Como reparar problema no chuveiro eletrico x dijuntor c32 Lorenzeth?

O meu chuveiro começou a dar uns estouros, depois sem estra utilizado o disjuntor da chave geral desarmou, deixando a casa toda sem energia.

Fui até a chave geral e liguei novamente. Tirei o chuveiro do local e desmontei, para ver se havia algum fio arrebentado ou algo diferente, até mesmo a resistência. Não havia nada que comprometesse o bom funcionamento do chuveiro. Montei e reinstalei na parede e também refis a ligação elétrica.

Coloquei tudo para funcionar, liguei o chuveiro no quente, levou uns 5min, o disjuntor interno C32 desarmou e saiu uma centelha de fogo. Quando fui armar novamente o disjuntor C32, saiu uma centelha e em seguida desarmou a chave geral.

Pergunto:

O problema é do Disjuntor C32 ou Do Chuveiro que pode estar em curto?

Pensei em trocar o disjuntor C32, isso é valido?

Como reparar problema no chuveiro eletrico x dijuntor c32 Lorenzeth?

O meu chuveiro começou a dar uns estouros, depois sem estra utilizado o disjuntor da chave geral desarmou, deixando a casa toda sem energia.

Fui até a chave geral e liguei novamente. Tirei o chuveiro do local e desmontei, para ver se havia algum fio arrebentado ou algo diferente, até mesmo a resistência. Não havia nada que comprometesse o bom funcionamento do chuveiro. Montei e reinstalei na parede e também refis a ligação elétrica.

Coloquei tudo para funcionar, liguei o chuveiro no quente, levou uns 5min, o disjuntor interno C32 desarmou e saiu uma centelha de fogo. Quando fui armar novamente o disjuntor C32, saiu uma centelha e em seguida desarmou a chave geral.

Pergunto:

O problema é do Disjuntor C32 ou Do Chuveiro que pode estar em curto?

Pensei em trocar o disjuntor C32, isso é valido?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

32 Respostas

Respostas úteis 3
Wanderson Lino Balmant
Manutenção E Construção (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Manutenção E Construção - há 7 anos

1 - No caso desta falha em chuveiro, primeiramente precisamos ver detalhadamente o que se passa, pois a causa primeira seria falta de água na cuba do chuveiro, pois com(Caixa D água vazia) manda pouca água e a resistência esta energizada, vindo a dar estes pipocos, no momento desligar o chuveiro.

2 - Não sendo os itens anteriores, manter o chuveiro desligado, sair do banho, pois a resistência pode ter sido rompida, digo separada as uniões de polos e ai vc tem as duas fases do chuveiro abertas em água podendo causar acidente no banhista.

3 - Ou as vezes a manutenção é simples, só troca de Resistência, para exemplo nos municípios de Itapevi e Jandira temos uma Aguá com muita concentração de Sal a qual tem um teor Salobro, neste caso um dos fatores maiores de resistências de chuveiros queimar é o fato da água , pois todas as resistências ao trocar nota-se muita ferrugem, parecendo até muito aspecto de sulfato ferroso na água onde água mais Sal, causa uma maior condutividade na resistência até que um dos polos da resistência com esta crosta une-se e vem a dar o curto. partindo a resistência.

4 - Veja no fornecedor de quantos Watts e esse Chuveiro, depois faça os Calculos ou seja vamos supor que seja 6000 watts divida por 220 volts que vai te dar 27.27 ampér que sera um disjuntor de 32 ampér, também

5 - chamar profissional para verificação se tudo esta compatível chuveiro com cabo alimentador e Disjuntor, pois no caso citado Disjuntor de 32 Amp. e cabo até 4 mm e o chuveiro tem que ser no máximo de até 6.400, para termos uma faica, pois nestes casos nunca trabalho no limite, por Segurança.

6 - E não tente fazer você mesmo pois pode causar um incêndio em sua casa..!!!, ou não chame o ze faisca que pode sair mais caro.

Responder
Alexandre de Medeiros Lemos

Alan, os colegas acima deram muitas dicas valiosas, porém vou acrescentar o que faltou.

