Porque o chuveiro parou de funcionar?

Olá, meu chuveiro parou de funcionar, fiz a troca, mas mesmo assim não funcionou. A rede elétrica passa energia normal. Testei o chuveiro no outro banheiro e funcionou. O que pode estar acontecendo?

Porque o chuveiro parou de funcionar?

Olá, meu chuveiro parou de funcionar, fiz a troca, mas mesmo assim não funcionou. A rede elétrica passa energia normal. Testei o chuveiro no outro banheiro e funcionou. O que pode estar acontecendo?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

25 Respostas

Respostas úteis 1
Paulo Fernandes Freire
Automaprotec (Osasco, São Paulo) Automaprotec - há 6 anos

Bom dia, ´há diversas variantes para este problema, o que você não deixa claro na pergunta se existe fluxo de água, se o fluxo é normal e tendo o chuveiro sido testado em outro ponto e funcionado, você observa se os fios estão bem conectados ao disjuntor, se sim observa se o neutro não esta trocado com o terra, pois pode induzir uma medida de tensão errada e quando esta tensão é sujeita a carga vaia a zero. Se persistir o problema, estamos a Disposição.

Grato

Paulo Freire

Responder
Marcelo Souza
Particular - há 6 anos

E lembre-se: use senpre o fio de aterramento interligado no sircuito de aterramento separado do neutro pois é nessas horas que o sircuito de aterramento salva uma vida. Se a energia tentar sair pela água vai achar antes o fio terra para descarregar a corrente.

Marcelo Souza
Particular - há 6 anos

So pra vc entender melhor um eletrodoméstico ou chuveiro ou motores etc, funcionam assim: a energia entra em seus sircuitos e precisa sair ok. Esse processo se chama sircuito de corrente continua. Se entrar energia e não achar saída não funciona. Nos chuveiros é muito perigoso pois se funcionar a energia pode achar saída pela água, eletrocutando quem estiver tomando banho. Pode matar ok. Não tente mais liga-lo, chame um profissional para averiguar a situação ok.

Marcelo Souza
Particular - há 6 anos

Ola Sr Fernando. Olha de acordo com seu comentário avia um chuveiro antes e estava normal, a água estava sendo usada normalmente e a energia também. Tenho um precentimento que possa ter ocorrido um rompimento interno de algum condutor ok. Como assim? É simples: quando ocorre um rompimento do condutor, principalmente o de retorno o sircuito continua energizado mas não avendo o retorno da corrente o chuveiro ou eletrodomestico não funciona pois a corrente fica presa ok. Chame um eletrecista e peça para fazer um teste com um alicate amperímetro. Primeiro vc liga o chuveiro e mede a amperágem no condutor de retorno próximo do chuveiro e próximo do qdc no mesmo condutor. Se por um motivo não ou ver corrente em algum desses pontos faça o teste de resistencia, se a sirene do alicate não tocar é porque o condutor está partido internamente ok. Sendo assim deve-se subistituílo por outro. Esses casos são muito raros mas pode acontecer ok. Se seu chuveiro for 220 com dois condutor de fase faça nos dois condutores ok. Tenho quase sertesa que seja isso. Espero ter ajudado.

Manoel Faustino Salamão faustino salamão
Particular - há 6 anos

primeiro verificar se esta chegando 220v no chuveiro se não chegar tem de corrigir tensão elétrica , depois verificar pressão de agua se esta sendo suficiente isso ocorre quando esvazia reservatório de agua , entra ar no sistema hidráulico impedindo a passagem de agua , para corrigir este problema desconecta os pragues da torneiras e vaso sanitário deixando a agua rojar por alguns minutos conecta tudo novamente se o chuveiro não voltar a funcionar troque seu chuveiro por um chuveiro turbo que ele fara a função de um pressurizador puxando mais agua acho que isso pode te ajudar boa sorte

Humberto Quaglio da Silva

Existem diversas variantes, mas o correto é chamar um profissional capacitado para tal atividade, pode ser algo simples( mas esse algo simples vc já tentou) como pode ser algo complexo, você pode resolver sozinho, mas também pode colocar fogo na sua residencia.

Um exemplo simples, varios falaram sobre a pressão da água, mas se já existia um chuveiro instalado no local teoricamente a pressão já era suficiente para acionar o chuveiro.

O Outro falou que vc não pagou a conta de luz...

Caso seja de Sp, não cobro orçamento, basta entrar em contato. Se for algo simples, já se resolve no momento com custo muito baixo.

Responder
Jaime Silva Amorim
Particular - há 6 anos

fernando que perguenta dificil de responder resistencia queimada chave caiu circuito en curto fio desconctado nao pagou a conta da luz pode ser o corte averiguar luz de teto ten corrente eletrica ate o chuveiro testar resistencia e facil de trocar encontra ate en padaria boa sorte

Helton Ribeiro

Se o chuveiro funciona em outro banheiro, veja 2 coisas:

1) se a tensão esta correta (110V ou 220V);

2) veja o fluxo de agua. Se for fraco (cano entupido) pode não ser suficiente para acionar o diafragma interno do chuveiro e o mesmo não esquenta.

