Por que as tomadas pararam de funcionar?

Estávamos na cozinha, e ligamos uma máquina de arroz. A potência era menor do que a potência da tomada. Porém, depois de um tempo ligada, ela fez um barulho, e desligou. Quando olhamos, parte das tomadas da cozinha também haviam desligado. O disjuntor continua armado normalmente. O Que Fazer?

Por que as tomadas pararam de funcionar?

Estávamos na cozinha, e ligamos uma máquina de arroz. A potência era menor do que a potência da tomada. Porém, depois de um tempo ligada, ela fez um barulho, e desligou. Quando olhamos, parte das tomadas da cozinha também haviam desligado. O disjuntor continua armado normalmente. O Que Fazer?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

16 Respostas

Paulo Henrique Pereira da Silva
Particular - há 6 anos

Acredito que neste caso você utilizou equipamentos elétricos de 20a em tomadas de 10a com isso sobrecarregou os Disjuntores e ocasionou esse problema. Provavelmente os Disjuntores ficaram danificados. Oriento você a buscar a ajuda de um profissional da área de elétrica. Espero tê-la ajudado.

Paulo Seaman

José Aparecido
Instalação Elétrica (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Instalação Elétrica - há 6 anos

Estávamos na cozinha, e ligamos uma máquina de arroz. A potência era menor do que a potência da tomada.

Resposta: Para tomada tem somente dois tipos: a de 10 amperes e 20 amperes.

Geralmente as de 10 amperes é utilizado nas tomadas de uso gerais

As 20 amperes é utilizadas em uso especifico, tipo: chuveiro, secador, etc..

Porém, depois de um tempo ligada, ela fez um barulho, e desligou. Quando olhamos, parte das tomadas da cozinha também haviam desligado. O disjuntor continua armado normalmente.

Resposta: No caso de suas tomadas estarem parte desligada e o disjuntor não, provavelmente, veja, provavelmente está ou ouve um curto. O disjuntor serve como proteção, a partir do momento em que não desarmou ele deixa de ser sua proteção.

O Que Fazer?

Resposta: É necessário analisar a parte elétrica comprometida e se antede as Norma NBR 5410.

Nota: Nas instalações atuais de acordo com a Norma é obrigado a ter um DR.

Responder
João Batista Vieira
Particular - há 6 anos

Bom dia pode ter acontecido do disjuntor entra em trip por aquecimento parece k tá armado mais não tá já k as tomadas não estão funcionando desarme e rearme o disjuntor se não volta chame alguém com aparelhos para verificar tire tudo das tomadas para realizar esse procedimento

Euclides Miranda
Esysco Ltda (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Esysco Ltda - há 6 anos

Pelo que vc esta reportando parece que vc ligou em uma tomada que é 220v e seu equipamento e 110V, se estiver com cheiro de queimado provável que queimou! ou pode ser que seu circuito do seu estabelecimento esta mal dimensionado. Seria necessário vc pegar um teste de voltagem, bem simples, para checar se as tomadas esta sendo energizadas, apos vc desligar e ligar todos os disjuntores.

OBS. estou especificando para utilizar o teste de voltagem pensando que vc não e um Professional para utilizar um equipamento mais avançado para o diagnostico.

Responder
Jose Milton almeida correia

Bom dia Ana , o que me parece que você deve ter ligado 110 em 220 , como vc relata que os disjuntores estão armados , no mínimo precisa mexer nos dois dos disjuntores, pois eles devem esta folgados, e também desligar e religar todos os disjuntores pois também podem ter danificados

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região