Como descubro a voltagem da fiação do apartamento?

Eu acabei de me mudar para um apartamento e queria evitar ao máximo obras que mexessem muito com a estrutura do local. Segue foto do disjuntor. Comprei um ar condicionado de 220v e gostaria de instalar. Qualquer ajuda será bem-vinda.

Como descubro a voltagem da fiação do apartamento?

Eu acabei de me mudar para um apartamento e queria evitar ao máximo obras que mexessem muito com a estrutura do local. Segue foto do disjuntor. Comprei um ar condicionado de 220v e gostaria de instalar. Qualquer ajuda será bem-vinda.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

7 Respostas

Respostas úteis 1
Felipe Lelis
Tecno Lelis (Paulo Afonso, Bahia) Tecno Lelis - há 1 año

Bom, a princípio parece ser bifásica sua instalação, digo pela foto que mandaste (seria interessante se tivesse a imagem do quadro completo). Quanto ao nível de tensão, sendo bifásica a instalação, dependendo da região onde você reside, ela pode ser 220/127V ou 380/220V.

Responder
Cristiano Porto

Primeiramente, o aconselhável é chamar um eletricista! Mas pelas fotos da pra ver que tem 220v no apartamento, será nescessário puxar um circuito separado para o Ar Condicionado, isso pode ser feito sem a necessidade de quebrar nada, pois será usado a estrutura existente! Em relação a saber a voltagem dos circuitos é só olhar para o disjuntor e saberá se é 110v ou 220v! Disjuntor mono é 110v (1 entrada) e disjuntor BI e 220v ( 2 entradas)

Responder
Sergio Jose Correia
Serjvicos (Glicério, Rio de Janeiro) Serjvicos - há 1 año

Bom dia

Pelo que vi na foto seu disjuntor atual do ar condicionado é monofasico (127v) e se quiser colocar um de 220v primeiro chamar um profissional para analisar o sistema para se ter a certeza que dará para converter de 127v para 220v o ponto de alimentação do ar

Fico à disposição

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região