Porque meu chuveiro esta queimando frequentemente?

Olá, Boa tarde! Gostaria de saber porque meu chuveiro frequentemente esta queimando. Eu o utilizava há 6 meses e ele queimou. Coloquei uma resistência de 120w e utilizie... Em 1 mês queimou. Pensei ser a potencia da resistência, então coloquei uma e 220w, porém em menos e 1 semana ela tbm queimou. O que pode ser? tenho dois banheiros em casa e isso só ocorre no banheiro da suite, o social não...

Agradeço

Porque meu chuveiro esta queimando frequentemente?

Olá, Boa tarde! Gostaria de saber porque meu chuveiro frequentemente esta queimando. Eu o utilizava há 6 meses e ele queimou. Coloquei uma resistência de 120w e utilizie... Em 1 mês queimou. Pensei ser a potencia da resistência, então coloquei uma e 220w, porém em menos e 1 semana ela tbm queimou. O que pode ser? tenho dois banheiros em casa e isso só ocorre no banheiro da suite, o social não...

Agradeço

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

31 Respostas

Respostas úteis 4
Eduardo José
Serviços (Diadema, São Paulo) Serviços - há 5 anos

Para um diagnóstico preciso é necessário analisar alguns fatores importantes como:

- Dimensionamento dos cabos e disjuntores em relação à corrente e potência do chuveiro.

- Pressão de água adequada para o correto acionamento dos contatos do chuveiro.

- Conexões firmes entre o chuveiro e cabo elétrico, não é recomendável utilizar plug de tomada sob risco de aquecimento excessivo.

Responder
Esau Roberto Silva dos Santos

Segue alguns fatores que podem ser a causa.

1 - A tensão do chuveiro é a mesma que ele está ligado, 220v ou 127v?

2 - Verifica se a Potencia em Whatts do seu chuveiro é compatível com a Bitola do cabo eletrico.

3 - Cabeamento elétrico pode está em curto.

4 - Verificar a Amperagem do Disjuntor, visando o mesmo está dentro das especificações necessitarias para chuveiro.

5 - Fluxo de água que sai do chuveiro, qnto menor o fluxo, maior a aquecimento da resistência, com isso, reação em cadeia, aquece a resistência, aquece o cabeamento, disjuntor, o mais vulnerável irá agir.

Responder
Tiago Rocha
Tsr Eletric Serviços Elétricos (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Tsr Eletric Serviços Elétricos - há 5 anos

Bom provavelmente é vazão de água,mais em todo o caso chame um profissional para fazer uma análise completa no cabeamento,dimensionamento e disjuntor instalado nesse circuito elétrico específico.

Atenciosamente

Tiago Rocha

TSR Eletric

Responder
Fabio Luiz
Fabio Luiz (São Vicente, São Paulo) Fabio Luiz - há 5 anos

Primeiro de tudo e ver qual é voltagem correta se é 127V ou 220V.

E se foi colocada corretamente .

Se tudo isso já foi verificado terá de verificar a fiação e isso vc precisaria de um profissional .

Responder
Sivonildo Silva de Jesus
Particular - há 5 anos

Bom dia

Neste caso é necessário verificar a fiação para descobrir o que está acontecendo

Alessandro Araujo Lima

Teu chuveiro com certeza é 127V, já que a resistência com essa nomenclatura queimou um mes apos sua instalação. Caso fosse 220V teria queimado no momento que abrisse o registro do chuveiro.

No teu chuveiro provavelmente tem algo parecido com "Marca tal - modelo tal - 127V XXXXWatts, onde esse XXXX é a carga do teu chuveiro.

Hoje os mais comuns no mercado vão de 3200W a 6000W para chuveiros padrão. Logo, a resistência comprada deve estar dentro do padrão do teu chuveiro.

Segundo ponto importante é verificar a bitola da fiação do circuito do chuveiro, se for antiga, verificar as conexões se estão em ordem.

Terceiro ponto, a pressão da água é fundamental, se for baixa, o aconselhável é verificar se o redutor de pressão(foto anexada), esta instalado.

Responder
Miguel
Rem Network Instalações E Manutenções (Suzano, São Paulo) Rem Network Instalações E Manutenções - há 5 anos

Bom dia Thais,primeiramente verificar no corpo do chuveiro informaçao sobre tensao em volts e potencia em watts,proceder com a compra da resistencia exatamente como esta descrito, se nao der certo é só com a ajuda de um profissional capacitado.

Pode contar conosco.

Responder
Antonio Rinaldo Fernandes Medeiros

Isto depende de alguns fatores que precisam ser analisados como, pressão da água, cabo utilizado na instalação, disjuntores que o equipamento esta utilizando. Procure um eletricista para verificar sua instalação.

