Cidade 127v e Equipamento 220v

Boas, estou comprando um equipamento de 220v de 3500w, mas a minha cidade é de tensão 127v, o que posso fazer para funcionar perfeitamente sem nenhum problema posteriormente?

Cidade 127v e Equipamento 220v

Boas, estou comprando um equipamento de 220v de 3500w, mas a minha cidade é de tensão 127v, o que posso fazer para funcionar perfeitamente sem nenhum problema posteriormente?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

5 Respostas

Respostas úteis 4
Anderson  Gaerner Ferreira
Turbina Reformas e Telecomunicações (Guarulhos, São Paulo) Turbina Reformas e Telecomunicações - há 7 anos

Vamos esclarecer primeiro o seguinte:

As Instalações elétricas RESIDENCIAS são constituídas de 2 tipos.

A: Monofásica = 2 fios entram em sua casa, 1 Fase (fio) e 1 Neutro CABO de Alumínio que é aterrado no poste.

B: Bifásica = 3 fios entram em sua casa, 2 Fase (2 fios) e 1 Neutro CABO de Alumínio que é aterrado no poste.

As cidades são atendidas por ambas, mas verifique qual está instalada na sua casa, as cidades que trabalham somente em 220 V na verdade é o tipo B: Bifásica, onde eles utilizam 2 fios de 110 V e 1 neutro.

Tem que verificar no seu quadro de energia se há 2 pontos de entrada de energia independentes, onde 1 alimenta 110V para uma parte da casa e outra alimenta 110 V para outra parte da casa, costuma ser assim em todas as residencias, nesse caso, adicione 2 disjuntores, ligue cada faze em um disjuntor e puxe um fio de 6mm para o ponto (tomada) onde vai ficar o aparelho, claro que para isso vc deve chamar um bom eletrecista pois caso vc ligar os 2 disjuntores na mesma fase vc colocará todo o circuito elétrico em curto, podendo até queimar aparelhos ligados na tomada, CUIDADO.

Responder
Paulo Rogério cunha junior
Ican Instalações Elétricas (Belo Horizonte, Minas Gerais) Ican Instalações Elétricas - há 7 anos

É importante lembrar também que esse equipamento em 220V consumirá uma corrente de aproximadamente 16A. No momento da transformação pra 110V essa corrente irá dobrar. Passando pra 32A. A fiação deve ser verificada e muito provavelmente substituída pra uma de 6mm2.

Responder
Mateus Alencar Martins
Engenheiro Mateus (Sertãozinho, São Paulo) Engenheiro Mateus - há 7 anos

Bom dia!! Se for de uso constante, verifique junto a companhia para fornecimento em 220V, agora se for uso esporádico um transformador resolve seu caso, porém lembre-se de proteger o trafo com disjuntores adequados e utilize um trafo com uma folga de potência para alguns picos de corrente que por ventura seu equipamento venha a ter.

Responder
Fabio Alexandre da Silveira
Vigale Instalações Eletricas (Praia Grande, São Paulo) Vigale Instalações Eletricas - há 7 anos

Bom dia ,se na sua cidade a tensão de fornecimento é de 127V só lhe resta adquirir um transformador com potência de 3500w ou superior para não provocar superaquecimento em caso de uso constante

Responder
Domingos Cássio de Lima Rosa
KR Instalações e Manutenção Elétrica (Osasco, São Paulo) KR Instalações e Manutenção Elétrica - há 7 anos

Boa noite sr Niki.

Seria conveniente o sr se informar junto a companhia da sua futura cidade porque está havendo uma certa desinformação.

Conheço uma boa parte dos estados brasileiro e não existe um siquer onde a única tenção seja 127vlts.

muitos são apenas 220 mas em todos que tem 127 obrigatoriamente tem 220.

porque nenhuma distribuidora é louca de ter apenas 127 isso sobrecarrega bastante o sistema

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região