como instalar motor eletrico ?

Ola . Boa noite . Preciso tirar uma duvida .

Tenho um motor trifasico de 5 cv e duas redes eletricas uma trifasica e outra monofasica . É possivel ligar este motor usando um fase da rede monofasica e duas fases da rede trifasica ?

como instalar motor eletrico ?

Ola . Boa noite . Preciso tirar uma duvida .

Tenho um motor trifasico de 5 cv e duas redes eletricas uma trifasica e outra monofasica . É possivel ligar este motor usando um fase da rede monofasica e duas fases da rede trifasica ?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

7 Respostas

Respostas úteis 1
Mateus Alencar Martins
Engenheiro Mateus (Sertãozinho, São Paulo) Engenheiro Mateus - há 9 anos

Boa tarde Jociney, como os amigos acima disseram, há essa possibilidade, desde que haja o diferencial de potencial entre as 3 fases que você irá utilizar e desde que venha da mesma fonte... mas fique atento na questão de que essas fases vindo de medidores diferentes, é caracterizado furto de energia elétrica (gato) e isso é crime.

Responder
Tiago Agnelo da Silva
Tiago Agnelo Engenheiro Eletricista (Marília, São Paulo) Tiago Agnelo Engenheiro Eletricista - há 9 anos

Bom dia Jociney,

Isso é possível sim, conforme já comentaram alguns colegas. Mas lembre-se que caso você esteja se referindo a rede trifásica que você tem como um consumidor (medidor) e a outra rede monofásica como outro consumidor (medidor), isso caracteriza perante a concessionária local e a ANEEL como fornecimento ilegal de energia, é crime. Ou seja, o melhor a se fazer é usar a entrada trifásica para ligação desse motor.

Responder
Jobes Luiz de Carvelho

Sim, sem problemas, desde que use um disjuntor para ligar desligar esta nova rede, vc deverá identificar as 3 novas fases, comparando nas a fase da mono com as fases da trifásica. Por exemplo: (Se a sua rede trifásica for 220 v). Vc devera medir a fase da mono com as fases da trifásica sempre dando 220v ou seja, fase da mono tem que dar 220v com as outras duas da trifásica, a fase que não der 220v é a mesma da mono, por tanto estas 3 fases que deu 220v deverá ser usadas para a nova rede. Não se esqueça de verificar a voltagem do motor.

Responder
Eng. Alvaro Clifford

Tecnicamente possível desde que as redes venham do mesmo transformador porque senão terá problemas no defaseamento angular. Porém deve-se averiguar se a fase da rede monofásica é diferente das outras duas que você pretende ligar da rede trifásica. Cuidado, deve-se conferir sequência de fase antes e prover proteção adequada antes do motor para as três fases que vão ligá-lo. Confira se entre as três fases a serem ligadas no motor pode ser medido a tensão bifásica (220V), ou seja, confira se são fases distintas. De preferência liga a rede trifásica correta.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região