Qual adaptador utilizar para um aquecedor 127V com 1500W?

Comprei aquecedor 127V com 1500W e com tres alternativas de operação. O problema é que o plug é aquele grosso que nao entra em tomada de 10A (127V).

Caso nunca ligue na máxima potencia (Nivel II) e apenas use a potencia nivel I, posso usar um adaptador para plugar na tomada 127V común? Pois entendo que o mesmo so vai puxar de 750 a 1000W (nivel I) não trazendo aquele risco de sobreaquecimento da fiação ou do plug derretido.

Qual adaptador utilizar para um aquecedor 127V com 1500W?

Comprei aquecedor 127V com 1500W e com tres alternativas de operação. O problema é que o plug é aquele grosso que nao entra em tomada de 10A (127V).

Caso nunca ligue na máxima potencia (Nivel II) e apenas use a potencia nivel I, posso usar um adaptador para plugar na tomada 127V común? Pois entendo que o mesmo so vai puxar de 750 a 1000W (nivel I) não trazendo aquele risco de sobreaquecimento da fiação ou do plug derretido.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

12 Respostas

Luiz Carlos
L&C Elétrica (Guarujá, São Paulo) L&C Elétrica - há 2 anos

A L&C elétrica tem a honra em lhe responder amigo vamos la, Deve ser feita uma revisão elétrica no circuito da tomada que liga o aquecedor e normalizar a tomada e o plugin potencia e corrente do aparelho para nao sofrer aquecimento

a L&C elétrica agradece a pergunta, estamos a disposição para demais duvidas obrigado

Responder
Particular - há 2 anos

A ScalaTécnica Estruturas Metálicas se sente honrada em lhe auxiliar.

R: o ideal é um circuito independente com tomada de 20A

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Marcus Mb
Eletricista E Conserto Geral (Osasco, São Paulo) Eletricista E Conserto Geral - há 2 anos

om dia.

A melhor opção é fazer a substituição da sua tomada por uma de 20 A. E que seja feita por um profissional pra avaliar como esta a distribuição dos circuitos da sua instalação para não comprometer a fiação e causar interferência no funcionamento de outros aparelhos. E se tiver a possibilidade de deixar um circuito independente para seu aquecedor é o mais recomendado e seguro.Marcus & Eletricista

Responder
Wagner
Wagner (Mogi Mirim, São Paulo) Wagner - há 2 anos

OLA MEU AMIGO , VOCE PRECISA TROCAR TOMADA DE 10A PARA UMA DE 20A E INSTALAR UM DISJUNTOR DE DE 20A NO QUADRO

PARA ESSA TOMADA

Responder
Francisco Alves Maciel
F.alves Manutenção E Reformas Em Geral. (São Paulo Zona Sul, São Paulo) F.alves Manutenção E Reformas Em Geral. - há 2 anos

Bom dia é um grande prazer em poder ajudar na dúvida, o ideal é contratar um profissional da área de elétrica pra fazer a substituição de tomadas pra que não venha ocorrer danos e riscos nainstalações elétricas a empresa F.Alves manutenção e reformas em geral faz estes tipos de instalações procure na minha ficha de inscrição no habitissimo que lá tem o meu contato espero ter ajudado.

Responder
Adilson Silva
Adilson Instalações Elétricas (Guarujá, São Paulo) Adilson Instalações Elétricas - há 2 anos

Bom dia.

A melhor opção é fazer a substituição da sua tomada por uma de 20 A. E que seja feita por um profissional pra avaliar como esta a distribuição dos circuitos da sua instalação para não comprometer a fiação e causar interferência no funcionamento de outros aparelhos. E se tiver a possibilidade de deixar um circuito independente para seu aquecedor é o mais recomendado e seguro.

Responder
Adseg
Adseg Sistemas (Ubatuba, São Paulo) Adseg Sistemas - há 2 anos

Não sei exatamente qual modelo de seu equipamento, mas, na maioria dos casos, nível 1 e nível 2 não quer necessariamente dizer que o nível 1 consumirá a metade da potência, ele pode trabalhar na potencia máxima apenas durante menos tempo. Um exemplo disso são resistências para aquecedores de água, elas ligam na potencia máxima sempre e desligam de acordo com a temperatura desejada atingida. Essa é a primeira orientação. E quanto ao adaptador, não existe adaptador regulamentado, e nunca existira p este tipo de inversão de capacidade da tomada. São componentes perigosos que danificam tanto o pino da tomada fêmea como o pino do seu próprio aparelho pelo aquecimento gerado.

Responder
Fabio
Labri Engenharia (Cotia, São Paulo) Labri Engenharia - há 2 anos

Olá Mana,

Não recomendo que faça isso.

Há uma restrição mecânica que impede a instalação da tomada do seu aquecedor em tomadas de até 10A, justamente para não sobrecarregar a tomada, ao colocar um “adaptador” você está quebrando essa barreira e colocando em risco toada a instalação.

Recomendo que você contrate os serviços de um eletricista para que avalie a instalação da sua residência, que veja as possibilidades de instalar uma tomada e circuito específico para o seu aquecedor ou se há algum circuito que comporte a demanda de energia do seu aquecedor e faça a troca de tomada fêmea da residência pelo modelo de 20A para que você utilize o aquecedor.

Espero ter ajudado.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região