Responder
Jeferson Oliveira
Opsdts Seviços Técnico Eletricidade E Eletônica (Itaquaquecetuba, São Paulo) Opsdts Seviços Técnico Eletricidade E Eletônica - há 5 anos

Olá caro amigo. verifique a tensão de sua rede juntamente com bitola de cabo. para ter um bom rendimento no trabalho do chuveiro. ver que também os terminais de conexão, se for o caso. Outro detalhe, verifique se os terminais interno da resistência se esta bem conectado. para não haver oxidação, isso pode acarretar a queima constante da resistência do chuveiro. abraços.

OPSDTS

Jefferson.

Responder
Fabio Masakazu
Vertical Empreiteira (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Vertical Empreiteira - há 5 anos

Boa noite , este problema de queimar o chuveiro pode ser vários fatores, 1 pode ser o cabo de energia não está compatível , 2 pode ser que a água está com baixa ou muita pressão , 3 a tesão que está chegando no chuveiro pode estar abaixo do recomendado pelo fabricante . Esse é os possíveis causador da queima do seu chuveiro.

Responder
Julio Cesar Carolino
Pluzsolutions Servicos De Eletrica (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Pluzsolutions Servicos De Eletrica - há 5 anos

se a resistência é original da marca do chuveiro e a mesma voltagem...verificar a vazão de água...muitos problemas de queima é a água chuveiro pinga quando desligado e o reservatório esvazia....ai quando vai ligar ate encher .novamente á resistência sofre o aquecimento sem água e queima..

Responder
Julio Cesar Carolino
Pluzsolutions Servicos De Eletrica (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Pluzsolutions Servicos De Eletrica - há 5 anos

se a resistência é original da marca do chuveiro e a mesma voltagem...verificar a vazão de água...muitos problemas de queima é a água chuveiro pinga quando desligado e o reservatório esvazia....ai quando vai ligar ate encher .novamente á resistência sofre o aquecimento sem água e queima..

Responder
Particular - há 5 anos

R: Deve avaliar a voltagem e a instalação do circuito que alimenta esse chuveiro...

A disposição;

Wagner Castanheira
Particular - há 5 anos

Thais todos os profissionais aqui responderam os motivos do seu problema. Todos estao certos na analise. E muito importante vc contratar um profissional para uma analise no local. Independente que seja minha empresa ou outro profissional do site. Tenho a certeza que seu problema vai ser resolvido.

Marcelo Raio
Mb Raio - Reparos Elétricos (São Paulo Zona Norte, São Paulo) Mb Raio - Reparos Elétricos - há 5 anos

Bom dia!

Há fatores importantes para se observar. Geralmente, as instalações para chuveiros, pelo menos aqui em São Paulo, são realizadas na tensão de 220v. A bitola do fio acompanha o dimensionamento especificado no chuveiro e, essa norma, deve ser respeitada impreterivelmente, pois o disjuntor desse aparelho será equivalente em potência de amperagem, e o circuito ser individual sempre.

Outra questão, para o caso de queima frequente do chuveiro, existe a possibilidade do reservatório de água do aparelho estar esvaziando e abaixo do necessário para o contato e aquecimento da resistência, uma vez que essa não pode em hipótese alguma entrar em funcionamento a seco, pois queimará imediatamente.

Espero ter ajudado!

Abraços

Responder
Marcos Antonio Ferreira
MF INSTALAÇÕES ELÉTRICAS (Mairiporã, São Paulo) MF INSTALAÇÕES ELÉTRICAS - há 5 anos

Bom dia! Pode ser a vazão da água, ppsteriormente verificar fiação, neste caso o disjuntor não fez o papel dele que e desarmar, se o mesmo tivesse desarmado nao teria queimado a resistência do chuveiro, obs: disjuntor de má qualidade

Responder
Carlos Eduardo Silva Ferreira
Particular - há 5 anos

Primeiro, verificar vazão de água, e houver tirar o redutor. Segundo , rever o circuito elétrico do chuveiro e se houver alguma anomalia refazer o dimensionamento adequado trocando fiação elétrica disjuntores

Helio Alves Silva
Soluções Gerais (Itapevi, São Paulo) Soluções Gerais - há 5 anos

Provavelmente a vazão da agua esta baixa,então a água esquenta a ponto da resistência eletrica não trocar calor.Os problemas elétricos seriam outros,ou ele não funcionaria por falta de tensão (N motivos) ou o cabeamento iria se deteriorando por sobreaquecimento no caso de sobrecarga.Mas neste caso o disjuntor não fez o papel dele.

Cicero Moises Da Silva
Eletrica Cds (Jundiaí, São Paulo) Eletrica Cds - há 5 anos

Bom dia

Com certeza verificar a vazão de água e o circuito elétrico também.

Vou dar um ex

Eu fui atender um cliente que estava com mesmo problema

Todos os chuveiro que ele trocou não estava queimando

Verifiquei a fiação .

Estava com mal contato

Substitui a mesma colocando também dijuntor adequado.

Depois disso foi resolvido .

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região