Considerando que você abriu o chuveiro desenersizado, e não percebeu nada estranho, fique sabendo que a resistência elétrica se movimenta internamente no chuveiro elétrico, quando energizado, o que muda as condições de funcionamento. Outra pergunta que somente uma avaliação poderia responder, o tamanho do lançamento do seu circuito do quadro até seu chuveiro, e se houver caronas pelo caminho, está errada a sua instalação e será condenada pelo bombeiro.

Responder
Roges  Pereira Viana
RCV Instalações e Prestação de Serviços Ltda (São Paulo Zona Oeste, São Paulo) RCV Instalações e Prestação de Serviços Ltda - há 7 anos

Bom, a melhor coisa em caso de elétrica, é chamar um profissional dá área, elétrica é muito sério, vc pode colocar fogo na residência, pode ser várias coisas...

Responder
Renato Ferreira de Lima
R.l.j Construção E Manutenção Residencial E Predial (São Paulo Zona Sul, São Paulo) R.l.j Construção E Manutenção Residencial E Predial - há 7 anos

é como disse o companheiro a melhor coisa a fazer é contratar um profissional pois tem que fazer medidas e corrente continuas para descobrir o defeito nestes casos é só o profissional que pode dar o diaguinostico e muito cuidado com este tipo de serviço poi 70% dos incendios causados no nosso pais é por problema elétrico.

Cleber Nunes de Moura

bom boa noite para esse tipo de problema existe varios diagnosticos mas sem ver fica dificil pois nao conheco o trabalho ae realizado ja mas posso condena nada em um lugar que um outro profissional fez ,mas tem varios motivos chuveiro em curto ,dijuntor fios ligaçoes derivadas do circuito do chuveiro entre outras

Responder
Aluizio Santos de Oliveira
Telhados E Cia Oliveira Mais Pinturas Prediais (São Paulo Zona Centro, São Paulo) Telhados E Cia Oliveira Mais Pinturas Prediais - há 7 anos

Caro Alan, chame um profissional, se vc não tem experiência com Elétrica, não tente mexer vc pode colocar sua vida em perigo, seu problema e simples ok, me chame se for em são paulo, se ja resolveu, estamos a sua disposição.

Responder
Geraldo Magela
Eletricista (Taubaté, São Paulo) Eletricista - há 7 anos

Bom dia Alan, como disseram os colegas, deve haver um curto seja no chuveiro ou na fiação. Este curto pode estar acontecendo em função de aquecimento dos cabos e consequente derretimento da capa protetora. Eletricidade é item de segurança pessoal e patrimonial, chame um profissional que deverá verificar a correção da bitola dos cabos, possíveis curtos, circuito exclusivo.

Sucesso.

Responder
Eduardo
Mondo Arquitetura Engenharia Construçoes (Valinhos, São Paulo) Mondo Arquitetura Engenharia Construçoes - há 7 anos

oi tudo bom ? já vi alguns casos assim, certa vez foi muito difícil encontrar o problema era os cabos dentro do duto que por algum motivo foram escurecendo em um ponto até formarem uma ruptura que começou a oxidar e causava vários pequenos curtos circuitos não davam aquelas explosões fortes acredito que o zinabre de alguma forma diminuía a intensidade da corrente entre os fios , mas desarmava os disjuntores e provocava esses pequenos estouros no chuveiro. procura por isso revise os cabos. abraço estou a disposição pra te ajudar

Responder
Euzebio Borba Filho
Ebf - Projeto E Instalação Eletrica (São Paulo Zona Oeste, São Paulo) Ebf - Projeto E Instalação Eletrica - há 7 anos

Caro Amigo, a queda do Disjuntor pode ser por varios motivos um profissional de eletrica pode te dizer qual é a causa, OK ?.

