Chuveiro 220 v não liga com 2 fases 110 v

Tive um problema na rede elétrica de casa, que é muito antiga, e substitui as chaves com fusíveis de 30A por disjuntores 30A. Depois disso, o chuveiro que funcionava normal, não esquenta mais. Verifiquei o disjuntor bivolt do chuveiro, que é de 32A e ele recebe duas fases de 110 v, e as transmite para o chuveiro. O fio do disjuntor ao chuveiro de 220 v, é de 6mm. Quando ligo o chuveiro ele não esquenta. A resistência está OK, troquei por outro chuveiro de 220 v novo, e ele também não esquenta. Existe algo que faltou verificar?

Chuveiro 220 v não liga com 2 fases 110 v

Tive um problema na rede elétrica de casa, que é muito antiga, e substitui as chaves com fusíveis de 30A por disjuntores 30A. Depois disso, o chuveiro que funcionava normal, não esquenta mais. Verifiquei o disjuntor bivolt do chuveiro, que é de 32A e ele recebe duas fases de 110 v, e as transmite para o chuveiro. O fio do disjuntor ao chuveiro de 220 v, é de 6mm. Quando ligo o chuveiro ele não esquenta. A resistência está OK, troquei por outro chuveiro de 220 v novo, e ele também não esquenta. Existe algo que faltou verificar?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

4 Respostas

Carlos
Particular - há 5 anos

Olá.

Bom é comum quando não se tem experiência, não observar o esquema antes de traca lo.

Verifique se vc ligou o disjuntor bipolar em fases diferentes, um fio de 127v para um borne e o outro 127v para o outro borne, pois se vc derivou o mesmo fio, seu chuveiro está recebendo apenas metade da tensão necessária para funcionar.

Manoel H  Fonseca Jr
M2 Solution Instalação e Manutenção (São Vicente, São Paulo) M2 Solution Instalação e Manutenção - há 7 anos

Olá, a primeira coisa a fazer é verificar a tensão de saída dos disjuntores do chuveiro. Depois verificar se os cabos estão conectados corretamente nos disjuntores. Se estiver tudo ok, verifique a tensão na chegada dos cabos no chuveiro.

Se estiver tudo ok, então verifique a ligação no chuveiro.

A uma certa confusão em ligar chuveiros em instalações antigas porque o cabos terra não é da cor verde e podesse confundir ligandoo na fase. Se houver um 3°. Cabos? Verifique se há corrente nele, se não houver esse é o terra.

Responder
Mateus Alencar Martins
Engenheiro Mateus (Sertãozinho, São Paulo) Engenheiro Mateus - há 7 anos

Cláudio, bom dia!!

Verifique a tensão na entrega para o chuveiro, verifique se há 220V, pois um dos cabos pode estar rompido ao longo do circuito, verifique todas as conexões existentes neste circuito, pois todas devem ser reapertadas firmemente.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região