Como identificar se minha instalação possui aterramento?

Olá!!

Gostaria que algum profissional me dissesse, baseado nas fotos, se minha casa possui aterramento. Comprei cabos de 2,5mm para realizar a troca da instalação, porém agora fiquei sabendo que não foi instalado o fio terra, pois a pessoa disse que não tinha como puxar. Estou com toda fiação nova, mas sem passar o fio terra.

Outra questão é que troquei o quadro de distribuição de minha casa e, na garagem, vou abrir um comércio. Fiz os cálculos e cheguei à conclusão de que terei que comprar cabos de 10mm, devido aos equipamentos. Sendo assim, penso em colocar um quadro exclusivo para este salão. Gostaria de saber se a energia que chegará para esse novo quadro deverá vir diretamente do quadro geral, o da rua, ou deverá vir do quadro que instalei em casa.

Desde já agradeço!

Como identificar se minha instalação possui aterramento?

Olá!!

Gostaria que algum profissional me dissesse, baseado nas fotos, se minha casa possui aterramento. Comprei cabos de 2,5mm para realizar a troca da instalação, porém agora fiquei sabendo que não foi instalado o fio terra, pois a pessoa disse que não tinha como puxar. Estou com toda fiação nova, mas sem passar o fio terra.

Outra questão é que troquei o quadro de distribuição de minha casa e, na garagem, vou abrir um comércio. Fiz os cálculos e cheguei à conclusão de que terei que comprar cabos de 10mm, devido aos equipamentos. Sendo assim, penso em colocar um quadro exclusivo para este salão. Gostaria de saber se a energia que chegará para esse novo quadro deverá vir diretamente do quadro geral, o da rua, ou deverá vir do quadro que instalei em casa.

Desde já agradeço!

3 fotos
Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

20 Respostas

Respostas úteis 2
Edson Ferreira

Bom dia caro amigo. Sei que você entrou no site no intuito de buscar ajuda sobre sua dúvida. Mas o conselho que lhe dou é para que busque ajuda de um profissional que lhe faça uma visita no imóvel em questão para que seja estudado os problemas e suas respectivas soluções. Dessa forma, você poderá tirar todas as dúvidas e ficará ciente dos procedimentos a serem executados.

Mas de acordo com a foto que você postou, esse quadro precisa ser modernizado para lhe garantir melhor segurança.

Sobre a questão de um possível comércio, deve-se estudar qual tipo de estabelecimento você pretende abrir para que seja cálculado os circuitos e a demanda. Porém, aconselho a você montar um quadro de distribuição para o seu comércio independente do quadro da residência.

A questão da troca de cabos para 10mm, tem que tudo ser estudado de acordo com as necessidades de carga dos equipamentos a serem usados

Espero ter ajudado

Att: Edson Ferreira

Técnico em Edificações SENAI

Responder
Gilberto rodrigues
Help Manutenções (Campinas, São Paulo) Help Manutenções - há 6 anos

Bom dia, Evandro vou tentar lhe ajudar: em quadros convencionais como o seu chegam dois cabos (fases) cabos pretos e um neutro você pode ver ali onde chegam aqueles dois cabos pretos que tem um azul que não passa nos disjuntores, esse é o neutro normalmente o neutro vai ligado no terra do seu poste (sim todos os postes possuem um aterramento) que é aquele parafuso que está na estrutura da caixa.

Oque acontece é que o neutro e o terra saem desse mesmo parafuso porém você tem que passar os dois cabos (neutro e terra para dentro da casa/comércio caso você possua tomadas 110v. Como você pode ver a mangueira amarela que vai para dentro da casa tem três cabos então, se tudo em sua casa for 220v você pode usar esse cabo verde que está na mangueira como terra. Agora se você possuir tomadas 110v na casa você terá que passar outro cabo porque aí o cabo verde já estará sendo usado como neutro. Espero ter sido claro o suficiente .

Help instalações

Responder
Joaquim Ramos de Jesus
Somar Elétrica E Refrigeração Me (Nova Iguaçu, Rio de Janeiro) Somar Elétrica E Refrigeração Me - há 6 anos

Toda instalação eletrica tem um aterramento para aterrar o Neutro, porém esse aterramento não serve para aterrar equipamentos e tomadas. Tem que ser feito um aterramento exclusivo pra essa função, e olhando as fotos não parece ter esse aterramento. Observe na foto de um quadro abaixo, dois barramentos, um de aterramento do lado esquerdo e um de neutro do lado direito. Espero ter ajudado

Responder
Jakson Matos Veras
Particular - há 4 anos

a concessionaria local usou de fraude para a instalação dos haste de aterramento , em vez de ser 2,40 metros , eles cortaram 10cm e enterraram . estão furtando cobre para vender, sei que isso é crime administrativo , por isso quais as consequencias podreria trazer ppara a minha casa com esta haste fraudada em 10cm?