Bom, segundo a NBR 5410, para chuveiro é circuito unico 2 cabos com 110 Va cada e um Terra, a Bitola do cabo depende da Potencia do Chuveiro, Igual ou menor que 6800 Watts requer um cabo de 4 mm2 e Disjuntor de 32 amperes (tem uma folga de amperagem). Se for maior 7500 Watts <==> cabo de 6 mm2 e Disjuntor de 34 ou o mais próximo disso que é de 40 Amperes; espero ter ajudado .... um abraço a todos os colegas Eletricistas

Responder
Leonado
L2 Serviços Elétricos E Cftv (São Paulo Zona Sul, São Paulo) L2 Serviços Elétricos E Cftv - há 7 anos

boa tarde!

Alan como responderam meus colegas de profissão é importante que seu problema seja avaliado por um profissional da area elétrica, porque pela sua descrição pode ter problema em qualquer parte do circuito do seu banheiro, pode ser; o disjuntor, chuveiro, fiação, curto.

obrigado.

Responder

Peça orçamento

Responder
Leonado
L2 Serviços Elétricos E Cftv (São Paulo Zona Sul, São Paulo) L2 Serviços Elétricos E Cftv - há 7 anos

boa tarde!

Alan como responderam meus colegas de profissão é importante que seu problema seja avaliado por um profissional da area elétrica, porque pela sua descrição pode ter problema em qualquer parte do circuito do seu banheiro, pode ser; o disjuntor, chuveiro, fiação, curto.

obrigado.

Responder

Peça orçamento

Responder
Valmir Paulino Gonçalves

boa tarde senhor Alan como responderam meus colegas de profissão é preciso que um profissional avalie o que está acontecendo,pq pela sua descrição o dijuntor não é o correto e em algum lugar da sua casa está em curto,espero ter ajudado,obrigado.

Responder
José Lemos
Tecnicojal Elétrica E Telecom (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Tecnicojal Elétrica E Telecom - há 7 anos

Boa Tarde!

E muito facil resolver esse pequeno problema, primeiro veja no fornecedor de quantos Watts e esse Chuveiro, depois faça os Calculos ou seja vamos supor que seja 6000 watts divida por 220 volts que vai te dar 27.27 ampér que sera um disjuntor de 32 ampér, também

Responder
André
GCN Comércio Manutenção E Instalações Elétricas (Guarulhos, São Paulo) GCN Comércio Manutenção E Instalações Elétricas - há 7 anos

Boa tarde . Alan .

Este problema é comum quando não é utilizado a bitola de fio correta a fiação se compromete com o passar dos tempos .

Pelo relato este problema é fiação,a mesma superaquece na ultilizacaultilizacao do mesmo derretendo a fiação e causando o curto .quando se aguarda de 15 a 20 minutos o mesmo na maioria das vezes já não encontra-se em curto devido a capa da fiação ter voltado ao normal

Responder
Levi
Levi (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Levi - há 7 anos

A princípio um disjuntor para chuveiro deve ser de no mínimo 40 Amperes.32 Amperes está no limite e pode desligar-se, principalmente nos dias mais frios, em que se exige mais do chuveiro. Agora o fato de o chuveiro estar dando estouros com certeza ele está com defeito e precisa ser trocado imediatamente. Nao vale a pena conserta-lo.Defeitos na fiação neste caso é pouco provável,mas se quiser testar, basta desligar os disjuntores do chuveiro depois os fios do chuveiro(próximo ao chuveiro),isolar com fita isolante e Então religar os disjuntores. Se não acontecer nada, a fiação deve estar boa.outra forma de saber se a fiação é a ideal é verificar se a mesma está esquentando quando o chuveiro está funcionando.se estiver esquentando o ideal é troca-lá por cabos(fios) mais grosso.Geralmente cabos de 4mm no mínimo.(cuidado ao tocar em fios. Certifique-se que eles não estejam descascador e que vc esteja sempre com o corpo seco e isolado do Chão e e de superficies metálicas. Nunca toque nas emendas.O ideal mesmo é procurar um profissional competente.

