Conselhos sobre a troca de uma instalação elétrica

Gostaria de alguns conselhos sobre a troca da instalação elétrica de uma casa antiga.

Conselhos sobre a troca de uma instalação elétrica

Gostaria de alguns conselhos sobre a troca da instalação elétrica de uma casa antiga.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

17 Respostas

Respostas úteis 4
Rafael  Rodrigues
Fenix Instalacoes Eletricas (São Paulo Zona Norte, São Paulo) Fenix Instalacoes Eletricas - há 9 anos

Boa noite, concordo com o Robson

1º Contatar um profissional para avaliar sua antiga instalação.

2º Pedir Orçamento

3º Solicitar uma relação de materiais pelo profissional.

4º Solicitar um projeto de instalação elétrica pelo profissional.

5º Lembrando que toda empresa Deve ter Contrato e Garantia de serviço.

Att.

Fenix Instalações Elétricas

Responder
Rafael  Rodrigues
Fenix Instalacoes Eletricas (São Paulo Zona Norte, São Paulo) Fenix Instalacoes Eletricas - há 9 anos

Boa noite, concordo com o Robson

1º Contatar um profissional para avaliar sua antiga instalação.

2º Pedir Orçamento

3º Solicitar uma relação de materiais pelo profissional.

4º Solicitar um projeto de instalação elétrica pelo profissional.

5º Lembrando que toda empresa Deve ter Contrato e Garantia de serviço.

Att.

Fenix Instalações Elétricas

Responder
Edson Melo
Benaiah Projetos E Construções (Fortaleza, Ceará) Benaiah Projetos E Construções - há 9 anos

Se a sua casa tiver mais de 20 anos de instalação elétrica, recomendo trocar toda a instalação e sequer aproveitar alguma coisa da instalação existente, coloco abaixo a razões para isso.

1 - Toda instalação tem um ciclo de vida útil, depois disso há o desgaste natural dos equipamentos, sendo assim, ao tentar reaproveitar uma parte de fio e/ou eletroduto você corre o risco de prejudicar toda a parte nova da instalação.

2 - Se você ou alguém conhecido não acompanhou a instalação antiga, é bom ver que podem ser encontradas "gambiarras" na mesma, por exemplo: Você pode encontrar vários fios em um eletroduto estreito e assim não ser possível alterar ou acrescentar mais nenhum item ao equipamento existente, além disso, tomadas, disjuntores, interruptores costumam sofrer a ação do tempo. Dependendo a "idade" de sua obra, você pode encontrar caixas de tomadas e interruptores de metal, algo que não se usa mais hoje.

3 - mas em especial destaco o seguinte: Tudo se moderniza com o tempo, hoje os equipamentos e instalações trazem novos conceitos e funcionalidades, por exemplo: se há 20 anos atrás mais de um TV em uma residencia era algo impensável, hoje a TV a cabo popularizou-se e , sendo assim muitos projetos hoje contam com projetos específicos de antenas de TV, não esquecendo que muitas vezes elas vem juntas com serviços de telefone e internet. Isso influencia diretamente as instalações.

Outro exemplo: Hoje em dias todas as tomadas vem com 3 pinos, e a maioria dos aparelhos elétricos vem nesta mesma disposição.

Então quando você for contratar um projetista e/ou um eletricista para executar sua obra, eles (obrigatoriamente) te porão a par dessas novas necessidades. A fim de que seu investimento nas instalações possa ser mais otimizado.

Em tempo: Se você mora no Ceará, fornecemos o serviço de projetos de instalações

Forte Abraço!

Responder
Alisson Teixeira
Particular - há 9 anos

Boa tarde, a ALT Soluções Elétricas é uma empresa especializada em serviços de eletricidade, todos os nossos profissionais possuem formação e são altamente qualificados. A CEMIG atualmente não exige o projeto elétrico em muitas das ligações residenciais, contudo o primeiro conselho que podemos lhe dar é justamente procurar um especialista para que possa ser feito o referido projeto, isso garantirá uma ligação sem erros e com certeza com uma longa duração (a vida inteira) necessitando apenas de manutenção preventiva. Qualquer outra atividade sem projeto seria apenas um "achometro" uma vez que a norma da CEMIG estabelece bitolas mínimas para ligação de tomadas e pontos de luz e outros quesitos mínimos, contudo não podemos afirmar que seu circuito se enquadra nesse quesito. Um projeto elétrico no nível residencial está saindo hoje cerca de 500 à 650 reais para um pavimento, é um preço que vale a pena para que se possa ter uma ligação de confiança e não venha a ter problemas futuros. Colocamo-nos a disposição.

Cleber Rodrigues
Particular - há 9 anos

1 - Contatar um profissional para avaliar sua antiga instalação.

2 - Pedir Orçamento

3 - Solicitar uma relação de materiais pelo profissional.

4 - Solicitar um projeto de instalação elétrica pelo profissional.

5 - Lembrando que toda empresa Deve ter Contrato e Garantia de Serviços.

