Qual transformador devo utilizar?

Gostaria de tirar a dúvida, preciso ligar uma panela elétrica de 3000w, ela é 220v, mas minha rede é 127. Sei que ela consumiria 13A em 220, se eu usar um transformador para 127, ela vai continuar consumido a mesma amperagem?

Qual transformador devo utilizar?

Gostaria de tirar a dúvida, preciso ligar uma panela elétrica de 3000w, ela é 220v, mas minha rede é 127. Sei que ela consumiria 13A em 220, se eu usar um transformador para 127, ela vai continuar consumido a mesma amperagem?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

5 Respostas

Respostas úteis 2
Thiago Campos Silva
TJ Manutenção (Belford Roxo, Rio de Janeiro) TJ Manutenção - há 6 anos

Óla, João, um transformador de 5000va suporta 3500 watts, o que seria uma margem bem pequena... o Ideal seria um transformador de 7000va que suporta 5000 watts. Você deverá ficar atento na tomada onde vc vai ligar o transformador pois a amperagem será alta nessa tomada, lembrando que não há nas residências tomadas apropriadas para trabalhar acima de 20A, salvo instalações especificas.

Responder
Alexandre Almeida
Bom Tempo Energia Solar (Sorocaba, São Paulo) Bom Tempo Energia Solar - há 6 anos

Olá, João, em 220V sua panela irá consumir quase 14A, caso use um transformador para usar em tomadas 110V a corrente dobraria (~28A), porém transformadores consomem energia. Considerando que a eficiência de um transformador pequeno é de cerca de 85%, a corrente em 110V será de cerca de 33A. Na hora de escolher um transformador recomendo que escolha um com capacidade pelo menos 50% maior do que o equipamento a ser ligado nele. Assim se evita seu sobreaquecimento e perdas de energia serão menores.

Responder
Mateus Alencar Martins
Engenheiro Mateus (Sertãozinho, São Paulo) Engenheiro Mateus - há 6 anos

Boa noite!!

Na verdade se você utilizar um trafo, no secundário (220) se manterá a mesma corrente, porem no primário (127) essa corrente será maior, algo próximo dos 24A. Lembre-se de fazer as proteções (disjuntores) necessárias para utilização do trafo.

Responder
Alex
Alex Branquinho (Belford Roxo, Rio de Janeiro) Alex Branquinho - há 6 anos

Boa tarde.

Todos os comentários estão corretos, mas um transformador de 7KVa sugerido que é o correto, custa em torno de R$900,00.

Se a sua residência possuir carga bifasica ou trifasica da concessionaria, sai mais barato contratar um eletricista e instalar uma tomada especifica (220V) para a sua panela.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região