Chuveiro Elétrico

Olá amigos, quero instalar o chuveiro na minha casa...só que não tem o fio terra, posso fazer o fio terra só para o chuveiro e ligar direto, qual matérias eu preciso, caso possa eu msm fazer?

Chuveiro Elétrico

Olá amigos, quero instalar o chuveiro na minha casa...só que não tem o fio terra, posso fazer o fio terra só para o chuveiro e ligar direto, qual matérias eu preciso, caso possa eu msm fazer?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

8 Respostas

Isaias Segura Pereira
Particular - há 7 anos

Wallace

creio que vc já tenha resolvido o seu problema com o aterramento do chuveiro. Como foi dito acima você pode fazer sim um aterramento exclusivo para o chuveiro.

Usando uma haste para aterramento, conectores de aterramento, fio verde ou verde amarelo (use somente e obrigatoriamente nessas cores) A haste tem um padrão de instalação, deverá ser colocada na parte externa da casa, preferencialmente no jardim. Os procedimentos pode entrar em contato que te passarei mais detalhes, de como fazer.

Boa sorte.

Wagner  moura
Eletricista Residencial (Araruama, Rio de Janeiro) Eletricista Residencial - há 7 anos

ligue seu fio terra ao neutro de sua energia eletrica e nao esqueça de colocar um disjuntor so para o chuveiro fase ligado no disjuntor 20amp.

Responder
Arnaldo
Particular - há 7 anos

Caro Wagner, a legislação brasileira proíbe este tipo de ligação, o único ponto onde o neutro pode ser ligado ao terra é no ponto de medição e uma vez separado não deve ser ligado novamente. Não esqueça que neutro é neutro e terra é terra,

Eduardo
Particular - há 5 anos

Wagner nunca deve-se usar o neutro ao terra, se por qualquer motivo deixar de existir o neutro todo o restante se transformará em positivo.

Eduardo

Leandro
Limpeza De Piscina (Ribeirão Preto, São Paulo) Limpeza De Piscina - há 7 anos

Olá, sr pode fazer circuito terra somente para utilizar no chuveiro, materiais variam conforme a obra, mais basicamente vc vai precisar haste de cobre, conector, cabo da mesma sessão do condutor fase cor verde amarela.

Correto contratar um profissional pra execução para avaliar o melhor tipo de aterramento.

Responder
Valdemir Nogueira Chagas

Wallace, bom dia!

Se você não é eletricista muito cuidado, pois corrente elétrica e água quando juntos formam componente perigoso podendo causar acidentes graves e até fatais - contrate um eletricista. Você pode sim fazer o aterramento, se este não existir, basta usar uma vara de aterramento (5/16 X 220m), enterrada no solo e conduzir um fio 2,5mm² (cor verde - padronizada)até a tomada do chuveiro.

VALDEMIR CHAGAS - Engenheiro Civil

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região