Como saber se o fio elétrico suporto um aparelho com pino 20a?

Minha casa é de 127v e as tomadas aceitam pinos de 10a. Sem saber, comprei uma Air fryer de 1500w com pinos de 20a. Tenho usado, também sem saber, um microondas de 1000w com pino de 20a junto de um adaptador a mais de um ano e nunca deu problema, mas descobri hoje que isso é errado e já me desfiz da gambiarra. A questão é, eu consigo comprar uma tomada dupla para a parede sendo 10a +20a, mas estou com medo da fiação não aguentar por conta do tempo de utilização do produto. Como posso saber que não irá dar problema?

Como saber se o fio elétrico suporto um aparelho com pino 20a?

Minha casa é de 127v e as tomadas aceitam pinos de 10a. Sem saber, comprei uma Air fryer de 1500w com pinos de 20a. Tenho usado, também sem saber, um microondas de 1000w com pino de 20a junto de um adaptador a mais de um ano e nunca deu problema, mas descobri hoje que isso é errado e já me desfiz da gambiarra. A questão é, eu consigo comprar uma tomada dupla para a parede sendo 10a +20a, mas estou com medo da fiação não aguentar por conta do tempo de utilização do produto. Como posso saber que não irá dar problema?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

7 Respostas

Respostas úteis 1
Fernando Henriques de Oliveira

Olá, Maira! Sempre uma responsabilidade deixar que o leigo realize este tipo de serviço sem formação. O ideal, seria que em locais de cozinha sempre fosse tomadas duplas (fácil adquirir), seja para aumento de carga ou voltagem diferente (110 e 220V). Verifique a bitola da fiação, se for acima de 2,5mm vc pode adaptar a tomada 20a, pois na regra, em cozinhas, copas e locais de concentração maior de equipos de aquecimento como a air flayer. E justo que vc sempre conte com profissional (formado técnico e c/ NR10 em dia). Nem sempre isso ocorre. Mas, é possivel a troca da tomada se a fiação estiver adequada acima de 2,5mm. As ordens!

Responder
Eqplan Construções e Reformas

A questão não são as tomadas de 10A ou 20A. Recomendo trocar o fio para 4,0mm2 para caso ligue os 2 aparelhos juntos, a fiação esteja adequada. Provavelmente será necessário trocar também o disjuntor. Contrate um profissional.

Responder
Paulo Ricardo Pereira Rodrigues

As tomadas de 20A, são projetadas para aparelhos que consumam até os 20A de sua especificação, mas devemos saber que, a rede elétrica deverá ser projetada para suportar esses 20A. Geralmente os circuitos tomadas de corrente são dimensionados para usarem o fio de 2,5mm quadrados (NORMA ABNT 5410). No seu caso pode sim colocar uma tomada de 20A para a air fryer. Recomendo que coloque as 2 tomadas de 20A, pois os plugs de 10A, funcionam nas tomadas de 20A. Também recomendo fortemente nunca usar "adaptadores", geralmente são de má qualidade, e queimam (derretem) facilmente. Se for usar eletrodomésticos que demandem maior potência, use um circuito de tomada para esse eletro unicamente.

Responder
Elizeu   Guimarães
Elizeu Guimarães (Bauru, São Paulo) Elizeu Guimarães - há 1 año

Em resposta a está pergunta uma tomada de 20A suporta no máximo 2500 watts portanto os cabos desta rete deve ser no mínimo dois e meio milímetro e sobre a tomada não é necessário tomada dupla pois a de 20A é compatível com a de 10A lembrando que toda a rede que oferece segurança sempre tem um quadro de distribuição com os dispositivos DR e sistema de Aterramento por este motivo as tomadas tem o terceiro pino pois é ele que traz a segurança do uso dos eletro domésticos.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região