Como ligar duas torneiras elétricas e um freezer na mesma rede?

Boa tarde.

Já tenho instalada uma torneira elétrica,com disjuntor bipolar de 25A.

Agora preciso instalar a mesma rede + 1 torneira elétrica e 1 freezer .

Qual as alterações devo fazer para suportar os três equipamentos ligados na mesma rede??

Como ligar duas torneiras elétricas e um freezer na mesma rede?

Boa tarde.

Já tenho instalada uma torneira elétrica,com disjuntor bipolar de 25A.

Agora preciso instalar a mesma rede + 1 torneira elétrica e 1 freezer .

Qual as alterações devo fazer para suportar os três equipamentos ligados na mesma rede??

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

10 Respostas

Respostas úteis 6
Particular - há 2 anos

A ScalaTécnica Estruturas Metálicas se sente honrada em lhe auxiliar.

R: Deve-se verificar a quantidade de W de cada equipamento e fazer o dimensionamento dos cabos em função da distancia e mais o dijuntor, porém não é remomendado juntar esses tres equipamentos na mesma rede, por conta de superaquecimento... o ideal seria separa no minimo em duas redes individuais;

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Anderson Leite Ferreira
Alfa Omega Ar Condicionado E Elétrica (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Alfa Omega Ar Condicionado E Elétrica - há 2 anos

Bom dia Robson ,

Uma grande satisfação estar falando com vc .

Vamos lá .

Dois pontos que podemos colocar

O primeiro e o ideal e separar, para cada um ter o seu circuito separado já que uma torneira elétrica e resistência e corrente alta dependendo do Wats de cada .

E o freezer tem o compressor que quanto mais carga na mesma rede cai a tensão e alimenta a corrente podendo queimar .

A segunda opção e calcular carga total e acrecentar 10% de acordo norma ABNT 5410 e trocar dijuntor e cabo assim você resolve mas normalmente fica mais caro , mas soluciona seu problema .

Responder
Adseg
Adseg Sistemas (Ubatuba, São Paulo) Adseg Sistemas - há 2 anos

A torneira que vc já tem instalada deve permanecer com esse circuito exclusivo. Para instalar outra torneira, será necessário um novo circuito separado. O freezer não teria tanta necessidade de ter um circuito separado, porém, o aquecedor das torneiras sim, com isso, consequentemente o freezer deve ficar em outro circuito independente das torneiras. Espero ter ajudado

Responder
Marlon Souza
Marlon (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Marlon - há 2 anos

Não deve, são circuitos separados devido a potência que dicipa nos cabos, segurança em 1 lugar

Responder
Fabio
Labri Engenharia (Cotia, São Paulo) Labri Engenharia - há 2 anos

Olá Robson,

O dimensionamento do circuito elétrico leva em conta uma séria de coisas, mas poderia destacar que algo muito importante nisso tudo é a função dos equipamentos que estão interligados e a sua carga.

Inclusive a norma indica que para cargas com corrente superior a 10A deve ser utilizado um circuito exclusivo, que atenda apenas a carga em questão.

Pela descrição que você aponta, você deveria ter um circuito exclusivo para cada carga que precisa alimentar, não podendo compartilhar o mesmo circuito entre elas.

Minha indicação é que solicite a um eletricista que avalie a instalação, ele terá condições de te apresentar as necessidades de intervenção para instalar os circuitos novos que atendam as cargas que precisa de alimentação.

Espero ter ajudado.

Responder
Felipe de Souza
Benitamanutecaoeletrica (Barueri, São Paulo) Benitamanutecaoeletrica - há 2 anos

Bomdia .uma avaliacao tecnica no circuito dessa torneira eletrica que ja tem .seria o correto e se tratando de coloca o frezzer e ou torneira o correto e fazer circuito individuas pra nao ter problema de sobrecarga no quadro de distribuicao da casa .E mais o correto e sempre fazer uma avaliacao no quadro e na tubulacao pra saber tmbm se suportaria mais fio .bomdia

Responder
Maelis Engenharia
Maelis Engenharia (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Maelis Engenharia - há 2 anos

Olá, cada torneira elétrica deve ter um circuito exclusivo, ou seja, cada torneira deverá ter um disjuntor de proteção. O freezer pode ser ligado em uma tomada comum. Vale ressaltar a importância do correto dimensionamento dos cabos e disjuntores, por isso, aconselho a procurar um profissional. A Maelis Engenharia à sua disposição.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região