definição de disjuntor

tenho chuveiro lorenzetti 7500 sempre funcionou com disjuntor de 30 quando troquei a resistencia começou a desarmar. Pedem disjuntor de 40, troquei. Agora desarma o geral de 30. Qual problema? Grato andre

definição de disjuntor

tenho chuveiro lorenzetti 7500 sempre funcionou com disjuntor de 30 quando troquei a resistencia começou a desarmar. Pedem disjuntor de 40, troquei. Agora desarma o geral de 30. Qual problema? Grato andre

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

9 Respostas

Tiago Agnelo da Silva
Tiago Agnelo Engenheiro Eletricista (Marília, São Paulo) Tiago Agnelo Engenheiro Eletricista - há 8 anos

André,

Para um chuveiro desses sua entrada de energia deve ser no mínimo bifásica com cabo 16mm² e disjuntor de 63A. Se tiver uma entrada de energia que possa satisfazer essa instalação, coloque o disjuntor padrão DIN (branco) de 40A com cabo de 10mm². Mas caso sua entrada de energia não atenda esse pré requisito, compre um chuveiro de potência menor.

Atenciosamente,

Tiago Agnelo

Responder
Aliomar Santana dos Santos
As2 Serviços (Salvador, Bahia) As2 Serviços - há 8 anos

André,

O dimensionamento de sistemas de elétricos, não se resumem apenas ao disjuntor, compreende uma série de fatores que vão da carga ao alimentador, qual a melhor tensão de fornecimento, forma de instalação e isto esta também diretamente relacionado ao fator custo consumo.

Diante de tantos fatos eu sugiro que você procure um profissional habilitado pelo CREA para que o mesmo realize a avaliação de suas instalações.

Pode ate parecer caro no primeiro momento mais com o passar do tempo e o fator segurança, será notável o seu benefício.

Responder
Dr faz Tudo
Particular - há 8 anos

Sr. André,

bom dia.

Não faça isso, por favor.

Se lhe comentar como fazemos uma cirurgia do coração, lhe habilita a realizar "o serviço", ou chamar algum "entendido" para "solucionar" o problema?

Consulte, e pague a consulta, de um engenheiro eletricista para analisar todo o sistema elétrico.

Parece simples, mas não é.

A cada intervenção, sem orientação e acompanhamento corretos, lhe trará imensos transtornos e alto risco.

Não dói, eu sei, mas vaI por mim.

Contrate um profissional, não chame o curioso mais próximo.

Se colocarem rodas de bicicleta no seu automóvel, o sr aceitaria passivo?

Se lhe venderem um medicamento vencido, o sr. Consumiria?

Pense bem!

Mateus Alencar Martins
Engenheiro Mateus (Sertãozinho, São Paulo) Engenheiro Mateus - há 8 anos

Conforme nosso amigo Álvaro comentou!! Seletividade e proteção... se você tem um disjuntor de 30 na entrada, todos os disjuntores abaixo dele deverão ser de valores menores que ele, no caso desta necessidade de se aumentar o disjuntor do chuveiro, você deverá aumentar o de entrada também para manter a seletividade.. porém a troca de disjuntores não é tão simples, pois deverá ser levado em consideração o quanto de corrente os cabos elétricos instalados suportam, e se eles não atenderem, uma adequação de cabos se faz necessário.

Responder
Ezequiel Romano
Errd Serviços Eletricos (Mauá, São Paulo) Errd Serviços Eletricos - há 8 anos

isso mesmo gostaria de acrescentar que se os condutores de entrada não suportarem a corrente demandada acaba por aquecer os cabos aumentando sua resistividade, e em cotra partida os gastos com conta de luz

segue uma tabelinha só pra se ter uma ideia, lembro também que o diâmetro dos conduiters devem obedecer as normas, ou seja um cabo pode suportar uma corrente de 10A em área livre e em conduíte apenas 7A devido ao aquecimento.

valeu.

duvidas acesse www.errd.com.br

Responder
Soluções Civis
Marcos Soares | Soluções Civis (São Paulo Zona Centro, São Paulo) Marcos Soares | Soluções Civis - há 8 anos

André, boa tarde! A Sequência de cálculo apresentada pelo Sr. Carlos José está perfeita. A única sugestão adicional que faço é que a instalação deve atender a sua necessidade. Portanto, se gostaria de utilizar um chuveiro mais potente para ter mais conforto durante o banho, alguns ajustes simples são necessários. Por exemplo ajustar a corrente de disjunção de entrada, conforme o Sr. Carlos evidenciou e observar de os cabos (condutores) do seu circuito do chuveiro atendem a essa corrente de 34A. Estamos a sua disposição. Contate-nos que será um prazer ajudá-lo.

Responder
Lenita
Particular - há 8 anos

Para calcular a capacidade do disjuntor você divide a potência (7500 W) pela voltagem utilizada na ligação dele (ex.: 127 V). O resultado será um valor que precisa ser inferior ao valor do disjuntor. Neste caso, um disjuntor de 70 A, visto que na calculadora o resultado foi 59,055; se este chuveiro fosse de 220 V, a corrente seria de 34,09, poderia utilizar um disjuntor de 40 A para cada fase que alimenta este chuveiro. Passou a desarmar o disjuntor geral da casa porque todo o consumo da casa passa por ele, que deveria ser bem acima de 60 A.

Observe também que para isso os fios também deverão ter capacidade para poder fazer fluir essa corrente, e a instalação da rua para a sua casa, também deverá ser adequada ao somatório de todo o consumo.

Sugiro que utilize um chuveiro de 5000 W alimentado por 220 V para evitar ser obrigado a realizar todas as modificações necessárias para essa instalação. Boa sorte

Carlos José

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região