3) Importante: muito cuidado com sistemas elétricos. Na dúvida, chame um profissional habilitado. Choques podem matar.

Responder
DOOR MATICK DOOR MATICK
Door-matick (Santos, São Paulo) Door-matick - há 6 anos

Bom dia Fernando! não vou falar de pressão d, agua, porque pelo que eu entendi o chuveiro velho funcionava, então já vamos descarta essa hipótese.

Com apenas dois teste vc vai encontrar a resposta.

Primeiro vai ate o quadro aonde fica os respectivos disjuntores correspondente ao chuveiro, em caso de duvida, desliga todos, e liga novamente. faz o teste no chuveiro pra ter certeza que o mesmo volta funciona. caso não funcione, pega um bocal (soquete)com rabicho, e coloque uma lampa, e faça o teste nas pontas dos fios. se a lâmpada não aceder. R. circuito com defeito.

Responder
Adriano Rossi
Rossi Soluções Elétricas (Santo André, São Paulo) Rossi Soluções Elétricas - há 6 anos

Bom dia, Fernando!

Sua dúvida é muito comum, pois para um chuveiro funcionar precisa de alguns fatores, que na falta, o chuveiro não liga.

1) Pressão d'água - O chuveiro vem com especificação mínima de mca (metro de coluna d'água). Se a altura da caixa for muito baixa o chuveiro não liga. Coloca-se um pressurizador de água ou compra um chuveiro com a função turbo.

2) Mau contato na chave de temperatura ou no êmbolo de acionamento - Isso impede que a energia elétrica passe pela resistência do chuveiro, e ele não aquece. Esse serviço de reparo tem que ser por um especialista, pois tem risco de choque elétrico.

3) Disjuntor ou fiação danificada - No inverno, por causa do frio, aumenta a temperatura da água no banho, isso faz com que aumente a potencia do circuito elétrico, e também aumenta as chances dos componentes envolvidos apresentarem defeitos. Nesse caso também é necessário um eletricista para melhor avaliar a situação. Espero ter ajudado

Adriano

Rossi Soluções Elétricas

Responder
Particular - há 6 anos

R: Primeiro pode ser o dijuntor desta rede, mas o provavel é que a fiação não seja a adequada para este modelo, dá sobrecarga....

A disposição;

Alexandre Elias da Silva

Bom dia Fernando,

Primeiro você deve verificar se o disjuntor relativo ao chuveiro não desarmou, caso esteja ok, então você deve com o auxilio de um multímetro testar a tomada do chuveiro para ver se a energia elétrica está chegando até ela na tensão de 220v.

Responder
Rubens G Parreira
Seg Eletrônica (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Seg Eletrônica - há 6 anos

Fernando Bom Dia.

Existe 3 paços a ser verificado.

1º - Se existe 220V na saída do Disjuntor do Chuveiro.

2º - Com auxilio de um multímetro ou uma lampada 220V teste para ver se chega até o chuveiro, pois pode estar interrompido neste meio.

3º - Verificar a chave de mudança de temperatura para ver se não tem ai um mal contato.

Ok > Espero ter ajudado.

Parreira

Geraldo Agostinho Da Cruz

Bom dia Fernando, então existe algumas possibilidades de testes para se saber qual o motivo pelo qual não está funcionando.

1- falta de pressão da água do chuveiro, pois a pressão da água quem faz com que os contatos metálicos que ficam dentro do chuveiro encontre com a energia dos cabos fazendo com que a resistência fique energizada.( O que eu acredito que seja o que está acontecendo aí)

2- o disjuntor pode estar desenergizado, é preciso verificar

3- com o uso de um medidor de energia verificar a tomada do chuveiro para ver se está saindo 220 volts.

Ivan Donizeti Carneiro Carneiro

Você deve primeiro medir a tensão dos fios que vão até o chuveiro. Deve variar entre 220 a 240 volts. Com a ajuda de multímetro ou teste de voltagem. A ligação do chuveiro deve ser feita com conectores. Jamais usar fita isolante. Caso não funcionar trocar. Resistência. E se nada disso adiantar trocar chuveiro

Willian Amorim
Forte Serviços Rapidos (Guarulhos, São Paulo) Forte Serviços Rapidos - há 6 anos

ESSE SINTOMA E QUANDO A PRESSÃO DA AGUA NÃO E SUFICIENTE PARA SUBIR O DIAFRAGMA(BORRACHINHA COM CONTATOS QUE SOBE COM PRESÃO DA AGUA) TAMBEM PODE SER CONTATOS INTERNOS DO CHUVEIRO,QUANDO CHEGA EPOCA DE FRIO AUMENTA O USO NA POSIÇÃO MAIS QUENTE CAUSANDO ASIM ESSE DEFEITO POIS OS CONTATOS INTERNOS TRABALHAM COM MAIS RESISTENCIA

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região