Por que o chuveiro esta dando choque?

Meu chuveiro funciona normalmente, quando desligo o dijuntor ele nao liga, mas continua energizado, levei um pequeno choque no neutro quando fui colocar o terra junto, náo tenho aterramento propio para ele.

E ligado da choque no registro.

Por que o chuveiro esta dando choque?

Meu chuveiro funciona normalmente, quando desligo o dijuntor ele nao liga, mas continua energizado, levei um pequeno choque no neutro quando fui colocar o terra junto, náo tenho aterramento propio para ele.

E ligado da choque no registro.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

13 Respostas

Respostas úteis 1
Valdemir Nogueira Chagas

Omar, bom dia!

Fica difícil responder o que está ocasionando essa eletrificação no seu registro, pois eletricidade e água exigem respeito e muito cuidado.

Na instalação elétrica cada fio (cabo) tem uma função, portanto é bom lembrar que neutro, terra e fase tem funções diferentes, nunca ligue uma na outra pois as consequências são imprevisíveis.

Sugestão: Contrate um eletricista e refaça sua instalação a partir do QDL (Quadro de Distribuição de Luz).

Atenciosamente

VALDEMIR CHAGAS - Engenheiro Civil

Responder
Moisés
Serviços Elétricos Instalação E Manutenção (Rio de Janeiro Zona Oeste, Rio de Janeiro) Serviços Elétricos Instalação E Manutenção - há 5 anos

com certeza é falta de aterramento, pois todo aquipamento de uso que se mexe com agua precisa de aterramento, agora como não tem eu sugiro que vc faça o seguinte veja se o fio verde esta conectado em um dos fios, caso esteja veja com uma chave de teste se ele esta na fase caso a luz acender desconecte o fio verde e conecte no neutro. pois é melhor fazer isto do que nada mais o certo é o aterramento, e chamar um profissional.

Jesus Luzar
J Luzar Elétrica E Refrigeração (Rio de Janeiro Zona Oeste, Rio de Janeiro) J Luzar Elétrica E Refrigeração - há 5 anos

Boa tarde ! Não ligue o verde do chuveiro no neutro em hipótese nenhuma ! com base no seu relato é bem possível que o circuito do chuveiro esteja sendo desligado pelo neutro , ou seja , o fio que foi ligado no disjuntor não seja a fase e sim o neutro , por isso o choque com o disjuntor desligado . Lembrando todo serviço em eletricidade deve ser feito por um profissional qualificado !

Omar
Particular - há 5 anos

Boa tarde Valdemir.

Meu prédio tem mais de 50 anos, apesar do quadro geral ter sido reformado, nao tem aterramento para dentro do apartamento, somente fase e neutro.

Ja utilizei em outras residencias onde morei, sei que não é o ideal, o fio de aterramento do chuveiro no neutro, nunca tive problemas.

Coloquei no neutro e náo tenho mais choque no registro.

Uma dúvida, será que posso aterrar na caixa de saida da parede do chuveiro?

Já que a caixinha é de metal.

Ai não utilizo o neutro para aterrar.

Particular - há 5 anos

R: Provavelmente o aterramento esta encostando em algum elemento metálico, ou estar com fulga de energia;

A disposição;

Flavio Giron da Silva
SOS Instalações (Teresópolis, Rio de Janeiro) SOS Instalações - há 5 anos

Bom dia o seu chuveiro tem que ser conectado a um sistema de aterramento eficiente trabalhamos com esse sistema

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região