Como instalar minha tomada?

No meu ape tem uma tomada de 10 A e 20 A, só que uma fica mais baixa e outra mais alta na parede. Fui inverter as tomadas, uma possuia fase, neutro e terra. Na outra tomada tem 2 fases, 2 neutros e 2 terras e ambas as tomadas são simples.

Pergunta: Na tomada com 2 fases, 2 terras e 2 neutros como devo fazer a instalação? Será que fizeram apenas para engrossar a bitola?

Como instalar minha tomada?

No meu ape tem uma tomada de 10 A e 20 A, só que uma fica mais baixa e outra mais alta na parede. Fui inverter as tomadas, uma possuia fase, neutro e terra. Na outra tomada tem 2 fases, 2 neutros e 2 terras e ambas as tomadas são simples.

Pergunta: Na tomada com 2 fases, 2 terras e 2 neutros como devo fazer a instalação? Será que fizeram apenas para engrossar a bitola?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

10 Respostas

Paulo Henrique Pereira da Silva
Particular - há 6 anos

Uma fase + um neutro + um aterramento = 110v

Duas fases + um aterramento = 220V

Bitolas maiores = 20A = São para tomadas TUE´s (Tomadas de uso Específico) no caso de fornos elétricos, Torneiras de água quente, micro ondas, Churrasqueiras elétricas.

Caso não possua conhecimentos de elétrica conte com os serviços de um profissional para sua garantia. Espero tê-lo ajudado.

Paulo Seaman

Luiz Augusto
Luiz Augusto Eletricista (Cabo Verde, Minas Gerais) Luiz Augusto Eletricista - há 6 anos

Como dito pelos colega, essa tomada com 6 fios pode ser apenas uma derivação para a segunda, ou seja, uma ligação paralela.

No entanto se for o segundo caso, que é o de dois condutores para "aumentar a capacidade de corrente", deve-se atentar, pois, dobrar a quantidade de cabos não quer dizer necessariamente que a capacidade de corrente foi aumentada em dois, podendo causar aquecimento nos cabos ,curto-circuito ou até incêndios.

Em caso de dúvidas procure um profissional capacitado de sua confiança, para verificar sua instalação e fazer as adequações necessárias.

Responder
Vinicius Ramos Lima
Vinicius Lima - Eng. Eletricista (Camaçari, Bahia) Vinicius Lima - Eng. Eletricista - há 6 anos

Olá Marcio.

Se os 2 cabos chegavam em cada borne da tomada, você provavelmente está certo, ou foi utilizado para aumentar a secção (bitola) ou é uma derivação para outra tomada.

Para fazer a ligação da nova tomada, reconecte da mesma forma, ou então uma possibilidade é utilizar um único cabo de secção maior (um para cada: fase/neutro/terra) e faça a emenda para conectar a tomada.

Responder
RF Engenharia George
RF Engenharia (Guarulhos, São Paulo) RF Engenharia - há 6 anos

Boa tarde, precisa verificar se na tomada está conectado os cabos na tomada corretamente. Nas tomadas atuais existem a simbologia de terra, fase e neutro. Caso vc não observe isso, as tomadas poderão não funcionar. Caso não consiga realizar a instalação, chame um profissional.

RF Instalações e Manutenções.

Sempre ao seu dispor.

Responder
Camilo Bazilato   Bazilato

Precisa saber se é 2 fases mesmo (220v) ou é a mesma fase chegando por dois condutores.

Como o colega já respondeu, pode ser para aumentar a vazão, pode ser para colocar aquelas tomadas duplas, o importante é: a tomada 20 A precisa de condutores com maior diâmetro por se tratar de tomada especial.

Responder
Valdemir Nogueira Chagas

Marcio, bom dia!

Muito provavelmente a intenção do eletricista foi duplicar a bitola do condutor para a tomada de 20A (pinos de tomada machos com diâmetro maiores), entendendo que ela serviria para alimentar eletrodoméstico com maior potência resistiva, tais como: torneira elétrica, micro-ondas, forno e/ou churrasqueira elétrica, lareira, etc.

Atenciosamente

VALDEMIR CHAGAS - Engenheiro Civil

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região