O que acontece se eu emendar um resistor(resistência de chuveiro), com um outro resistor?

Pessoal, uma dúvida me surgiu a mente...

O que acontece se eu emendar um resistor(resistência de chuveiro), com um outro resistor!, ou seja, a minha intenção é aumentar a energia térmica do chuveiro aumentando a corrente elétrica... e assim eu poder abrir toda a torneira do chuveiro e ele não ficar frio ao abrir bastante o mesmo.

OBS: O MEU CHUVEIRO ESTÁ NORMAL, PORÉM QUERO ABRIR MAIS FUROS NO COPO DELE, E NÃO FICAR FRIO AO ABRIR BASTANTE

Gente muito obrigado.

O que acontece se eu emendar um resistor(resistência de chuveiro), com um outro resistor?

Pessoal, uma dúvida me surgiu a mente...

O que acontece se eu emendar um resistor(resistência de chuveiro), com um outro resistor!, ou seja, a minha intenção é aumentar a energia térmica do chuveiro aumentando a corrente elétrica... e assim eu poder abrir toda a torneira do chuveiro e ele não ficar frio ao abrir bastante o mesmo.

OBS: O MEU CHUVEIRO ESTÁ NORMAL, PORÉM QUERO ABRIR MAIS FUROS NO COPO DELE, E NÃO FICAR FRIO AO ABRIR BASTANTE

Gente muito obrigado.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

29 Respostas

Respostas úteis 2
Particular - há 5 anos

R: Irá sobrecarregar o componente e deverá "queimar"

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Rogério Luiz Souza da Fonseca

Não confunda RESISTOR com RESISTÊNCIA. Nunca altere a resistência recomendada pelo fabricante. Você deve respeitar o dimensionamento correto: Disjuntor específico para o chuveiro; fiação de acordo com a corrente do chuveiro; se tiver aterramento, que seja utilizado o DR no circuito do chuveiro.

Agora, se você respeita tudo isso e a água continua caindo fria, sinto em te dizer que esse chuveiro utilizado não é de boa qualidade.

Resistência só deve ser mexida caso queime! Fora isso observe todos os aspectos que mencionei anteriormente.

Espero ter ajudado!

Responder
Joao Santos
Instalacoes Santos (Mogi das Cruzes, São Paulo) Instalacoes Santos - há 5 anos

BOA NOITE: a varias marcas de chuveiro, quando você corta uma resistência de chuveiro você aumenta a potencia da resistência porque quanto mais curta maior sera a potencia para esquentar a água ,como você já teve varias resposta aqui vai a minha que não sera diferente, voce esta pondo o plastico do chuveiro em risco por ai pode começar um incêndio digo isso porque tenho 58 anos como eletricista 15 anos e ja apaguei um incêndio na casa de um vizinho provocado por esse tipo de gambiarra. Quando cheguei para socorrer o incêndio , esse vizinho na sua inocencia ele jogava agua sem desligar a energia vinda da rua. Com energia não se brinca fazendo gambiarra.todas as resposta dos meus colegas eletricista serve como um alerta ao Ronald e a todos quando forem brincar com energia.Respondo com todas essas palavras por causa de tudo que aprendemos dentro das N R .espero ter sido útil .

Responder
Edinei
Elétrico Soluções (Poá, São Paulo) Elétrico Soluções - há 5 anos

Na teoria, ligando as duas resistências em serie você terá sim o dobro da potência e aquecendo mais a agua.

Na prática:

- vai danificar seu chuveiro pois ele não deve suportar o aquecimento excessivo além de ele não comportar duas resistências onde só há espaço e encaixe para apenas uma;

- se o disjuntor estiver corretamente dimensionado para um chuveiro em sua condição normal ele vai desarmar;

- se o disjuntor estiver mal dimensionado poderá danificar a instalação;

Além de vários outros resultados desagradáveis.

Sugestão: instalar um "pré-aquecimento" para a agua antes de chegar ao chuveiro. E, é claro, preparar a rede elétrica para isso.

Ou substituir por um chuveiro mais potente também não deixando de adequar a rede elétrica para isso.

Boa sorte.

Responder
Gildasio Lopes Cosme
AHTEC Manutenção & Instalação. (São Paulo Zona Leste, São Paulo) AHTEC Manutenção & Instalação. - há 5 anos

boa noite não faria isso verificar se fiação esta a dequadra os disjuntores presão de agua esta coreto o serto substituir o chuverio ivetando o consumo maior de energia mesmo uma sobrecarga obrigado adisposição

Responder
DECORA CONSTRUÇÃO & ENGENHARIA 30 ANOS CONSTRUINDO E REFORMANDO

Teoricanente falando, Fazendo a imenda de 2 resistores vc estaria aumentando a potência do mesmo, com certeza eles vao nessecitae do dobro de energia pra alcançar com seus valores em potência, o certo seria era que o resistor existente tivesse menos aspirais, assim ele sofreria mais impacto de energia e consequentemente esqueceria mais, mais isso não é recomendável.

Responder
Paulo Maximiliano Bueno Velasques

o melhor e comprar um chuveiro pressurizado que tem um sistema que da mais saida de agua ,seu caso e pouca agua isto acontece muito aonde a caixa dagua fica muito perto do chuveiro e com pouca caida dagua nestes casos o chuveiro pressurizado resolve bem

Grato Paulo

Responder
Silvio
S.o.s Manutenção (São Paulo Zona Leste, São Paulo) S.o.s Manutenção - há 5 anos

Bom dia .

Eu aconselho vc comprar um chuveiro mais resistente . Com isso vc evitará danos maiores em sua rede elétrica . Para que isso também não aconteça vc teria que colocar uma instalação elétrica individual compatível ao chuveiro.

Obs ... Evite fazer gambiarra !!!

Responder
Julio Cesar
Jcvc Instalações Elétricas- Civil - Hidraulica (Osasco, São Paulo) Jcvc Instalações Elétricas- Civil - Hidraulica - há 5 anos

Bom dia. Lamento muito. Mas essa sua ideia. Acho que nao funciona. Pode danificar o materia plastico do chuveiro. Devido ao maior aquecimento interno.

Fora o consumo de ebergia.

Responder
Marcos Lopes de Almeida
Eletricista Instalador Técnico Eletrotécnico (Arujá, São Paulo) Eletricista Instalador Técnico Eletrotécnico - há 5 anos

Como o nome já fala resistor e resiste a passagem de eletricidade e em todo equipamento resistido à um consumo maior de energia e no caso do seu chuveiro vai esquentar mais e gastar mais

Responder
Thiago Batista de Macedo
Praqueter? Reformas E Construções (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Praqueter? Reformas E Construções - há 5 anos

Bom dia, o que pode ser feito é comprar um aparelho de maior potência que o mesmo você irá abrir o máximo e não perderá a caloria da água, obs.: Observar se a sua fiacão será compatível com o novo aparelho a ser instalado, lembrando que o disjuntor também terá que atender a damanda, adaptação nunca é bem visto pois poderá ser perigoso.

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região