Aderbal Zampoli
Az Projeto E Reparo Residencial (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Az Projeto E Reparo Residencial - há 9 anos

Contate um profissional para essa avaliação, uma situação como a descrita pode necessitar não só da troca da fiação mas um dimensionamento das cargas utilizadas e isso pode acarretar uma troca do quadro de distribuição e do padrão de fornecimento junto a concessionária. A emissão de NF e ART (Atestado de Responsabilidade Técnica) darão ao Sr. garantias legais sobre as responsabilidades do profissionais envolvidos.

Responder
Alan de Lima Monçores

1= Contatar um profissional para avaliar sua antiga instalação.

2= Pedir Orçamento

3= Solicitar uma relação de materiais pelo profissional.

4=Solicitar um projeto de instalação elétrica pelo profissional.

5= Lembrando que toda empresa Deve ter Contrato e Garantia de

serviço.

6= Não esqueça de colocar tudo em um contrato.

Responder
Priscila Gonsalves
Particular - há 9 anos

Para iluminação o usual é fio de 2,5 mm² e tomadas de uso geral. Quando há uma tomada específica verifique a potência do equipamento para dimensionar conforme demanda. por exemplo ar condicionado 40A fio de 6mm², tomadas cozinha 32A fio de 4mm², limite cada circuito, por exemplo tomadas de uso comum junte no máximo 12 pois precisa de margem de segurança.

Abraços,

INOVAR MULT EMPRESA empreiteira BUENO

...Sobre sua pergunta,primeiro é importante saber algumas outras coisas sobre sua casa.....Como se a tubulação de luz são conduítes e as caixinhas de luz são de pvc,se não forem seria bom providenciar um pedreiro para efetuar essa troca mais com o acompanhamento de um eletricista com noções de projetos....Se não quiser gastar com uma planta elétrica,um rascunho tirado da planta da casa ajuda bastante....Nisso voce vaI saber quantos pontos de tomadas e interruptores serão utilizados,bem como que tipo de quadro de disjuntores e a quantidade do mesmo e também já terá noção da quantidade e tipos de cabos serão utilizados..( bitola )...Isso tudo irá te ajudar bastante para calcular o gasto sem antes de contratar o serviço.....Também é muito importante saber quem irá executar o trabalho e para isso algumas perguntas deverão ser feitas ao profissional contratado como : voce irá estanhar todas emendas dos cabos? ( pois isso é uma das coisas mais importantes na instalação,pois caso não seja feito isso,ao longo dos meses as emendas se oxidam causando uma baixa isolação e consequentemente a danificaçao de equipamentos eletronicos.) também se deve perguntar e exigir que o aterramento seja feito,isso para os chuveiros,banheiras,microondas,geladeiras,torneiras elétricas,frizers,ar condicionado e todos equipamentos que utilizem estrutura metálica.......Outra pergunta importante,o tipo de garantia que receberá....O cliente também deve evitar eletricistas que cobrem por pontos instalados,o serviço deve ser contrado por empreita.....Também deve se consultar os ultimos 10 clientes que o contratado efetuou serviços.....Fazendo assim o cliente terá um bom resultado.......Se bem que existem outras observancias.....Cláudio bueno / técnico eletricista .

Responder
Wado paixão
Eletricista Paixão Faz Frete E Manutenção (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Eletricista Paixão Faz Frete E Manutenção - há 9 anos

primeiramente um eletricista conceituado.

segundo dar muta atenção na bitola da tubulação já existente que costuma ser de diâmetro inferior a necessidade dos cabos novos.

acabam ficando espremidos dentro da tubulação co certeza com o tempo passara a ficarem aquecidos e a instalação entra em comprometimento.

Responder
Alexandre Aguiar   FERREIRA
Particular - há 9 anos

contatar um eletricista ou uma empresa especializada.pedir orçamento de mão de obra e material elétrico a ser utilizado se hávera nessecidade de corte de parede se a parte eletrica sera num forro ou teto se hávera alteraçoes de pontos de tomadas e iluminação enfim sera analizado tudo para que seja um orçamento adequado

Sergio de Souza
Eletriksysten Sergio Souza (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Eletriksysten Sergio Souza - há 9 anos

olha trabalho na área de elétrica desde 1989 e ja vi e presenciei diversas modalidade de casas antiga na minha época os canos era de chumbo nas vauvulas de descarga e os conduites era de ferro na bitola de meia de diâmetro e também os forros erra de tela com cimento e cal hoje esta tudo mais arrojado e mais pratico por sina a dica que eu daria se aceitasse era de elaborar um projetinho ou rascunho antes de se aplicar materiais a esmo observar o quizito transmisão se for telhado o imovel e os condutores se as caixinhas de tomadas são ainda de ferro por demais o profissional da area saberá o que fazer com estas informação boa sorte e uma boa noite oque lembra se que conselho não existe neste quizito mais sim uma ideia ou dica melhor dizendo sugestão valeu jb systen me

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região