José Roberto Alves de Souza

Boa tarde , caro amigo todos deram resposta , porém é necessário um técnico para vistoriar​ as instalações e dar as respostas pertinentes e um laudo técnico para respaldar de qualquer sinistro .

Espero ter ajudado e estamos ao dispor.

Responder
José Roberto Alves de Souza

Boa tarde , caro amigo todos deram resposta , porém é necessário um técnico para vistoriar​ as instalações e dar as respostas pertinentes e um laudo técnico para respaldar de qualquer sinistro .

Espero ter ajudado e estamos ao dispor.

Responder
Marqueson
Eletricista Marqueson (Araruama, Rio de Janeiro) Eletricista Marqueson - há 6 anos

Boa tarde Sr. Evandro

Existe duas coisas dentistas, o aterramento da sua residência que é feito para proteger os circuítos de sua casa e o aterramento da companhia elétrica que efeito para potencializar o neutro fornecido pela concessionária de energia. Na foto acima parece ser de um padrão que já não é utilizado pela concessionária, sugiro que faça as adequações necessárias, se houver um quadro de disjuntores na casa também pode ser feito adequação para instalação do barramento de aterramento.

Espero te ajudado.

Abs.

Responder
Jorge Luiz Vannucci
JLV - Instalações Elétricas (São Paulo Zona Norte, São Paulo) JLV - Instalações Elétricas - há 6 anos

Bom dia Sr. Evandro, da forma que esta caixa de medição foi montada esta bem fora do padrão quando se trata de cores de fiação. Até a alimentação dos disjuntor geral esta correto mas os cabos de saída do disjuntor e o neutro estão fora de padrão.

Sendo que cabos de cores azul (que estão conectado na saída de disjuntores)são considerados neutro e os cabos verdes (que estão conectado no neutro) considerados terra pelas normas técnicas.

Nas fotos não consegui identificar o cabo terra e solicito que procure um profissional qualificado proximo de sua região

Responder
Alexandre de Medeiros Lemos

Evandro Luis, pelas fotos tem sim, como identificar a merda feita, isto que tu fez é um crime e corre risco de incêndio. Seu comércio nem vai tirar alvará. Ligação coletiva precisa de engenheiro para ligar, a tua companhia deveria te multar por fraudar o sistema.

Responder
Evandro Luis
Particular - há 6 anos

Eu nem poderia ter feito um serviço desses, pois não tenho conhecimento para tal. Esse foi o motivo do meu contato aqui no site. Essa é uma ligação residencial e não existe nenhum comércio ainda, apenas a intenção. O profissional habilitado para resolver essa situação seria um engenheiro ou um técnico? Essa caixa de energia está do mesmo jeito desde quando foi instalada, nunca foi mexida ou alterada. Grato!

Fabricio de Souza Machado

Baseado apenas nesta foto que você enviou como referência, só é possível afirmar que este aterramento observado na caixa de entrada é oriundo da empresa que fornece energia elétrica à sua casa. Para afirmar se existe aterramento na instalação do local, somente com uma verificação em toda a instalação.

Responder
Particular - há 6 anos

A ScalaTécnica se sente honrada em poder ajudar com sua duvida.

R: Nas fotos mostram a caixa de entrada; No lado direito possui um parafuso no piso que deveria ser ligado a haste do aterramento e levado para a distribuição... Não dá para ver exatamente, mas confira no local... Se estiver com esta conexão possuira...

Executando construções em estruturas metálicas, que lhe proporcionará agilidade na obra, limpeza, conceitos de sustentabilidade e design diferenciado, o custo da estrutura varia em torno de 300 reais / m2, e a obra acabada gira em torno de R$ 1200,00 / m2;

Executamos orçamentos sem compromisso;

A disposição;

Evandro Luis
Particular - há 6 anos

Olá! Tem um fio claro que sai da caixa do relógio e está conectado ao parafuso.Nesse fio foi feito uma emenda e conectado um fio, que segue, e que está conectado ao verde, o qual sobe para o conduite.

Jorge Alfredo
Reformas Jv (Jundiaí, São Paulo) Reformas Jv - há 6 anos

bom dia

não da para definir pela foto se tem aterramento ou não

Os fios a serem utilizados deverão ser calculados de acordo a demanda de cada circuito, contrate um especialista ´para não cometer erros.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região