Como fazer derivação para tomadas TUE?

olá, estou refazendo a elétrica da casa dos meus pais, tenho um pouco de conhecimento na área pois já trabalhei um tempo nisso, pois então minha dúvida é o seguinte antigamente a instalação era da forma antiga com fio mestre de 6mm e agora estou dividindo todos os circuitos com seus respectivos disjuntores, e gostaria de colocar uma tomada especifica para o forno elétrico e micro-ondas no modelo TUE, na cozinha possui 5 tomadas normais de 10a, então para essa tomada dos fornos eu posso derivar desse cabeamento que vai para as 5 tomadas e colocar um disjuntor de 20a para atender tudo ou tenho que puxar outro par de fio do QDC com o disjuntor separado para atender os fornos? agradeço as resposta.

Como fazer derivação para tomadas TUE?

olá, estou refazendo a elétrica da casa dos meus pais, tenho um pouco de conhecimento na área pois já trabalhei um tempo nisso, pois então minha dúvida é o seguinte antigamente a instalação era da forma antiga com fio mestre de 6mm e agora estou dividindo todos os circuitos com seus respectivos disjuntores, e gostaria de colocar uma tomada especifica para o forno elétrico e micro-ondas no modelo TUE, na cozinha possui 5 tomadas normais de 10a, então para essa tomada dos fornos eu posso derivar desse cabeamento que vai para as 5 tomadas e colocar um disjuntor de 20a para atender tudo ou tenho que puxar outro par de fio do QDC com o disjuntor separado para atender os fornos? agradeço as resposta.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

7 Respostas

Respostas úteis 4
EHA Engenharia
Cleoriton Passos Dos Santos (Suzano, São Paulo) Cleoriton Passos Dos Santos - há 1 mês

Bom dia. Por se tratar de uma tomada de uso específico, o correto é puxar um novo circuito para essa tomada. O forno normalmente é 220V então tem-se que puxar um circuito com duas fases + terra pra ele. Já para o microondas, se ele for 220V da pra aproveitar o mesmo circuitos desde que a fiação e o disjuntor seja dimensionado para aguentar a carga dos dois equipamentos. Se o microondas for 110V, ver se tem algum circuito na cozinha que aguente a sua carga também, se não, terá que passar um novo circuito para o microondas.

Agora, se todas as tomadas forem 220V como é comum em algumas regiões, bastante passar mais um circuito para o forno e microondas, dessa forma ficará um circuito para as tomadas de uso geral e, mais um circuito para as tomadas de uso específico.

Responder
Itamar Carvalho de Oliveira
Elétrica 1° Opção. Reformas Geral Ltda. (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Elétrica 1° Opção. Reformas Geral Ltda. - há 1 mês

Pela norma da NR5410 e proibido fazer derivações de circuitos TUE.

ate porque nunca se sabe o que usuário leigo vai ligar nessa tomada.

deve ser calculado a Potencia do Equipamento para ter o calculo dessa demanda de consumo do equipamentoe preciso para ser feito o dimensionamento do circuito.

Existem equipamentos de varias potencias W.

Ex: Forno de indução / Chuveiro / Secadores / Exatores .......

enfim TUE: Tomada de Uso Especifico e para somente o equipamento dedicado ao circuito.

Okay

Itamar Eletricista Predial.

Maicon Lauermann
Connexo Engenharia (São Leopoldo, Rio Grande do Sul) Connexo Engenharia - há 1 mês

Para realizar a derivação para tomadas TUE, siga estes passos básicos:

1. Identificação da Localização e Necessidades: Determine onde você precisará instalar a tomada TUE e quais serão suas necessidades específicas de energia.

2. Escolha do Tipo de Tomada TUE: Existem diferentes tipos de tomadas TUE para diversas finalidades, como tomadas para ar-condicionado, para máquinas de lavar roupa, entre outras. Escolha o tipo adequado para a sua aplicação.

3. Verificação das Normas e Regulamentações: Certifique-se de estar em conformidade com as normas e regulamentações locais de segurança elétrica e instalação de tomadas.

4. Seleção do Local de Derivação: Determine o local onde será feita a derivação para a tomada TUE, levando em consideração a proximidade do equipamento a ser alimentado e a conveniência de acesso à eletricidade.

5. Desligamento da Energia: Antes de iniciar qualquer trabalho elétrico, desligue a energia elétrica no disjuntor correspondente para garantir a segurança durante a instalação.

6. Preparação dos Materiais e Ferramentas: Reúna os materiais e ferramentas necessários para a instalação, incluindo fios elétricos, caixas de derivação, conectores, alicates, chaves de fenda, entre outros.

7. Criação da Derivação: Faça a derivação do circuito elétrico principal para a tomada TUE, utilizando os fios elétricos apropriados e conectores seguros. Certifique-se de fazer conexões firmes e seguras.

8. Instalação da Tomada TUE: Fixe a caixa de tomada TUE no local desejado e conecte os fios elétricos de acordo com as especificações do fabricante, seguindo as cores padrão (geralmente, preto para fase, branco para neutro e verde ou amarelo para o terra).

9. Teste e Verificação: Após a instalação, verifique se a tomada TUE está funcionando corretamente, utilizando um testador de voltagem ou outro equipamento apropriado.

10. Proteção e Identificação: Finalize a instalação protegendo os fios expostos, fechando a caixa de derivação adequadamente e identificando a tomada TUE de acordo com as normas de segurança.

11. Registro e Documentaçã: Mantenha um registro da instalação da tomada TUE, incluindo datas, especificações dos materiais utilizados e qualquer outra informação relevante para futuras referências.

12. Manutenção Regular: Faça uma manutenção regular das instalações elétricas, verificando periodicamente a integridade dos fios, conexões e dispositivos de proteção.

Lembre-se sempre de seguir as normas de segurança elétrica e, se necessário, consulte um profissional qualificado para auxiliar na instalação da tomada TUE.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região