Como instalar os disjuntores no Q.D?

Boa tarde, prezados!

Estou construindo um cômodo com 3 circuitos na área onde era a varanda e lá fica o quadro elétrico da casa. E nesse quadro só tem um disjuntor C16 pra casa toda, construída há alguns anos. Minha pergunta que tenho para os senhores é: Como faço para montar o Q.D fazendo as ligações dos disjuntores do cômodo e desse C16 existente? Considerando que o Q.D atual será substituído por um novo de plástico. E não será mexido na instalação elétrica da parte construída.

Desde já, agradeço!

Como instalar os disjuntores no Q.D?

Boa tarde, prezados!

Estou construindo um cômodo com 3 circuitos na área onde era a varanda e lá fica o quadro elétrico da casa. E nesse quadro só tem um disjuntor C16 pra casa toda, construída há alguns anos. Minha pergunta que tenho para os senhores é: Como faço para montar o Q.D fazendo as ligações dos disjuntores do cômodo e desse C16 existente? Considerando que o Q.D atual será substituído por um novo de plástico. E não será mexido na instalação elétrica da parte construída.

Desde já, agradeço!

4 fotos
Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

6 Respostas

Respostas úteis 4
Fabio
Labri Engenharia (Cotia, São Paulo) Labri Engenharia - há 1 año

Olá Portela,

O dimensionamento da proteção para os circuitos requer análise das instalações.

Apenas um profissional qualificado poderá checar isso.

Recomendo que solicite a um eletricista que avalie a sua instalação, ele terá condições de apontar a melhor solução custo/benefício e trazendo a segurança necessária para sua instalação.

Espero ter ajudado.

Responder
Claudio Cesar Pereira
Claudio - Serviços Eletricos (Barra Mansa, Rio de Janeiro) Claudio - Serviços Eletricos - há 1 año

Tem que contratar um Eletricista Qualificado, para fazer uma revisão em toda a instalação, ver a quantidade de circuitos, disjuntores corretos, etc. À distância, fica difícil. Principalmente, se o interessado for leigo. Além de perigoso.

Responder
Jose Carlos Pires Da Cunha

Bom dia, seria de extrema segurança trocar disjuntor por um mais potente pois 16 é muito fraco, e revisar toda a elétrica tbm, pois o chuveiro exige um de 40A e os demais circuitos de 32A e se possível trocar toda a rede, pois com os fios antigos vcs devem estar consumindo mais energia do que o normal.

Responder
Portela
Particular - há 1 año

Realmente, Jose Carlos...a princípio eu não queria alterar a rede da parte construída. Pretendo, primeiramente, fazer a instalação do cômodo seguindo as normas.

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região