Responder
Claudio dos Santos
Eletricista / Manutenção De Máquinas E Peças Em Geral (São Paulo Zona Norte, São Paulo) Eletricista / Manutenção De Máquinas E Peças Em Geral - há 7 anos

Bom dia Alam

No seu caso tem que verificar a pressão da água, fiação eletrica que alimenta o chuveiro e o disjuntor que alimenta o chuveiro,se o chuveiro for até 6500 o de 32-A acima de 6500 a 7500- tem que ser 40-A para fazer está avaliação te aconselho procurar profissional na de sua confiança para evitar que pegue fogo

Responder
Roberto Miranda

Caro Alan, bom dia.

Conforme os demais profissionais relataram, o melhor mesmo é procurar um profissional para ver o que está ocorrendo. Conforme disse o Gilberto, um curto não seguraria o disjuntor por 5 minutos, esse tempo é típico de disjuntor trabalhando no limite da capacidade dele. Você corre o risco de sua instalação estar comprometida. Procure urgente um profissional.

Responder
Razaq Codesh Eletrica Ltda
Razaq Codesh Elétrica e Sistemas de Segurança Ltda (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Razaq Codesh Elétrica e Sistemas de Segurança Ltda - há 7 anos

A elhor coisa é chamar um Profissional , habilitado a mexer com eletricidade. Deve-se avaliar a carga instalada se o Disjuntor e a fiação estão adequadas, para o funcionamento. Deve -se ver senão esta havendo fulga de corrente, ou sob tensão.Procure ver se a resistência do chuveiro não rompeu ou esta salobre( com muito sal). O profissional deverá analisar senão há curto em meio ao caminho seguido pela fiação,ou se o circuito do chuveiro está passando com os demais circuitos da casa, a norma da ABNT 5410 recomenda que os circuitos específicos, sejam separados dos demais circuitos da casa.Qualquer coisa a AFR Elétrica & Sistemas de Segurança Ltda, está a sua inteira disposição.

Atenciosamente,

André Ribeiro.

Técnico Elétrotécnico

Responder
Gilberto Lopes eletrica lopes me

bom dia. a resposta seria !!! se você armou o disjuntor e o mesmo segurou até 05 minutos é óbvio que não existe possibilidades de algum curto. 1º ver a potencia do chuveiro. se é compativel com os fios e com o disjuntor de 32A verifica se há mal contato em sua Rede. por causa dos estouros como você esta dizendo. porque em curto não seguraria até 05 minutos. curto é instantâneo. mais o mais corréto é... procure um profissional proximo a sua residencia que as vezes sai mais barato. sem mais GILBERTO.(ELETRICA LOPES)

Responder
Ronaldo Terra
Rst - Eletrica (Carapicuíba, São Paulo) Rst - Eletrica - há 7 anos

1 - No caso desta falha em chuveiro, primeiramente precisamos ver detalhadamente o que se passa, pois a causa primeira seria falta de água na cuba do chuveiro, pois com(Caixa D água vazia) manda pouca água e a resistência esta energizada, vindo a dar estes estourinhos, no momento desligar o chuveiro.

2 - Não sendo os itens anteriores, manter o chuveiro desligado, sair do banho, pois a resistência pode ter sido rompida, digo separada as uniões de polos e ai vc tem as duas fases do chuveiro abertas em água podendo causar acidente no banhista.

3 - chamar profissional para verificação se tudo esta compatível chuveiro com cabo alimentador e Disjuntor, pois no caso citado Disjuntor de 32 Amp. e cabo até 4 mm e o chuveiro tem que ser no máximo de até 6.400, para termos um folguinha, pois nestes casos nunca trabalho no limite, por Segurança.

4 - Ou as vezes a manutenção é simples, só troca de Resistência, para exemplo nos municípios de Itapevi e Jandira temos uma Aguá com muita concentração de Sal a qual tem um teor Salobro, neste caso um dos fatores maiores de resistências de chuveiros queimar é o fato da água , pois todas as resistências ao trocar nota-se muita ferrugem, parecendo até muito aspecto de sulfato ferroso na água onde água mais Sal, causa uma maior condutividade na resistência até que um dos polos da resistência com esta crosta une-se e vem a dar o curto. partindo a resistência.

Abcs Ronaldo Terra

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região