Posso emendar um conduíte no outro com fita isolante?

Posso emendar um conduite no outro com fita isolante? Antes de tapar com cimento

Posso emendar um conduíte no outro com fita isolante?

Posso emendar um conduite no outro com fita isolante? Antes de tapar com cimento

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

34 Respostas

Respostas úteis 2
Ricardo Mendonça
Particular - há 7 anos

Não, somente com luvas e em alguns casos

Joaquim Ramos de Jesus
Somar Elétrica E Refrigeração Me (Nova Iguaçu, Rio de Janeiro) Somar Elétrica E Refrigeração Me - há 7 anos

É correto fazer as emendas de conduíte usando luva. Se não encontrar luvas na sua região peça ao seu eletricista que faça as emendas com pedaço conduite de bitola maior ou um pedaço de eletroduto, aí fixa-se essa emenda com fita isolante de boa qualidade. Mas sempre procure fazer com luvas

Responder
Cantidio Marcio
Intercam Consultoria E Serviços Eletrônicos De Segurança (Macaé, Rio de Janeiro) Intercam Consultoria E Serviços Eletrônicos De Segurança - há 7 anos

Não, apesar de muitos instaladores se utilizarem desta prática, isso não é um procedimento profissional. Existem muitos entraves que podem ser evitados somente não praticando esses atos. Tenha cuidado quando lhe propuserem tal coisa em sua obra.

Responder
José dos Reis  Oliveira
José Dos Reis De Oliveira Instalações Elétricas (Resende, Rio de Janeiro) José Dos Reis De Oliveira Instalações Elétricas - há 7 anos

Boa tarde. Acho um assunto polêmico. As emendas surgiram a pouco tempo, então como eram feito antes? eu acho hoje trabalharmos com o que tem de melhor no mercado que são as emendas, mas não vejo porque não utilizar a emenda com fita, desde que ela seja bem feita. Eu particularmente prefiro as emendas, mas suponhamos que vc está a encher uma laje e uma emenda quebra por ter pisado nela e a loja mais próxima fica a 15 kms do local, o jeito é improvisar. Espero ter ajudado.

Responder
Eduardo Mello
Af Pinturas & Reparos (São Gonçalo, Rio de Janeiro) Af Pinturas & Reparos - há 7 anos

Um dos maiores entraves encontrados por eletricistas e profissionais de Telecom em geral, refere-se a este assunto. A obstrução dos conduites por: reboco, massas diversas e dobras mal feitas é absurda. Isso, quando falamos de dobras e curvas mal feitas, contudo, não devemos esquecer das emendas realizadas sem o devido cuidado e que não seguem as normas determinadas pelos órgãos competentes. Aconselho, mesmo sabendo da competência de alguns poucos profissionais capazes e caprichosos a realizar tal emenda, que utilize as luvas corretas e devidas, afim de evitar algum revés em sua instalação, bem como futuro prejuízo a seu patrimônio.

Responder
Beatriz Lima
Particular - há 7 anos

Meu amigo, até pode, porém você deve saber que o certo é usar luva. O certo é o certo é não tem para onde correr. Cada profissional trabalha do seu jeito.

Eu prefiro trabalhar dá forma correta pois assim não tem como dar errado. Espero ter ajudado.

Um forte abraço amigo.

Gilmar Vicente Gomes
Congil Empresa De Prestação De Serviço (Rio de Janeiro Zona Oeste, Rio de Janeiro) Congil Empresa De Prestação De Serviço - há 7 anos

Não pra ISO esiste conekisao

Responder
Particular - há 7 anos

Não é recomendado, pois dificultará a passagens dos fios; Utilize as emendas que estão a disposição no mercado, irá lhe garantir facilidade no trabalho posterior; A disposição; ScalaTécnica

Ivan gomes da silva

Não é recomendado,esse procedimento pode ocasionar a dobra do fio e a sua quebra, podendo resultar num curto-circuito. O ideal é o que a norma técnica recomenda, utilizar luvas ou caixas de passagem para conectar um conduíte com outro. Espero ter ajudado David.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região