes E Manutencao (Cotia, São Paulo) Ghezzani Pinturas, Pequenos Transportes E Manutencao - há 7 anos

Pode sim, desde que seja um chuveiro simples. Vale reforçar que o consumo de energia será mais custoso em 110.

São duas situações: 1ª verificar a possibilidade de alterar no quadro para uma rede 220 (O mais viável); 2ª Muitos imóveis novos não tem a rede por se utilizar aquecedor. Caso seja este o caso não utilize chuveiro elétrico, a rede geral não foi feita para essa quantidade de transmissão de energia, você poderá correr um risco muito grande de sobrecarregar o quadro podendo causar até mesmo um incêndio.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região